A tabela abaixo mostra a força de compressão obtida pelo concreto após 1, 3, 7, 14 e 28 dias, com respeito ao grau de betão que usamos.
Idade
|
Força por cento
|
1 dia
|
16%
|
3 dias
|
40%
|
7 dias
|
65%
|
14 dias
|
90%
|
28 dias
|
99%
|
Da tabela acima, vemos que, os ganhos concretos de 16 por cento da força em um dia, 40 por cento em três dias, 65% em 7 dias, 90% em 14 dias e resistência de 99% em 28 dias.Assim, é evidente que a sua força vantagens concretas rapidamente nos primeiros dias após o vazamento, isto é, 90% em apenas 14 dias.
Quando, a sua força atingiu 99% em 28 dias, ainda o concreto continua a ganhar força após esse período, mas que a taxa de ganho de resistência à compressão é muito inferior comparada com a de 28 dias.
Depois de 14 dias de lançamento de concreto, ganhos concretos apenas 9% nos próximos 14 dias. Assim, a taxa de ganho de força diminui. Nós não temos nenhuma idéia clara até quando os ganhos concretos a força, a um ano ou dois anos, mas presume-se que o concreto pode ganhar a sua força final, depois de 1 ano.
Assim, desde que a resistência do concreto é de 99% em 28 dias, é quase perto de sua força final, assim, contar com os resultados do teste de resistência à compressão após 28 dias e usar esta força como a base para o nosso projeto e avaliação.
Embora haja também algum método rápido de testar a resistência do concreto que dá a relação entre os métodos de testes rápidos de força e 28 dias. Este teste rápido é feito onde o tempo é limitado para a construção e força de membro estrutural deve ser conhecida para realizar novas obras.
os corpos de concreto apos 28 dias,servem como testemunhos se caso aja algum desastre e que cuja por ventura ezije a resistenia do concreto assim tendo prova real do concreto que tal eventual teve seu FCK garantido,mas que por alguma falha em outros pontos da peça moldada acabou se rompendo.
ResponderExcluiratt:cleiton adriano baumgardt
empresa: sulcatarinense
estado:santa catarina
Qual o número da norma que fala dessas porcentagens?
ResponderExcluirBoa noite Cristiano:
ResponderExcluirEsses percentuais dependem diretamente do tipo de cimento utilizado. As curvas de Abrams que divulguei aqui:
http://www.clubedoconcreto.com.br/2015/12/qual-o-ac-para-o-traco-inicial.html
podem ser usadas para se calcular estes percentuais para uma aproximação inicial. Estas curvas da ABCP devem somente ser utilizadas para um a/c inicial, os valores reais devem ser feitos através de ensaios. O método que divulgo e está sendo comercializado o DPCON VS02 utiliza essa metodologia com a curva de Abrams da ABCP que foi parametrizada (realiza-se a través de uma fórmula para qualquer tipo de cimento)
Ao dispor para qq esclarecimento
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
O betao e 50 anos a ganhar força e 50 anos a perder e verdade
ResponderExcluirboa tarde,sou aqui do estado ,rio grande do norte, gostaria de saber, porque os ensaios de flexão e compressão dos cps.prismaticos do graute os resultados de 7dias, são sempre maiores do que os de 28dias..att; Cícero Gomes
ResponderExcluirBom dia esta me ocorrendo uma situação em uma obra que estou
ResponderExcluirMeus ensaios de compressão aos 3 7 e 28 dias excelentes aos noventa dias a resistência esta abaixo dos 28 dias.
Exemplo:
3 dias 23 Mpa
7 dias 38 Mpa
28 dias 49 Mpa
90 dias 46 Mpa
Ocorre uma variação entre uma amostra e outra
Excluir