Aprender a medir; acostumar-se a medir é fundamental para o sucesso. Quando um fenômeno qualquer é corretamente medido é sempre mais fácil tomar decisões a respeito dele.
Nós, no Brasil, somos muito carentes de dados. Não temos o hábito, muito
comum nos países europeus e mesmo nos EUA de medir quase tudo. Sem termos a
exata medida de um problema, dificilmente desenvolveremos ações eficazes para
a sua solução. Medir é, pois, um grande facilitador da ação.
Todas as ciências têm como base o medir. Um médico antes de receitar, pede
exames laboratoriais que dirão a ele exatamente qual a carência do paciente.
Um engenheiro agrônomo faz a análise laboratorial do solo para definir quais
corretivos deverá aplicar para que a colheita seja maior. Se eu souber
exatamente quantas pessoas irão a um casamento, poderei preparar uma festa
adequada ao número de convivas. Se eu não souber, terei que ficar na
expectativa de que os doces sejam suficientes para todos. E o resultado será
sempre “sobrar muito” ou “faltar muito”. É sempre alto o preço de não se ter
o hábito de medir. Quando trabalho sem dados, tenho que tomar decisões
empíricas. “Vou fazer isso porque ‘acho’ que esse é o problema”, dizem os que
não se baseiam em medidas certas para tomar decisões. Esse “achismo” é um
grande mal.
Não raramente ficamos surpresos quando o IBGE, por exemplo, nos mostra os
dados mais analíticos do CENSO. Quase sempre os dados derrubam nossa
percepção que era, muitas vezes, oposta à realidade. Sem medir ficamos à
mercê de nossos preconceitos e modelos mentais que podem estar ultrapassados.
Sem medir confiamos numa presumível intuição em coisas que são mensuráveis e
quase sempre erramos.
Assim, uma das coisas que precisamos fazer é adquirir o hábito de medir.
Quando alguém disser “muitos” pergunte “exatamente quantos”. Quando disser
“grande”, pergunte exatamente o tamanho.
Quando disser “todo mundo disse”,
pergunte exatamente “quantos falaram”. Trabalhando com dados e medidas, você
passará a ter maior domínio sobre a realidade. Adquirindo o hábito de
medir, a pessoa também passará a exigir dados e medidas das coisas que lhe
são ditas e aumentará assim a sua consciência cidadã e será menos iludida
pelos que falam sem apresentar dados, sem medir.
Faça isso na sua empresa. Acostume-se a medir e a exigir dados exatos sobre
os problemas e verá que a solução ficará sempre mais fácil.
Pense nisso. Sucesso!
|
http://www.anthropos.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=319&Itemid=53