O sinalizador é peça fundamental para o sucesso das operações de içamento.
Ainda hoje, esse papel é desempenhado por funcionários iniciantes, que além dessa tarefa erroneamente vista como “menos nobre”, executa vários outros papéis como verificação de água/óleo do veículo, calçamento das sapatas, amarração da carga, e por aí vai...
Com a dificuldade de mão-de-obra reclamada pelos diversos setores, o que se vê nas obras são jovens com pouca ou nenhuma experiência, envolvidos em operações por vezes bastante delicadas
Infelizmente não se pode contratar sem critério, julgando que essa é uma função sem importância. Justamente ao contrário, esse funcionário participa ativamente da segurança da operação, e precisa sim passar por treinamento, e ter muito bem alinhado com o operador oficial, os gestos da rotina diária.
Listamos alguns pré-requisitos mínimos que os candidatos devem possuir:
* Estar em boas condições de saúde, ter boa visão e não ter restrição a trabalho em altura
* Devem ter o mínimo de escolaridade que o capacite ler gráficos, catálogos e apostilas de treinamento
* Devem ter conhecimento prévio da dinâmica do guindaste na movimentação de cargas, estando ciente que um sinal incorreto, por exemplo pedindo para abaixar a carga rapidamente, pode gerar inclusive um tombamento
* Devem saber orientar, caso seja grande a altura, oralmente via rádio, sendo claro na função, direção, velocidade e parada