4.1 O
QUE É?
Uma
ferramenta de redução de custos através da melhoria contínua das rotinas
empresariais pela correção das causas das falhas
verificadas no produto ou serviço.
4.2 RESULTADOS ESPERADOS
Redução de custos pelo envolvimento de todo o pessoal na melhoria contínua das rotinas, transformando todo o quadro de funcionários em "resolvedores" de seus próprios problemas. Aumento do senso de responsabilidade do
pessoal.
4.3
CARACTERÍSTICAS
A palavra
japonesa Kaisen significa uma contínua melhoria e se aplica
à melhorias incrementais nos processos de uma empresa ou organização. Ela se aplica e se confunde com a ferramenta principal de
promoção e geração de melhorias, o
tratamento das "anomalias" do trabalho.
Chamamos
"anomalia" a qualquer resultado indesejado de um serviço ou tarefa, de modo que os principais alvos para a geração de melhorias através do Kaisen podem ser,
por exemplo:
· Atrasos;
· Defeitos;
· Inutilização de materiais;
· Desperdícios de toda sorte;
· Paradas imprevistas;
· Faltas de materiais.
Em todos os
casos, se bem aplicada a técnica, cada causa será eliminada e os resultados serão os melhores possíveis e, muitas vezes, surpreendentes!
Através do Kaisen, autorizamos as pessoas a agir na correção de problemas e lhes ensinamos como fazê-lo corretamente. As pessoas aprendem a buscar as causas, ao invés dos "culpados" , conseguindo-se com isto soluções efetivas e, de quebra, um ambiente de maior entendimento e
melhores relacionamentos entre a equipe.
Com o Kaisen,
abate-se a cultura de "varrer a sujeira para debaixo do tapete", a
cultura da tolerância com as falhas e
perdas de todo tipo.
Mobiliza-se
toda a equipe para o combate aos erros e aos desperdícios, em todos os aspectos e por toda a organização.
Ao contrário do que se supõe normalmente nas
empresas, os erros são muito mais de
responsabilidade da chefia e gerência, que simples
descuido ou indolência do pessoal
operacional. Notoriamente, verifica-se que as causas estão, na maioria absoluta dos casos, numa destas categorias:
· Falta de treinamento no método.
· Método inadequado de
trabalho;
· Falta de treinamento no método.
O que se
revela ao implantarmos o Kaisen, como de resto ao implantarmos qualquer
programa de gerenciamento participativo é que, na realidade, todas
as pessoas gostam, apreciam e têm grande orgulho em fazer
corretamente o seu trabalho, e se decepcionam quando este não apresenta os resultados esperados. E que só deixam de desempenhar corretamente o serviço quando uma das três condições acima ocorre.
E mais:
revela-se que, como as pessoas apreciam e buscam a satisfação do trabalho bem feito, é na verdade muito fácil as mobilizar para contribuir para a melhoria, através da identificação das causas e da criação dos mecanismos necessários para que as falhas
e erros não tornem a ocorrer.
Desta forma,
temos um duplo efeito benéfico: além de contribuírem para a solução dos problemas da empresa ou organização, os funcionários também passam a se sentir mais satisfeitos, o que os torna mais
produtivos e mais interessados em contribuir, num círculo virtuoso em que todos ganham, e que se acelera
continuamente.