Vou relatar um fato que vem ocorrendo sistematicamente nas concretagens de algumas obras. Até parece que é tudo normal. Fui esta semana sair para jantar e me deparei com uma concretagem de uma GRANDE obra que tinha uma bomba lança de concreto com o caminhão em espera, sempre gostei do concreto, por isso parei e observei, e vejo que o motorista do caminhão betoneira apressado pega um aparelho celular e se dirige a traseira do caminhão, fiquei ainda mais curioso e parei totalmente para ver que pressa era aquela.
Não é que o motorista subiu para observar dentro do caminhão e ligou a lanterna do celular e depois desce e pega a mangueira de água e .... já sabe o que ocorreu. Será possível???
Venho sempre dizendo que precisamos de ensaio de recebimento do concreto mais realista, sei que existe o Speedy do concreto da GE mas não tenho visto sua utilização. Os valores envolvidos em uma concretagem não permitem que utilizamos ainda, ensaios tão simplistas e de tão baixo custo como o Slump Test.
Devemos parar com isso, devemos tirar esta responsabilidade dos motoristas....
Devemos parar com isso, devemos tirar esta responsabilidade dos motoristas....
Mas Afinal Slump Test para que? se as margens são acima de 50%?? veja:http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/08/afinal-slump-test-para-que.html
É questão de bom senso Slump NÃO GARANTE A RESISTÊNCIA DO CONCRETO veja aqui publicação:
Aparelho da GE:
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
0 Comments:
Postar um comentário