Speedy todo cuidado é MUITO pouco....

Foi publicado como se faz o ensaio de medição de umidade da areia, existem mais algumas maneiras que podem ser feitas, pelo aparelho de micro-ondas ou pelo medidor de umidade da condutiva.

O Medidor de Umidade Portátil da Condutiva permite a medida de umidade em diferentes materiais como: areia, grãos, farelo, ração, etc. Seu princípio de funcionamento é capacitivo e sua tecnologia é 100% nacional. Maiores informações em www.condutiva.com.br ou tel. 019-30321751.
Agora vamos fazer uma análise da umidade de um lote (uma pilha) em estoque aqui da fábrica de pré-fabricados.

Bem  o ensaio solicita 20 gramas (umidade abaixo de 10%). A pergunta: será representativo esta amostra para uma pesagem para um caminhão betoneira de 8 m3 de concreto?

Vamos fazer uma analise:

Primeiro coletamos oito amostras para o ensaio ser representativo, o peso da amostra para uma umidade abaixo de 10% é de 20 gramas.

Depois fizemos o ensaio de umidade pelo Speedy.

Os resultados foram os seguintes:

3.6%-3.1%-2.8%-2.0%-2.3%-2.3%-3.5%-3.3%

Analisando vemos o maior valor 3.6% e o menor valor 2.0% dando uma diferença de 1.60%.

Esta variação conduz a um erro ( para um concreto de 365kg/m3)  aproximado de 15litros de água por m3 de concreto, o que fez variar o fator água/cimento em 8%, o que é muito significativo.

Para se minimizar esta variação de umidade devemos misturar bem um lote de areia (com a pá carregadeira) para uniformizar a umidade e depois podemos verificar corretamente a umidade da areia deste lote.Também para minimizar esta ocorrência de variação de umidade, deveremos ter a área coberta nos agregados e pisos de concreto com caimento, mas nada disso é observado em obras.

Então deve-se procurar realizar os ensaios de umidade com a areia sendo pré-misturada. Mas, quantos ensaios por dia devem ser necessários para se avaliar a umidade da areia para se obter um pequeno desvio na resistência final do concreto endurecido?

Fica difícil a utilização do Speedy em grandes lotes de concretagem, erros já partem logo no inicio de uma  
confecção do concreto, é preciso tomar muito cuidado para que a quantidade de água para se utilizar não seja no final AJUSTADA pelos motoristas dos caminhões betoneira ou na obra por terceiros.


Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra



Vídeo da Condutiva:


  
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010