Link com a maquina de ensaio de abrasão:
Abrindo o caminho com SANS 1058:2012
Mais de 70 membros e convidados se reuniram sobre da
mais recente especificação para pavers de concreto (SANS 1058:2012) no
seminário trimestral Filial Interior. Palestrante convidado para o evento foi
John Cairns, de JC Consulting, conhecido especialista em pavimentação de
concreto.
O seminário abordou uma ampla gama de questões de
pavimentação de concreto, mas particularmente focada nos materiais e testes
nesta especificação pavimentadora de concreto recém-lançado. Outros aspectos
abordados foram:
- Manutenção e gestão de pavimento.
- As principais causas de falhas do pavimento.
- Aplicações especiais, como encostas íngremes, interseções, decks telhado e sobreposições
As principais diferenças entre a antiga e a nova
especificação foram destacadas como tem havido uma mudança significativa em
ensaios que têm de ser realizados a fim de os fabricantes de cumprir com a nova
especificação.
John Cairns enfatizou que era importante que os
especificadores e usuários de bloco de concreto de pavimentação devem insistir
na terceirização destes fabricantes de pré-moldados de concreto que possuem o
Mark SABS e não aqueles que apenas pretendem atender à especificação.
Finalmente, e como um bónus para delegados, John
descrito o conceito relativamente novo de pavimentação permeável através do
qual, os blocos são dispostos de tal modo a permitir a drenagem da água através
das juntas ou espaços vazios entre os blocos de betão, através das camadas
inferiores construídos, e eventualmente, para o aterro.
Este sistema é uma exigência cada vez maior para os
desenvolvedores como área aberta está gradualmente a ser preenchido com o
desenvolvimento da construção e colocando grande pressão sobre a capacidade das
autoridades locais para lidar com o escoamento de água de hardstands.
O período de perguntas foi animada e informativo e
Hanlie Turner, presidente da Inland Branch, John agradeceu por sua abordagem
muito profissional e prático ao apresentar esta mini-seminário. Ela também
agradeceu a seus colegas na Comissão de Filial local para ajudar na organização
de um evento de muito sucesso.
Os patrocinadores do evento foram PPC, Beton-Lab, a
BASF ea Mapei.
SANS
1058: 2010, o novo SABS (Sul Africano Bureau of Standards) Especificações para
pavimentação de blocos de concreto (CBP), e para os fabricantes cujos produtos
estão em conformidade com a norma, foi alterada. O novo padrão foi anunciado em
Março de 2010 e foi oficialmente apresentado no início de Setembro de 2011.
De acordo
com a Concrete Manufacturers Association (CMA) diretor, Hamish Laing, os
fabricantes receberam este prazo de 18 meses para alterar seus projetos de
mistura e produção processos em conformidade com o novo padrão.
"Apesar
de alguns fabricantes estão a cumprir o novo padrão, a maioria não é capaz de
fazê-lo de forma consistente. Por que isso, o CMA iniciou uma alteração na qual
o critérios da norma de desempenho, promulgada em 2010 foram reduzidos - embora
apenas marginalmente. Além disso, os dois ratings de força dentro do padrão
foram renomeados para maior clareza. A
norma alterada será publicada em Janeiro / fevereiro de 2012 e, mesmo em sua
forma alterada, estabelece um qualidade superior de referência e é mais
abrangente do que o norma que substitui”.
Ao
contrário do antigo padrão, SANS 1058: 2006, que era com base numa medição
simples baseada em compressão, SANS 1058:2010 inclui duas novas medição de
desempenho , técnicas de separação e ensaio à tração de abrasão. No entanto, para
ajudar a indústria a entender melhor o nova desempenho medições, SANS 1058:2010
ainda se refere ao velho padrão de compressão, mesmo que não faça parte de o
novo padrão.
A CMA
tomou uma decisão consciente para aumentar a requisitos de qualidade pavimentação
de blocos de concreto de desempenho na elaboração da nova norma em colaboração
com o SABS, e para este fim os dois ratings de força atualizado foram
adicionados.
Classe
30/2.0, oficialmente avaliado em 2,0 MPa (resistência à tração),é indicativa de
uma classificação de força de compressão de mais de 30 MPa, e Classe 40/2.6,
avaliado em 2,6 MPa (resistência à tração), aproxima-se uma classificação de
resistência à compressão bem mais de 40 MPa.
Classe
30/2.0 substitui a antigo Classe 25 do SANS 1058:2006, que foi baseado em uma
classificação de resistência à compressão de 25 MPa, pré-moldados de concreto. A
máquina de teste de abrasão fabricados localmente. Pavimentação de blocos de
concreto que foram testados por abrasão resistência.
Um bloco
de pavimentação de concreto é submetida a um teste de divisão de tração que
envolve aplicação de cargas em linha com a parte superior e inferior do bloco
utilizando duas barras de aço.
Janeiro
2012
TENDÊNCIAS DE PAVERS DE CONCRETO
Laing
acrescenta que a divisão de tração é um desempenho muito mais apropriado medida
que o teste de compressão porque mede a resistência fissuras e quebrar-se em
oposição à resistência ao esmagamento.
"A
pesquisa mostrou que blocos de pavimentação quase nunca são esmagados sobre pressão
enquanto rachaduras e break-up, bem como abrasão, são as principais causas de fracasso
na pavimentação com pavers. O teste envolve a aplicação de separação de cargas
de tração para a linha superior e inferior dos blocos com duas barras de aço,
cada uma com um diâmetro de 150 mm. Tiras de compensado são inseridas entre os
bares e os blocos para garantir uma
distribuição uniforme da carga. Mais importante, o teste tem a espessura do
bloco em conta enquanto que a espessura não foi um fator na antiga teste de
compressão.
"Porque
blocos de pavimentação com bons ratings de força não necessariamente proporcionar uma boa resistência à abrasão, um
teste de superfície de desgaste foi incluído na nova norma. A abrasão é
específico para a qualidade, a densidade, forma e a distribuição das partículas
dos agregados utilizados na camada de topo e o percentual de ligante. Um bloco
de pavimentação com uma classificação de alta resistência, pode ter baixa resistência
à abrasão. Por outro lado, um bloco com uma baixa rating de força pode ter excelentes
propriedades de superfície de desgaste ", explica Laing.
"A
maioria dos produtores de pavimentação Sul-Africano fabricar pavers com duas
camadas. A parte inferior e as secções mais espessas proporcionam a resistência
necessária. As camadas superiores, que são pelo menos tão forte, são coloridos
com pigmentos para estética aprimorada recurso. E agora que as novas medidas de
abrasão padrão de resistência destes camadas que cobrem também estão sendo
projetados com excelentes propriedades de superfície de desgaste. Mesmo os
blocos de menor qualidade com uma boa camada de cobertura pode oferecer alta
abrasão resistência, provando que as camadas que cobrem fazer mais do que a
variação de cor oferta”.
Um fato
não muito apreciado é que o tráfego de pedestres é altamente abrasiva, Mais do
que a maioria das outras formas de tráfico", comenta Laing.
Como
parte de sua pesquisa para o novo padrão, o CMA investigado tudo formas de
resistência à abrasão, testando vários sistemas ao redor do mundo. Em no fim,
optou pelo modelo Zelândia Austrália / Nova que é o mais adequado a condições
de desempenho in-situ. A alteração SANS 1058: 2010 restringe a média de perda
de massa por bloco de 20 g depois de ter sido bombardeada por 600ud com 16 g de
bola rolamentos para 60 minutos em uma caixa de aço rotativa.
Um teste
de absorção de água foram incluídos no original SANS1058: 2010 porque PBC com
baixas taxas de absorção tendem a oferecer maior durabilidade, mas o teste foi
derrubado na norma alterada. A um bloco mais denso o menor sua absorção de água
e um bloco com boa densidade, quase invariavelmente, passar o teste de separação
de tração. O teste de absorção foi introduzido pela primeira vez na Europa evitar
que os blocos de quebrarem quando congelado. Embora o requisito tenha sido
deixado de fora das SANS alterada 1058:2010, permanece como um informativo
e parte
voluntária da norma.
"Nós
recomendamos que os especificadores públicos e privados adotem a padrão revista
tão rapidamente quanto possível e que os usuários bloco verificar o cumprimento
com o novo padrão antes de pedir", aconselha Laing.
Máquina de ensaio de resistência à abrasão em
conformidade auxilia SABS
14 de
maio de 2010
Fabricante de máquinas de bloco e brickmaking Pan
Misturadores África do Sul (PMSA), em parceria com a Associação de Fabricantes
de Concreto (CMA), tem produzido uma robusta máquina de teste de abrasão para auxiliar
os clientes no cumprimento da nova norma do Sul Africano Bureau of Standards
(SABS) Requisitos abrasão para pavers de concreto.
O novo padrão SABS, que foi estabelecido pela CMA,
vai abrir caminho para pavers de concreto que são especificadas não só no esmagamento
e força de ruptura, mas também na resistência à abrasão.
O novo padrão, SANS 1058 blocos de concreto para
pavimentação, está em fase de edição e deve ser finalizado nos próximos meses.
Diretor PMSA Walter Ebeling diz que, uma vez
que o padrão é implementado, abrasão máquina de teste da empresa permitirá aos
usuários realizar seus próprios testes desta parcela da certificação SABS, o
que elimina a necessidade de envio de produtos para laboratórios externos e,
por sua vez, reduz o tempo de inatividade.
"No passado, o pavimento tem, por vezes não
falhou por causa da força de blocos para pavimentação, mas, porque a
resistência à abrasão do pavimento não foi adequado. A nova norma especifica um
padrão mensurável para resistência à abrasão", explica Ebeling.
Após a realização de uma extensa pesquisa, o CMA
determinou que o método mais uniforme do ensaio de abrasão com o novo padrão
SABS seria a utilização de rolamentos de esferas. "Esta técnica simula
áreas de alto tráfego, como carregar quintais, pátios e cruzamentos, onde a
abrasão é um problema", acrescenta Ebeling.
A máquina de ensaio de abrasão é um cilindro em
forma de quadrado sobre as quais quatro pavimentações pode ser aparafusada a
cada face da máquina. Uma pequena abertura permite que a superfície da
pavimentadora para ser exposta ao interior do tambor. Os rolamentos de esferas
de aço se sentar no interior do tambor, enquanto a pavimentação é presa em cada
uma das faces. Quando o tambor gira, os rolamentos de esferas caírem sobre e
deslizam através dos pavers, simulando assim a abrasão.
Após um determinado número de rotações, a
pavimentação é pesada e a perda de massa é medida contra o seu peso antes do início
do teste. Diretor CMA John Cairns diz que, para um conjunto de oito
pavimentadoras, a perda de peso média não deve ser superior a 12 g. Se a perda
de peso desce abaixo de 12 g, a pavimentação será considerada resistente à
abrasão.
Abrasão máquina de teste 'Pan Misturadores foi
construído com forros substituíveis, bem como a segurança de guarda, o que
impede qualquer parte do corpo de um operador de fazer contato, ou aproximarem-se,
as partes móveis perigosas. Além disso, a máquina é apoiada pela PMSA e é
construído para durar por muitos anos. Todos os componentes são fabricados em
Misturadores pan 'in-house computador numérico máquina controlada.
Cairns acrescenta que métodos alternativos de
testes, tais como escova de aço, são inferiores, pois há muitas variáveis que
podem influenciar a quantidade de desgaste em uma superfície de pavimentação. Ao
usar rolamentos de esferas de aço, estas variáveis são cobertas, a obtenção
de resultados de testes abrangentes.
O padrão atual não leva em conta a abrasão. "Antes
de realizar a pesquisa, pensava-se que um paver com uma maior resistência à
compressão que oferecem melhores propriedades de resistência à abrasão”. No
entanto, este provou ser incorreta, dado que não existe qualquer relação entre
a resistência à compressão e resistência à abrasão. “Nossos gráficos mostram
que mesmo um bloco de 59 Mpa pode ter muito pobre resistência à abrasão,
enquanto um bloco de apenas 25 Mpa pode ter excelente resistência à abrasão“,
observa Cairns.
Ele diz que o bloco de pavimentação de concreto que
são fabricados de acordo com a nova norma irá fornecer ao consumidor os meios
para comparar o desempenho dos vários pavers no mercado com mais precisão.
"O novo padrão abrasão é uma boa notícia
durante todo como a indústria vem pressionando para padrões mais elevados para
muitos anos", conclui Ebeling.