Para conseguirmos obter "A" Fabrica é necessário iniciar pela fase do Planejamento. Existem muitas definições para o Planejamento, mas devemos voltar tudo a um OBJETIVO, veja abaixo parte de um estudo da seguinte publicação: PRODUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO ENXUTA feita por Otacílio Leôncio da Silva Junior.
Para a empresa alcançar a liderança do mercado em que atua é muito mais fácil do que manter a posição de lider, logo é necessário SEMPRE todos estarem voltados SINERGICAMENTE ao Planejamento ou seja o Feed-back nunca deve ser deixado para trás, a penalidade é a perda da liderança isto quando a empresa não sai totalmente do mercado.Vejamos o que Octacílio nos ensina para o planejamento:
PLANEJAMENTO
Apesar de existirem várias definições de planejamento, este trabalho admite o formulado por Formoso et al (1999), segundo o qual, planejamento “é um processo gerencial, que envolve o estabelecimento de objetivos e a determinação dos procedimentos necessários para atingi-los, sendo somente eficaz quando realizado em conjunto com o controle”.
1 PLANEJAMENTO – ETAPAS
Laufer; Tucker (1987), para compreensão do processo de planejamento, propõem um modelo, representado pela Figura 1, segundo o qual o planejamento é subdividido em cinco etapas principais:
a) preparação do processo de planejamento: tem por objetivo a definição de procedimentos e padrões a serem adotados na execução do processo de planejamento, inclusive com análise das condições que influenciam as atividades do próprio processo. Dentre as decisões a serem tomadas neste estágio pode-se destacar:
• definição dos principais envolvidos no planejamento e controle, bem como de suas responsabilidades;
• níveis hierárquicos a serem adotados e periodicidade dos planos a serem gerados;
• nível de detalhe em cada fase do planejamento e critérios para subdivisão do plano em itens;
• técnicas e ferramentas de planejamento a serem empregadas.
b) coleta de informações: segundo Formoso (1999), a qualidade do processo de planejamento e controle depende da disponibilidade de informações para os tomadores de decisão, sendo as mesmas produzidas em formatos e periodicidade variadas por diversos setores da empresa e também por outros intervenientes do processo, tais como: clientes, projetistas, subempreiteiros, poder público e consultores, além de literatura especializada.
c) elaboração dos planos: é o momento quando é elaborado o produto do processo de planejamento – o plano de obra. (Nota: O famoso Plano de Ação-PA)
d) difusão das informações: todas as informações geradas pelo plano de obra precisam ser difundidas entre os seus usuários.
e) avaliação do processo de planejamento: o processo de planejamento necessita ser avaliado com frequência e realimentado (FEED_BACK) com novas informações geradas pela obra, de modo a manter-se atualizado e servir de fonte de informações para empreendimentos futuros.
Figura 1: Ciclo de Planejamento (LAUFER, TRUCKER apud FORMOSO, 1999)
2.2 NÍVEIS HIERÁRQUICOS DO PLANEJAMENTO:
Devido as características dos empreendimentos de construção civil, é a sua complexidade e a variabilidade de seus processos que exigem a necessidade da divisão do planejamento em diferentes níveis hierárquicos. Formoso (1991) propõe essa divisão em três níveis:
a) estratégico: aborda a definição dos objetivos do empreendimento, a partir do perfil do cliente, ou do mercado alvo;
b) tático: compreende a seleção e a aquisição dos recursos necessários para atingir os objetivos do empreendimento, bem como a elaboração de um plano geral para utilização desses recursos;
c) operacional: trata do detalhamento das atividades a serem realizadas, dos recursos e momentos de execução. Se necessário, e de acordo com a natureza do empreendimento, dentro de cada nível hierárquico, pode ocorrer a subdivisão em outros níveis.
Esta publicação pode ser vista na integra em: Aqui
Este é o inicio de uma "A" Fabrica, continua....
Publicação numero1: Aqui
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
0 Comments:
Postar um comentário