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Pavimentos quais são os tipos?

Os vários tipos de pavimentos de concreto podem ser classificados em ordem de menor para o maior custo inicial, como se segue:
a.         simples pavimentos de concreto
a.1      Nenhum elemento de transferência de carga.
a.2      com elementos de transferência de carga
b.         pisos e aço concreto reforçado elementos de transferência de carga
b.1      com o reforço   de aço não-estruturais (reforço secundário)
b.2      com reforço de aço estrutural
c.         Pavement com reforço contínuo
d.         pavimento   de concreto protendido ou pós-tensado
e.         pavimentos de concreto reforçado com fibras.

Pavimento de concreto simples (Fig. 1)
De acordo com sua definição, são calçadas que não representam ou aço de reforço de elementos de transferência de carga. Neles, o concreto é assumido   e resistir a tensões provocadas pelo tráfego e para o ambiente, tais como   variações na temperatura e na umidade.
Este tipo de piso é aplicável no caso de semáforo e, geralmente, clima ameno e descansando no subleito. Em condições mais graves requerem bases sub cimento tratados, colocados entre o sub-nível e aumentar a capacidade de carga e de melhorar a transmissão de carga.
Eles consistem de relativamente pequenas placas, geralmente inferior a 6 m. Long e 3.50m de largura.   espessuras variam de acordo com o uso pretendido. Em empreendimentos residenciais ruas 10 e 15 cm, nos chamados coletores entre    e 17 cm. estradas são obtidos em espessuras de 16 cm. Em pistas mais solicitadas e rodovias 20 centímetros ou mais.
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 Pavimento de concreto simples, com pinos (Fig. 2)
Os pinos são pequenas barras de aço, que são colocados na secção de selecção do pavimento nas juntas de contracção. A sua função é a de transmitir as cargas estruturais de uma laje para a laje adjacente, melhorando assim as condições de deformação nas juntas. Isso vai evitar as rupturas diferenciais verticais (palco).
Este tipo de piso é recomendado o tráfego diário superior a dois   eixos equivalentes a 8.2t. com uma espessura de 15 cm ou mais.
Um método para a utilização de elementos de transferência de cargas, que avaliam as duas alternativas, comparando-se, num caso, incluindo o custo de um aterro tratados e também os custos das articulações com e sem pinos.
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 Pavimentos de concreto com aço não estrutural (Fig. 3)
Pavimentos com o reforço de aço no terço superior da secção transversal, geralmente não inferior a 5 cm abaixo da superfície. O reforço não cumprir função estrutural e é projetado para suportar as tensões de retração do concreto quando jovem e controle de   rachaduras loa.
A redução do número de selos que constituem um fator de enfraquecimento da pista de lajes de concreto pode ser concebida mais tempo do que em pavimentos sem reforço com o uso de pinos. Com este projeto tem sido feito lajes de 9 e 12 m. Tempo entre juntas de contração transversais.
Seção de aço máxima é de 0,3 % da seção transversal do pavimento.
Usando este tipo de piso é restrito aplicado principalmente em pisos industriais.
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Pavimentos de concreto armado de aço contínua (Fig. 4)
Neste tipo de reforço de pavimento assume todas as cepas e, especificamente, a temperatura, eliminando, assim, as juntas de contração, deixando apenas    juntas de construção e juntas de dilatação na vizinhança de uma obra de arte.
A configuração é controlada por um reforço contínuo no meio da faixa de rodagem, concebida para suportar uma fina rede de fendas que não comprometam o bom desempenho do pavimento.
Esta técnica foi estendida com sucesso desde 1960 nos Estados Unidos e ao mesmo tempo exigindo a tecnologia de construção adequada não requer manutenção, mostrando pouca sensibilidade para as falhas da base.
A quantidade máxima de aço é de 1,5% da seção transversal.
Ele é geralmente utilizado em climas frios. Também em dificuldades revestimentos de pavimentos em concreto e asfalto.
A espessura deste tipo de superfície tem um cálculo especial, que é especificada nas normas AASHTO e PCA.
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 Pavimento de concreto reforçado com aço estrutural
Neste reforço de aço pavimentação assume tração e compreensão. Assim, é possível reduzir a espessura da chapa, até 10 ou 12 cm. É aplicado em pavimentos industriais, em que as lajes devem resistir a cargas de grande magnitude.
As dimensões das placas são semelhantes às dos tipos acima, dado que o aço não atravessa a selagem transversal para prevenir a ocorrência de fissuras.
Nas juntas longitudinais que o reforço do quadro passa geralmente rachaduras aparecem. Em princípio, quanto maior o tamanho da laje maior o risco de fissuras.

Pavimentos de concreto protendido
O desenvolvimento de pavimentos de concreto protendido é limitado, tendo aplicado principalmente em aeroportos, como no primeiro experimento em Orly (Paris), por Freyssinet em 1948 e mais tarde, o aeroporto do Rio de Janeiro.