O gráfico de potencia 0.45, chamado também de Curva do Poder 0.45, é uma representação em gráfico da dimensão da peneira versus a percentagem de agregado que passa desse tamanho . No entanto , o tamanho da peneira é elevado à potência de 0,45 .
Esta curva foi desenvolvido pela indústria de asfalto , mas foi adotado por produtores de concreto quando se descobriu como favorável uma mistura de concreto de alta densidade de embalagem que poderia ter. A maioria das usinas de concreto dos EUA utilizam este gráfico para ver se uma mistura está dentro de faixas ótimas.
Os gráficos apresentados na Figura abaixo, mostram a , linha reta que se estende do meio a partir da origem para o tamanho máximo do agregado representando classificação ótima . As duas linhas retas em ambos os lados desta linha média sólida estão simplesmente como uma guia (faixas) e partem a partir da origem até um tamanho acima e um tamanho abaixo do tamanho do agregado máximo .
É claro que nenhuma graduação vai perfeitamente seguir a linha média reta , mas desde que a graduação caia dentro da zona de uma das duas linhas exteriores , a graduação vai ter uma elevada densidade de empacotamento .
Simples não é?
Mas quando resolvemos procurar uma mistura com o comando Solver do Excel, este gráfico de potencia 0.45 fica logicamente dentro das faixas de classificação ótima. A titulo de ilustração fiz uma planilha para demonstrar como este gráfico fica com uma mistura resolvida com o Solver.
No Brasil em todos os métodos de dosagem que veem sendo feitos não se utiliza esta Curva do Poder 0.45 ou mesmo algo similar.
No Brasil em todos os métodos de dosagem que veem sendo feitos não se utiliza esta Curva do Poder 0.45 ou mesmo algo similar.
A curva do Poder 0.45 não leva em consideração o conteúdo cimento, incorporação de ar ou a forma de partículas e textura, sua utilização como diz Jay Shilstone em sua publicação: uma excelente ferramenta para o desenvolvimento e avaliação de uma mistura de concreto, desde que se entende que as qualificações e restrições são do gráfico.
Uma restrição para a dosagem é que esta curva não leva em conta a grande quantidade de materiais que podem passar a peneira n ° 200 , especialmente no caso do agregado britados que podem conter estes grande teores de finos. Existem também este gráficos que não levam em consideração estes micro finos, estes não são considerados e assim as linhas não começam na origem (em zero), mas sim com o tamanho No. 200.
Logicamente este gráfico não vai fazer parte da nova planilha que estou desenvolvendo.
Estou a disposição para quaisquer dúvidas sobre o assunto,
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
clubedoconcreto@gmail.com
clubedoconcreto@gmail.com
0 Comments:
Postar um comentário