Esta técnica é usada para se vencer grandes vãos em estruturas de longa extensão, é tem sido usado principalmente para pontes.
- Uma vez que a técnica elimina as fissuras do concreto pré-esforçados em todas as fases de carregamento, de toda a secção da estrutura participa na resistência à carga externa. Em contraste com isto, em concreto, apenas uma parte do concreto acima do eixo neutro é eficaz.
- Como o concreto não fissura, a possibilidade de aço à corrosão e da deterioração do concreto é reduzido a um mínimo.
- Ausência de fissuras resulta em uma maior capacidade da estrutura para suportar as cargas móveis, o choque, a vibração e choque.
- Em vigas de concreto protendido, as cargas permanentes são praticamente neutralizados. As reações requerem, portanto, muito menor do que a requerida em concreto armado. O peso permanente morto da carga reduzida da estrutura dá resultados em economia no custo das fundações. A neutralização da carga permanente é da maior importância em grandes pontes.
- A utilização dos tendões e na curva de compressão antes de o concreto de corte ajuda a resistir.
- A quantidade de aço necessário para pré-esforçado a cerca de 1/3 do que o requerido para concreto armado, mas o aço pré-esforço deve ser de alta resistência.
- Em concreto protendido, blocos pré-moldados e itens podem ser aceitos e utilizados como uma unidade. Isso economiza o custo de cofragem e centralização de grandes estruturas.
- Com o advento do concreto pré-esforçado, o qual foi agora possível construir grandes vãos. Estas estruturas são de baixo custo e estão a salvo de fissuração.
- Concreto protendido pode ser usado com muitas vantagens em todas as estruturas onde a tensão se desenvolve, vigas, dormentes, postes eléctricos, barragem de gravidade, etc.
- Vigas de concreto protendido tem alturas geralmente mais baixas em relação ao concreto armado.
- De alta qualidade é necessário um denso concreto de alta resistência. é necessário uma boa qualidade do concreto na produção, colocação e compactação.
- Requer aço de alta resistência, que é de 2,5 a 3,5 vezes mais dispendioso do que o aço utilizado em concreto armado.
- Equipamento complicado tensão se faz necessária e dispositivos de ancoragem, que são geralmente cobertos por direitos de patente.
- A construção requer uma supervisão perfeita em todas as fases de construção.