1. Abra espaço para o absurdo
2. Tire as algemas do pensamento
Um caminho para a “serendipitade” (tradução do neologismo "serendipity", que significa descobertas feitas por acaso) ou para, digamos, “epifanias” que podem mudar o curso de uma carreira é dar vazão para o pensamento livre, fluído.
3. Exponha-se às novidades
No dia-a-dia, a dica é abrir-se para o novo. Invista em relacionamentos com pessoas que não trabalham na mesma área que você, leia livros e revistas que têm pouca relação com seu trabalho, assista filmes e ouça músicas de estilos que nunca viu. Em suma: estimule-se a desbravar o mundo para além daquilo que a sua vista alcança – por enquanto.
4. Pratique brainstorm
O termo até foi banalizado. Mas, de acordo com os especialistas, se feito da maneira certa, rende bons resultados. A estratégia é simples. Chame um grupo de pessoas, descreva o problema em questão com apenas uma palavra. Peça para cada membro do grupo dizer palavras relacionadas (ou não) com o termo em questão.
5. Durma
Pesquisas da Universidade da Califórnia (EUA) apontam que a fase REM, quando acontecem os sonhos durante os sonos, estimula a criatividade mais do que outro período do sono ou quando você está acordado. Durante os estudos, as pessoas que chegaram a essa fase do sono, tiveram um rendimento 40% melhor em testes de criatividade após o sono do que antes do período.
Agora o jeito é começar a praticar! Na verdade, essas são apenas 5 das MUIIIIIIIIITAS infinitas possibilidades de incentivar. A essência da criatividade, na minha humilde opinião, é experimentar o novo constantemente e fazer conexões com essas informações.
Atreva-se eventualmente a mudar o trajeto para o trabalho. Ir em um lugar que você não costuma frequentar. Conhecer novas pessoas. Experimentar novos sabores. Escutar um novo ritmo musical. Mudar os móveis de lugar. Movimento é importantíssimo.
0 Comments:
Postar um comentário