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Pavimentos com Sistema AlphaJoint

O sistema Alpha Joint incorpora uma nova placa divisora rígida. O efeito resultante é o fornecimento de rigidez pelo menos quatro vezes maior que a de juntas similares, sem o ônus do peso.

O design da placa divisora permite que o agregado passe facilmente através da seção de aumento da rigidez.

A finalidade de uma barra de transferência é geralmente definida como um dispositivo para fornecer a transferência de carga. Embora isto esteja tecnicamente correto, ela é discutivelmente melhor vista como um dispositivo para limitar o deslocamento diferencial entre duas placas adjacentes. A ação de uma barra de transferência ao longo de uma junta permite que as placas de aproximação e saída apresentem o mesmo deslocamento quando submetidas ao tráfego. Caso isto não aconteça, danos por impacto ocorrerão muito rapidamente nas arestas da placa de saída. As placas podem se deformar por vários motivos: o curvamento pode fazer com que as bordas sejam levantadas; a sobrecarga da borda da placa pode fazer com que ela se flexione para baixo. Com o passar do tempo, este tipo de situação também pode causar a compactação do material abaixo da base, o que pode ocasionar um espaço vazio, piorando ainda mais a situação.

Testes de laboratório e de campo mostraram repetidas vezes que as juntas com barras de transferência contínuas e em sistema macho e fêmea, pela própria natureza de sua construção, permitem um deslocamento vertical significativamente maior em comparação com as juntas com barras de transferência em placas com um encaixe apertado e bucha de peça única. Isto é medido em termos de rigidez da
junta. 

A vantagem mais significativa das barras de transferência em formato de placas trapezoidais é que ela elimina o movimento vertical, mas ainda permitindo o movimento lateral em todos os planos. Barras de transferência em placas quadradas são limitadas em relação a essa capacidade e são extremamente dependentes do design da bucha.

O conteúdo deste artigo reflete a opinião do autor.
Notícia Técnica Sistemas de juntas blindadas e transferência de carga - parte III
Andrew Keen
Permaban Ltda, Reino Unido