Corrigindo a umidade dos agregados

Por:  Kenneth C. Hover, Ph.D., P.E.

Os produtores devem ajustar o conteúdo de água da mistura, dependendo da umidade presente no agregado.

Q: Eu sou bastante novo no negócio concreto e eu sei que a relação água-cimento de um mix afeta o quão bem o concreto acaba. Mas por que eu deveria também se preocupam com uma coisa chamada "umidade agregado", e que é isso?

R: Esta é uma questão importante porque a mistura da dosagem, trabalhabilidade, resistência, ar e durabilidade dependem do mix de ter o teor de água direito, que também exige o ajuste de água lote de umidade agregada. Ajuste de umidade está se tornando importante com o crescente uso de aditivos com trabalhabilidade controlada  e o aumento do uso de concreto especiais, tais como auto-consolidação (SCC) e concreto permeável. Mas, primeiro, aqui estão algumas abaixo.

Quando são agregados “molhados”, significa que a água é na superfície das partículas, e esta "água livre de agregados" torna-se parte da água total do lote assim como o agregado entra no misturador. Para um agregado "seco", algum do lote de água será absorvido pelos poros da agregação durante a mistura e transporte.

Os produtores de concreto irão adicionar água no lote por conta nos agregados secos e segurar na água lote para compensar agregados molhadas. O montante do ajuste depende da porosidade total, a condição de umidade, e os pesos de lote. Não é incomum para a quantidade de ajuste para a faixa de 1-3 litros de água por metro, ou de 10 a 30 litros em uma carga de 10 jardas.

Esse ajustamento pode aumentar ou diminuir a queda por tanto como 1 a 3 polegadas. Se a água em lote não é retida por agregados molhadas, a mistura pode chegar ao canteiro de obras em uma queda de 3 centímetros maior do que o esperado. O inverso pode acontecer se a água não é adicionado para compensar agregados secos.

Apesar de uma mistura que é muito seco pode ser feita com viável, de gama média normal, ou redutores de água de alta gama, a dosagem necessária é altamente sensível ao teor de água. Quando são utilizados superplastificantes, é comum a lote da mistura para uma queda pré-determinada com base na água sozinha (água-queda). Correções para umidade agregado são necessárias ou a queda preplasticized pode ser uma maneira fora do alvo, levando a uma mistura que é muito fluido ou tão seco, que é necessária uma dose muito alta de superplastificante.

Além de influenciar a trabalhabilidade do concreto, ajustes de umidade também afetam a resistência do concreto. Para uma mistura de seis sacos (seis sacos x 94 quilos de cimento por saco, por metro cúbico), um galão de água adicional pode reduzir a resistência do cilindro de 28 dias por cerca de 130 psi.

Não importa se a água foi adicionada intencionalmente ou como um resultado de um aumento no teor de umidade não compensada agregada. Se um ajustamento de água típica está na gama de 1-3 litros por metro, que por si só pode contribuir para uma variação da resistência 100 a 400 psi.

Então, quem faz essa correção? Porém, a correcção de humidade total é habitualmente aplicada pelo produtor, no momento da dosagem, estimando a condição de humidade dos agregados, e mudando para os pesos de lotes conforme necessário.

Os cálculos são normalmente feito automaticamente no computador de dosagem com base nos valores de entrada para o agregado e de absorção de humidade. Dados de umidade agregado eo número de quilos ou litros de água ajustada são normalmente impressas no bilhete de lote.



Assumir a responsabilidade


É de responsabilidade do contratante para fazer suas necessidades para as propriedades e uniformidade claras para você, o produtor de betão. Ele deve saber o quão sensível é o seu mix de mudanças no conteúdo de água. Se o pacote de apresentação do produtor inclui uns “três pontos da curva", esta pode ser uma ferramenta ideal para mostrar como a força varia de acordo com o teor de água na mistura específica. A contratante também pode realizar alguns testes de campo com adição de água cuidadosamente monitorizada para descobrir como doses de abatimento ou da mistura variam de acordo com a água.

No início do trabalho, é ideal se o contratante passa algum tempo com o produtor e caminhadas através de um bilhete de lote típico, item por item, para descobrir exatamente o que os números de umidade dizer, como eles são medidos, e como as correções são feitas.

Neste momento, o empreiteiro pode aprender os agregados são processados. Eles estão presoaked? Eles estão armazenados disfarçados? Eles são repostos da pedreira tão rápido quanto o concreto é enviado? Se o contratante está familiarizado com o processo, e ele estará mais bem preparado, eo empreiteiro vai se tornar um cliente mais educado.

- Por Kenneth C. Hover, Ph.D., PE, um / materiais estruturais engenheiro e professor de engenharia estrutural na Universidade de Cornell, Ithaca, NY, e um orador popular em World of Concrete. Este foi publicado originalmente na revista concreto construção.



 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010