Concreto para Tubos de Concreto- Concrete Pipe Org- (primeira parte)


O concreto é o material de construção mais usado do mundo. Na sua forma mais simples, o concreto é de uma mistura de pasta e granulados. O material (pasta) utilizado para a fabricação de tubos de concreto é composto essencialmente de cimento Portland e de água, e é utilizado para revestir a superfície dos agregados finos e grosseiros.

O cimento Portland é uma combinação química estreitamente controlada de cálcio, silício, alumínio, ferro e pequenas quantidades de outros compostos, em que o gesso é acrescentado no processo de trituração final para regular o tempo de endurecimento do betão. A química do cimento Portland vem ter vida com a presença de água. Logo após o cimento e água é combinada, uma reação química chamada hidratação ocorre ea pasta endurece e ganha força para formar uma massa rochosa semelhante conhecida como concreto.

Durante a hidratação, um nó se forma na superfície de cada partícula do cimento. O nó cresce e se expande até que ele liga-se com os nós de outras partículas de cimento ou adere a agregados adjacentes. Dentro desse processo reside a chave para o traço marcante de concreto - é de plástico e maleável quando recém-misturado e forte e durável quando endurecido.

A resistência do concreto é determinada pela qualidade da pasta. A resistência da pasta, por sua vez, depende da proporção de água para cimento. A proporção de água-cimento é o peso da água de mistura dividida pelo peso do cimento.

Concreto de alta qualidade é produzido pela redução do rácional da água-cimento, tanto quanto possível, sem sacrificar a trabalhabilidade do concreto fresco. Geralmente, usando menos água produz uma qualidade de concreto nível superior, desde que o concreto seja colocado corretamente, consolidado, e curado.

Tipicamente, uma mistura é de cerca de 10 a 15 por cento de cimento, 60 a 75 por cento e agregado de 15 a 20 por cento de água. Ar aprisionado em muitas misturas de concreto também pode levar até mais do que 5 a 8 por cento.

Quase toda a água natural, que é potável e não tem gosto ou odor acentuado pode ser utilizado como água de mistura de concreto. No entanto, algumas águas que não estão aptos para o consumo pode ser adequado para concreto. Especificações geralmente definir limites para os cloretos, sulfatos, álcalis, e sólidos na água de mistura, a menos que os testes podem ser realizados para determinar o efeito que a impureza possui sobre várias propriedades.

O tipo e tamanho da mistura dos agregados dependem da espessura e da finalidade do produto final. Uma graduação contínua de dimensões de partículas é desejável para uma utilização eficiente da pasta. Além disso, os agregados devem estar limpos e livres de qualquer assunto que possa afetar a qualidade do concreto.

A cura começa após as superfícies expostas de o concreto ter endurecido o suficiente para resistir às cargas. A cura assegura a hidratação continuada do cimento e o ganho de força do betão. Superfícies de concreto são curadas por vapor ou água. Quanto mais tempo o concreto é mantido úmido, mais forte e mais durável este vai ser. A velocidade de endurecimento depende da composição e da finura do cimento, as proporções de mistura, e a umidade e as condições de temperatura.

A maior parte do ganho de hidratação e de resistência teem lugar durante o primeiro mês do ciclo de vida do concreto, mas a hidratação continua existindo a uma taxa mais lenta durante muitos anos.
O concreto continua a ficar mais forte à medida que envelhece. Produtos pré-fabricados de concreto são moldados em um ambiente de fábrica. Estes produtos beneficiam de um rígido controle de qualidade alcançado em uma planta de produção. Tubos de concreto pré-moldado são produzidos em ambientes de plantas altamente controlados sob-rígidos padrões de produção e especificações de teste.

A resistência dos tubos de concreto pré-moldado deve ser a mais forte disponível. Ela pode ser concebida e planta testada para resistir a qualquer carga necessária. Ao contrário de tubo flexível, tem-se a confiança mínima na instalação de cargas de apoio, que se baseiam principalmente em sua força bruta inerente ao processo produtivo. Isso se acrescenta a uma enorme diferença no design, a instalação e o sucesso em longo prazo de um projeto.

A resistência à compressão para tubos de concreto normalmente variam de 4.000 psi a 8000 psi. É uma função de outros fatores, incluindo, agregados, material cimentício, o processo de fabricação, processo de cura e design mix. Pontos fortes de design mais resistentes se referem a 28 dias resistência à compressão. Não é incomum para os 28 dias os testes excederem substancialmente os pontos fortes de design especificados.

A resistência dos tubos de concreto se padroniza pela ASTM C76 e AASHTO M170. Tubo é força testada na fábrica usando padrões D-carga. Força de sustentação de uma tubulação é determinada sob condições de teste de três cutelos. Expressa em libras por pé linear por pé de diâmetro interno ou horizontal período, testes D-carga da tubulação sob severas condições de carga, onde não há roupa de cama, e sem apoio lateral, sob cargas de três pontos.

ASTM C76 (padrão para quatro classes de tubos de concreto armado):

    Classes I, II, III, IV, V

    Classe III: 1,350 lb / ft / ft

    Classe IV: 2,000 lb / ft / ft

    Classe V: 3,000 lb / ft / ft

  Gasketed articulações são testados a 13 psiASTM C14 (tubos de concreto simples):

    Classe 1, 2, 3

  D / carga expressa em lb / metro linear (para comparar a divisão reforçada pelo diâmetro) Projeto Loading (utilizado para determinar a força tubulação para instalações debaixo de estradas percorridas)

    AASHTO HS20 (padrão para cargas de veículos em tubos)

        £ 16.000 de carga por eixo

        10 "x 20" pegada do pneu

        0 - 30% de carga de impacto


Link original:http://www.concrete-pipe.org./pages/why.html
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010