01 – EMPATIA – Todo ambiente de trabalho exige a total
concentração dos colaboradores, porém não significa que não possam ser
cordiais, parceiros e bons companheiros. Cumprimentar os colegas com
"aquele bom dia em todos os dias", exercitar a cortesia, a lealdade, o
ser amigo e principalmente o ser humilde, contribui muito com o ser
empático, além de demonstrar educação e total respeito aos que
participam no ambiente de trabalho.
02 – OUVIR FAZ PARTE DA CONVERSAÇÃO – Pratique
continuamente o saber ouvir com todos os componentes da equipe,
independente do seu grau de experiência e jamais questione as sugestões e
opiniões apresentadas. Anote e reflita sobre as ideias apresentadas e
não descarte considerando-as inúteis.
03 – RELACIONAMENTO – Pesquisas comprovam que as
melhores indicações de empregos são feitos por (antigos e novos) amigos
de trabalho que tiveram a oportunidade de atuarem em equipe com você.
Imaginar que os empregos estão nos classificados dos jornais e agencias
de empregos é comprovar que você não conseguiu construir e manter
qualquer tipo de relacionamento para o seu futuro profissional.
04 – CRITICAR AS PESSOAS AUSENTES – Jamais cometa esta
indelicadeza junto aos membros da equipe e ou em qualquer outro tipo de
ambiente. Se você tiver que falar de um companheiro, faça-o somente para
com ele e estará evitando inúmeras distorções interpretativas e futuros
conflitos.
05 – MAU HUMOR – Esta postura só contribui para os mais
diversos desgastes, enquanto que, quando se tem um companheiro de
equipe bem humorado só agrega valores ao ambiente de trabalho. Colegas
de trabalho mal-humorados geralmente não aceitam qualquer tipo de
brincadeira, o que, automaticamente acabam sendo excluídos da equipe.
Portanto manter o bom humor no ambiente de trabalho é fundamental para a
produtividade e o relacionamento.
06 – NÃO ACEITAR O TRABALHO EM EQUIPE
– Entenda que – hoje –, independente do cargo que ocupe é preciso saber
trabalhar em equipe. Em qualquer tipo de empresa uns dependem dos
outros. Rejeitar qualquer trabalho achando que pode fazê-lo sozinho é
simplesmente quebrar todos os elos possíveis para se chegar aos
objetivos desejados.
07 – CONFLITOS PENDENTES – Sem duvida o que mais
dificulta os relacionamentos entre as equipes é deixar os conflitos
pendentes. Qualquer tipo de discórdia, distorção ou duvidas sobre
decisões referentes ao trabalho, alguém que ficou magoado com outro por
algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido
para evitar a discórdia no ambiente. Lembrem-se os clientes não querem
pagar os desperdícios e as perdas, isto porque os conflitos pendentes
demandam muitas reuniões, tempo perdido, pessoas desmotivadas e a
empresa paga e automaticamente repassa para o custo final dos produtos.
08 – RECUSAR AS PESSOAS DIFERENTES – Respeitar todas as
diferenças que existem entre os membros da equipe e fator de extrema
importância para um trabalho em equipe. Aceitar a diversidade é ampliar
as possibilidades dos resultados desejados. Não é aceitável numa empresa
ou em qualquer ambiente da sociedade que não se queira contatos com um
ou vários indivíduos só porque eles são diferenciados.
09 – ERRAR É DA ESPÉCIE HUMANA – Antes de ficar
apontando os eventuais erros dos outros, procure analisar a sua conduta e
como anda a sua responsabilidade e comprometimento para o sucesso dos
trabalhos em equipe. Via de regra, é melhor ajudar na solução dos
problemas do que ficar criando outros maiores em cima de alguns poucos
que já deu errado.
10 – EQUILÍBRIO EMOCIONAL – De nada adiantam ficar criando atritos ou
momentos de tensão no ambiente de trabalho. Cada participante tem uma
forma de aprendizado, ritmo e experiências vividas. O equilíbrio e o
respeito devem ser mantidos para que os trabalhos caminhem para os
resultados que os profissionais desejam para a empresa.
11 – PREPOTÊNCIA E ASSOBERBARIA – Participar das
reuniões e não dar a mínima atenção aos assuntos, não permitir que os
membros da equipe deem suas sugestões, interromper os membros durante as
explanações e até se manter irônico e sarcástico como se não estivesse
presente passando um ar de superioridade indicam que Você deve de
imediato deixar de fazer parte da equipe de trabalho e é melhor sair em
férias, pois definitivamente não tem qualquer condição de fazer parte do
ambiente de trabalho.
12 – NÓS FIZEMOS – Com certeza a parte mais importante
dos trabalhos em equipe é o "nós fizemos" e nunca o "eu fiz ou anda eu
mais o fulano é que fizemos". Elogiar sem distinção todos os
participantes mesmo até os que contribuíram modestamente faz parte do
sucesso de todos, dos objetivos e da empresa.