Como todos sabemos, o concreto armado é o mais utilizado no material de construção civil. A excelente ajuste das propriedades de concreto com armadura de aço, para formar um material compósito de concreto armado tem permitido difusão espetacular e usar ao longo do século passado, o que conduziu aos problemas associados com a durabilidade destas estruturas têm uma grande importância técnica, econômica e social.
Por tudo isso, ele tem dedicado muito esforço e dinheiro para encontrar, prevenir e resolver os riscos que limitam a vida útil de um material começou a promover-se como durabilidade ilimitada e os requisitos mínimos de manutenção.
A situação é, infelizmente, longe de ser satisfatória, mesmo que persistem controvérsias sobre questões fundamentais. No entanto, não há dúvida de que a corrosão do reforço de aço é de longe o principal fator limitante a durabilidade das estruturas de concreto armado. Nesta apostila são analisados, com uma abordagem puramente prática, as causas, efeitos, métodos de medição, inspeção e modos de diagnóstico de corrosão neste sistema: aço concreto / .
Em nossa realidade, há um reconhecimento generalizado da importância que pode adquirir o aço de reforço corroído, de modo que a grande maioria das inspeções são realizadas em estruturas onde o dano já foi feito aparente, quando seria desejável fazer rotineiramente, especialmente em ambientes altamente agressivos.
A falta de acesso visual ao aço de reforço contribui para este estado de coisas, porque os sintomas visíveis são geralmente precedem o pedido de inspeção e também torna-se evidente, na maioria dos casos, quando o dano já é significativo.
Na figura anterior, os volumes relativos que pode atingir os produtos de corrosão de ferro em comparação com o volume de metal em comparação destruído. Claramente, se os produtos de corrosão não migrar através dos poros, pequenas quantidades de metal corroído pode gerar uma tensão considerável. Os efeitos da corrosão em todo manifesto em três pilares do concreto armado: em aço, no concreto e no aço / concreto adesão, conforme descrito na figura a seguir:
A acumulação de todos os efeitos da corrosão é a principal causa de deterioração de estruturas de concreto armado e limitando, portanto, a sua durabilidade. Não há corrosão tolerável limite superior, o que pode variar de acordo com o propósito de as estruturas, ou um índice numérico geralmente aceita para o cálculo da durabilidade, estima-se em relação a vários parâmetros: a ligação entre concreto e reforço , a perda de capacidade de carga, a redução da secção do reforço, o tempo necessário para que as substâncias corrosivas de penetrar através dos meios de blindagem, ou até mesmo os sintomas visíveis de degradação .
Em qualquer caso, qualquer que seja a escolha para a estimativa de parâmetros são os efeitos de corrosão causados pela variação do referido parâmetro. Por algum tempo, a corrosão das armaduras é um aspecto que atribui a maior importância na manutenção das estruturas existentes, uma vez que tem contribuído para colapsos estruturais grande impacto.
Viga de concreto armado afetadas por processo de corrosão
O concreto armado, como o resto dos materiais de construção é projetado com a ideia de que se mantêm estáveis ao longo do tempo, sem perder as propriedades físicas e químicas que o caracterizam. Desde a sua criação, o concreto contém poros, alguns deles interligados, que podem ser de importância fundamental na sua durabilidade, uma vez que agentes agressores externos têm uma maneira de penetrar através deles, ou por difusão capilar.
Muitas vezes, a falha prematura é atribuída à má qualidade do concreto (água / cimento muito alto, as relações de cimento / agrega muito baixo, o trabalho de comissionamento inadequada, etc.). A lista dos contribuintes físicos e químicos para os ligantes de cimento perdem suas propriedades, junto com uma breve descrição dos fenômenos que ocorrem e medidas eficazes para combater ou prevenir fatores é apresentado na Tabela 1. No geral, a qualidade doconcreto, expresso em termos de permeabilidade ou de permeação, é o principal recurso que determina a sua durabilidade.
A melhor foto do efeito corrosivo sobre a estrutura do C ° A °
Devido à força de tracção de baixo da grande maioria das estruturas de concreto reforçado de concreto que se projecta, a durabilidade do que é essencialmente limitada pela corrosão do aço de reforço.
Todas as excelentes propriedades do concreto como material de construção, seria estéril se não fosse por uma propriedade adicional, a sua capacidade de proteger o aço de reforço contra a corrosão. Esta capacidade conferida por um pH elevado de cimento, imposta pelo Ca (OH) 2 formado na hidratação dos principais componentes do cimento, silicatos de tricálcio e fosfato dicálcico, o que garante um estado passivo do aço de reforço e, por conseguinte, a sua longa vida útil.
A acumulação de todos os efeitos da corrosão é a principal causa de deterioração de estruturas de concreto armado e limitando, portanto, a sua durabilidade.
Não há corrosão tolerável limite superior , o que pode variar de acordo com o propósito de as estruturas, ou um índice numérico geralmente aceita para o cálculo da durabilidade, estima-se em relação a vários parâmetros: a ligação entre concreto e reforço , a perda de capacidade de carga, a redução da secção do reforço, o tempo necessário para que as substâncias corrosivas de penetrar através dos meios de blindagem, ou até mesmo os sintomas visíveis de degradação.
Em qualquer caso, qualquer que seja a escolha para a estimativa de parâmetros são os efeitos de corrosão causados pela variação do referido parâmetro. Por algum tempo, a corrosão das armaduras é um aspecto que atribui a maior importância na manutenção das estruturas existentes, uma vez que tem contribuído para colapsos estruturais grande impacto.
Aqui eu mostro uma tabela dos principais fatores de deterioração de estruturas de concreto armado, a fenomenologia comum e as medidas para que eles não têm esses problemas.
No geral, a qualidade do concreto, expresso em termos de permeabilidade ou de permeação, é o principal recurso que determina a sua durabilidade. Finalmente, no próximo post vamos lidar com as causas da corrosão em corrosão das armaduras de aço e localizadas pela presença de íons cloreto, junto com a carbonatação do concreto, outra questão importante para resolver.
Algumas referências:
Terradillos Garcés, Pedro; Llorca Climent, Miguel; Zornoza Gómez, Emilio. corrosão das armaduras em estruturas de concreto. Editorial Clube Universitario de 2008
Gonzalez Sandoval, Federico. manual de construção de concreto supervisão . Limusa Edição de 2000
González Fernández Miranda Vidales. corrosão em estruturas de concreto armado fundações, medição, diagnóstico e prevenção. CSIC de 2007
Publicações do Instituto de Corrosão e Proteção. Pontifícia Universidade Católica do
Veja o Guía para la Durabilidad del Hormigón:
http://www.inti.gob.ar/cirsoc/pdf/publicom/ACI_201_2R_01.pdf
Veja o Guía para la Durabilidad del Hormigón:
http://www.inti.gob.ar/cirsoc/pdf/publicom/ACI_201_2R_01.pdf
0 Comments:
Postar um comentário