- Bom vendedor já nasce feito – É uma concepção totalmente errada, pois o profissional de vendas pode perfeitamente ser desenvolvido.
- Meu produto se vende sozinho – Isso funcionou no passado, quando um bom produto era privilégio de poucas empresas, sendo um diferencial competitivo importante. Com a concorrência acirrada de hoje, ou as companhias têm produtos de qualidade ou ficam fora da briga, pois qualidade é exigência do mercado.
- Cliente tem de comprar qualquer coisa – Vender não é apenas fazer o consumidor levar qualquer produto como se fosse um troféu conquistado em uma competição em que o profissional de vendas sempre precisa vencer.
- Venda é tarefa que compete somente aos vendedores – No mercado moderno e competitivo, se não houver perfeita sintonia no trabalho de equipe, empresa alguma terá sucesso. Todos na companhia têm de ser vendedores, demonstrando pronta disposição e vontade de servir rapidamente aos clientes.
- Não se deve mexer em time que está ganhando – Se a equipe continua motivada e produtiva, com certeza não precisa mexer. Mas será que é possível conseguir isso por muito tempo?
- Cliente é chato e sempre quer ter razão – Esse foi um direito que ele conquistou depois de ter se sujeitado por bastante tempo às exigências das empresas. É melhor ter vários consumidores chatos e exigentes, mas comprando e pagando bem, que ficar com a mercadoria no estoque.
Antônio de Pádua Braúna Braga é engenheiro agrônomo, especializado em vendas, além de consultor, escritor, palestrante e instrutor de vendas, atendimento e relações com clientes, com mais de 30 anos de experiência.
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