The Concrete Producer - Texto sobre Umidade dos Agregados

Tradução pelo google tradutor

{Pergunta} Por que eu deveria me importar com a condição de umidade dos meus agregados quando estou fabricação de concreto? Eu desenho minha mistura com os agregados na condição saturada superfície seca (SSD).

{Resposta} A condição de umidade dos agregados em concreto é muito importante. Estamos todos familiarizados com a Lei de Abrams, que afirma que, todas as outras coisas sendo iguais, a resistência à compressão do concreto depende da razão entre a massa de água ao material cimentício. Mas o que não é compreendido, bem como é que a razão de água-cimento controla o volume de poro e tamanho de poro no concreto, determinando, assim, não só a força, mas também a durabilidade.

No laboratório, e na concepção de misturas de concreto, nós realmente falar de apenas duas condições de umidade. O primeiro, forno seco, significa exatamente o que parece. Os agregados, que contêm poros de sua própria, têm os poros preenchido apenas com o ar.

A segunda condição saturada superfície seca, é definido como a condição em que todo o espaço dentro do agregado de poros está cheio de água, mas a água não está presente sobre a superfície. Ambos são definições de laboratório. Na prática, agregados em estoques, plantas, e na mistura são raramente, ou nunca, nestas condições de umidade.

A absorção do agregado indica a quantidade de água que irá ser absorvido pela estrutura dos poros. Mais comumente, os agregados terão um teor de umidade que está abaixo ou acima deste limite de absorção. Quando lotes, é de fundamental importância para dar conta dessa água. Obviamente, se os agregados se encontram em estado de superfície molhada, ou seja, o teor de umidade é maior que a absorção, que a água de superfície aumenta a proporção de água para cimento e afeta a resistência e durabilidade.

Potencialmente igualmente prejudicial é uma condição em que os agregados são apenas parcialmente saturado, com o teor de umidade abaixo de seu valor de absorção. Enquanto isso irá aumentar potencialmente fortes e durabilidade, mesmo se não forem contabilizadas, colocando estes agregados secos na mistura do concreto umido vai permitir que os agregados para absorver a água a partir da pasta, enchendo os espaços dos poros, mas diminuindo a quantidade de água disponível para permitir que as partículas a escorregar por um outro durante o bombeamento, colocando e acabamento.

Mesmo se o concreto é testado na fábrica e a trabalhabilidade seja aceitável, os agregados secos podem aumentar o risco de adição de água, no ponto de colocação. Uma vez que a absorção de água da pasta por agregados que são mais seca do que a condição de SSD, leva tempo, eles podem causar a perda de slump em trânsito.

Então, o que você pode fazer sobre esta situação? Conhecer o conteúdo de agregado ser utilizado para produzir concreto com umidade. Modernos sistemas de controlo de lote, se for dado o teor de humidade e de absorção, nem irá reter ou adicionar água adicional para compensar a que a água que é transportada na superfície dos agregados, ou que venham a ser absorvidos dentro da estrutura de poro de agregados secos. O resultado concreto é que é muito mais previsível, que vai terminar corretamente, e atender aos requisitos do designer mistura eo projeto acabado.

Medir e compensar a umidade nos agregados é uma parte fundamental de qualquer processo de controle de qualidade. Se os meios e método não está disponível para medir o teor de umidade dos agregados, pelo menos, estimando-os através da revisão da pilha de estoque é melhor do que ignorar essa entrada no computador lote.

Contribuição de Alf Gardiner, principal engenheiro com Braun Intertec, agardiner@braunintertec.com, www.braunintertec.com e Kevin MacDonald, Beton Consulting Engineers, kmacdonald@betonconsultingeng.com, www.betonconsultingeng.com.
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010