Construtoras devem procurar fornecedores certificados e verificar a resistência das peças antes do assentamento
Por Bruno Moreira
Os pavimentos de concreto intertravado são compostos de peças
pré-moldadas que não utilizam rejunte e são assentadas diretamente sobre
um colchão de areia. Este sistema facilita a drenagem da água e,
portanto, aparece como uma boa opção para a redução de impactos das
chuvas, colaborando para a diminuição de superfícies impermeabilizadas e
diminuindo o escoamento superficial.
A realização de reparos e manutenção em pisos intertravados
também é facilitada, pois as peças podem ser retiradas e recolocadas sem
a necessidade de quebras e geração de resíduos sólidos.
Especificação técnica
As características das peças de concreto intertravado variam de
acordo com o tipo de tráfego que o pavimento comportará. Segundo o
engenheiro civil Renato Pellegrinelli, sócio da empresa de projetos RPS
Engenharia, para circulação de pedestres, o piso deve apresentar
espessura minima de 4 cm. Já para veículos leves (automóveis), a espessura
recomendada é de 6 cm. Para veículos pesados (caminhões), a espessura é
de 10 cm.
A resistência do material também muda conforme o tipo de
tráfego sobre o pavimento. Todos esses pisos, segundo o consultor, devem
atender a uma resistência mínima de compressão de 35 MPa para a
circulação de veículos leves e de 50 MPa para veículos pesados.
O formato e a paginação das peças também podem variar. O mais
comum é dispor os blocos em fileiras ou cruzá- los em forma de "espinha
de peixe".
NORMAS TÉCNICAS NBR 15.953: 2011 - Pavimento Intertravado com Peças de Concreto - Execução NBR 9.781: 2013 - Peças de Concreto para Pavimentação - Especificação e Métodos de Ensaio NBR 12.307: 1991 - Regularização do Subleito - Procedimento NBR 12.752:1992 - Execução de Reforço do Subleito de uma Via - Procedimento NBR 11.803:2013 - Materiais para Base ou Sub-Base de Brita Graduada Tratada com Cimento - Requisitos NBR 11.804:1991 - Materiais para Sub- Base ou Base de Pavimentos Estabilizados Granulometricamente - Especificação NBR 11.806:1991 - Materiais para Sub- Base ou Base de Brita Graduada - Especificação NBR 11.798:2012 - Materiais para Base de Solo-Cimento - Requisitos NBR 15.115:2004 - Agregados Reciclados de Resíduos Sólidos da Construção Civil - Execução de Camadas de Pavimentação - Procedimentos |
Cotações de preços e fornecedores
Segundo o gerente de inovação e sustentabilidade da Associação
Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Claudio Oliveira Silva, a
recomendação é sempre buscar por fabricantes que atendam às normas
técnicas ou que possuam selos de qualidade. "Pertencer à Associação
Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto - Bloco Brasil é um
importante indicador de qualidade do fornecedor, pois todos os
associados possuem selo de qualidade", diz Silva.
Caso a empresa não seja certificada, ele recomenda a realização
de ensaios para comprovar se o produto atende à normatização técnica
que regulamenta esse segmento.
ENTREVISTA - CLAUDIO OLIVEIRA SILVA
Checagens na execução
Existe alguma forma de se checar a qualidade das peças intertravadas quando elas chegam ao canteiro?
Pode-se verificar a qualidade das peças por meio de
percussão, ou seja, peças bem compactas produzem sons mais estridentes
(metálico), enquanto peças porosas produzem sons suaves.
Existe algum cuidado específico que deve ser tomado antes do assentamento?
Antes do assentamento, deve-se verificar se as peças já
atingiram no mínimo 80% da resistência característica especificada, que
pode ser de 35 MPa ou de 50 MPa. Isso é importante porque a idade de
referência para controle da resistência é de 28 dias, mas as peças são
entregues normalmente quatro ou cinco dias após sua produção. Desse modo
deve-se verificar com o fabricante a curva de crescimento da
resistência e somente aplicar as peças se 80% do valor já tiver sido
atingido.
Há algum teste a ser feito?
A absorção de água de peças mal compactadas, e, portanto,
de menor resistência, é maior do que em peças bem compactadas. Jogue um
pouco de água sobre a peça e verifique se a absorção é imediata. Em
peças bem compactadas a absorção será lenta, ou seja, a água irá formar
uma pequena camada superficial até ser absorvida, denotando que a peça
tem maior compacidade, o que deve resultar em maior resistência à
compressão.
Como deve ser o descarte de resíduos provenientes desse serviço?
Os resíduos eventualmente gerados na pavimentação são 100%
recicláveis, devendo-se enviar o material para uma central recicladora.
Este material é reprocessado e poderá ser utilizado novamente como base
de pavimentos.
'Antes do assentamento, deve-se verificar se as peças já
atingiram no mínimo 80% da resistência especificada. A idade para
controle da resistência é de 28 dias, mas as peças são entregues quatro
ou cinco dias após sua produção'
Claudio Oliveira Silva, engenheiro civil e gerente de inovação e sustentabilidade da ABCP |
Logística
O ideal é que o fabricante entregue o produto paletizado, pois
isso, além de tornar mais rápida a operação de carga e descarga, evita o
desgaste das peças, provocado por choques mecânicos. De acordo com o
engenheiro civil da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí
(Amfri), Rubens Kinaipp, os paletes devem ser plastificados e carregados
ou descarregados com empilhadeiras ou caminhão munck.
Normalmente, o fornecedor entrega as peças e a construtora
contrata uma equipe para a instalação. Contudo, de acordo com o gerente
de inovação e sustentabilidade da ABCP, existem também empresas
fornecedoras que oferecem o serviço de colocação dos pisos.
Após o recebimento no canteiro e até a aplicação no pavimento,
as peças devem permanecer nos paletes, próximo ao local onde serão
assentadas. Caso seja preciso armazená- las, recomenda Kinaipp, é
preciso escolher um local plano, seco e próximo do local de uso. Claudio
Silva aconselha conciliar o ritmo de recebimento com a velocidade de
assentamento, evitando-se deixar as peças paletizadas por muito tempo.
Checklist
- Busque fornecedores certificados e que atendam às normas técnicas
- Caso a empresa não tenha certificação, realize ensaios para testar as características do material
- Negocie com o fabricante a entrega em paletes plastificados, pois isso agiliza a descarga e evita choques mecânicos
- Se necessário, armazene as peças em local plano, seco e próximo ao local de uso
- É recomendável
conciliar o ritmo de recebimento do material com a velocidade de
assentamento, evitando deixar as peças paletizadas por muito tempo
- Antes do
assentamento, verifique se as peças já atingiram no mínimo 80% da
resistência especificada, pois embora a idade de referência para
controle da resistência seja de 28 dias, as peças normalmente são
entregues quatro ou cinco dias após sua produção
- Na hora da execução, fique atento às recomendações do projeto e às orientações da NBR 15.953
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Cuidados de execução
Silva lembra que é importante seguir o projeto de pavimentação,
que irá definir as espessuras das camadas de base e a espessura das
peças de concreto. A instalação também deve ser orientada pela NBR
15.953. Os principais cuidados estipulados pela norma são a verificação
da base, que deve estar compactada, e sua espessura; a execução da
camada de assentamento em relação ao material utilizado e sua espessura;
o correto alinhamento inicial na partida do assentamento das peças; e a
prévia execução das contenções, tanto externas como internas, que
garantirão o intertravamento das peças.