Os móveis de alvenaria surgem como alternativa durável e de baixo custo.
Depois de fazer sucesso nos anos 70 e 80, os móveis feitos de concreto voltaram à moda e estão fazendo a cabeça de arquitetos e designers brasileiros.
Com um bom projeto e mão de obra adequada, se gasta muito pouco com móveis de concreto. Se você se interessou por essa opção, algumas dicas são importantes para que a decoração possa ser bem executada e você não perca material e dinheiro.
Antes, era muito comum que esse tipo de móvel fosse pintado de branco, mas hoje com freqüência se opta por manter a cor natural. "Dá um caráter mais rústico e bruto", avalia o designer Guilherme Torres, de São Paulo. Em casas de veraneio, por exemplo, cai especialmente bem.
1. Primeiro, tenha um bom Projeto:
Projetos bem executados são essenciais quando se fala em móveis definitivos. Caso possa contar com a ajuda de um designer de interiores, ainda melhor. Contudo, você pode decidir montar seu próprio projeto. Para isso escolha o lugar onde a decoração será feita, meça e desenhe como deseja o móvel.
Uma ótima solução é aproveitar espaços vazios ou que parecem inúteis para criar o que precisa, como um sofá feito entre duas colunas, com a possibilidade de criar um balcão com seu encosto, ou um sofá modular onde à parte de trás pode ser uma estante. Com um bom projeto e imaginação, nada é impossível.
2. Contrate mão de obra Especializada:
Profissionais na área de construção, pedreiros experientes e especializados são importantes.
Um profissional ruim ou um serviço amador pode prejudicar todo o resultado final. Ninguém deseja um sofá desconfortável, uma estante torta ou uma cama em desnível, não é mesmo?
3. Prepare-se para a Reforma:
Quebra-quebra, materiais de construção dentro de casa, encontrar o pedreiro durante a execução do projeto são alguns dos incômodos desse tipo de decoração. É importante ter em mente que construir móveis em alvenaria faz da decoração uma obra de construção.
4. Acabamento é a alma do Negócio:
Depois do projeto pronto, é hora do acabamento. É neste ponto que almofadas, tecidos e outros elementos entram na decoração. Couro, camurça, brocados, tudo depende do resultado final que deseja obter. Você pode comprar peças prontas, mandar fazer ou, caso tenha talentos para costura, seguir a receita do faça você mesmo.
5. Vantagens e desvantagens:
A vantagem principal e a durabilidade e o preço. Além destas, a facilidade de limpeza e o fato de ter móveis personalizados e exclusivos, feitos de acordo com a vontade do cliente são fatores que agradam. Outro ponto positivo é a manutenção simples desse tipo de móvel.
Porém, apesar dos benefícios, o que mais pesa é a impossibilidade de mover as peças. Se você optar por móveis de alvenaria, esqueça a idéia de trocar os móveis de lugar. Para renovar a decoração será preciso contratar outros profissionais e efetuar nova reforma. Então tenha muita certeza do que deseja, para não se arrepender depois.