Como visto na publicação anterior (veja aqui), a deformação e fissuras dos elementos protendidos diminui por compressão e diminui os momentos produzido pelos esforços de protensão, resultando com isto em elementos mais eficientes. Isto é mostrada esquematicamente a Figura abaixo mostra uma comparação entre o estado de deformações e fissuração dois tipos de concreto: armado (a) e protendido (b), ambos os tipos sujeitos à mesma carga vertical.
Algumas vantagens do concreto protendido são as seguintes:
· Melhor desempenho para as cargas de serviço para o controle de flexão e fissuração.
· Permite a optimização da utilização dos materiais de alta resistência
· Os elementos são mais eficientes e mais delgados, permitindo uma menor utilização do material, em vigas, por exemplo, utilizado para pré-dimensionamento de alturas com L/20 a L/23 , onde L é o vão da viga, ao contrário L/10 concreto armado.
· As fabricas para produção em massa permite maior controle sobre a qualidade e o custo do produto reduz.
· Construção mais rápida para ser atacado ao mesmo tempo ou serem construídas várias frentes simultaneamente em diferentes partes da estrutura, o que geralmente implica benefícios econômicos significativos quando é realizada uma análise financeira por completo.
Além disso, algumas desvantagens que devem ser mencionados em ocasiões que podem surgir em determinadas obras. Estas são os seguintes:
· Falta de coordenação no transporte de elementos protendidos e a montagem é mais dispendiosa.
· Em geral, o investimento inicial é maior, diminuindo este tempo no período da construção.
· Também requer um projeto relativamente especializado com conexões, articulações e apoios.
· Você deve cuidadosamente planejar e executar o processo de construção, particularmente nos passos de montagem e de concretagem in loco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome