Planilha (revisada) para analisar secções sujeitas a bi-axial flexão e seções não simétricas. A nova versão faz uso de rotinas para dividir qualquer seção definida por coordenadas XY em camadas trapezoidais, descritos aqui . A nova versão (ULS Projeto Funções-biax.xlsb ) foi adicionada ao arquivo zip juntamente com a versão anterior, e pode ser baixado a partir deULS Projeto Functions.zip , incluindo o código completo de código aberto.
Pode baixar aqui também:
Não deixe de fazer uma visita em seu site:
Entrada e resultados para uma ampla seção retangular, sujeito a bi-axial flexão e carga axial, são mostrados na imagem abaixo:
A direção do momento aplicado é definido por MX e MY, então o ângulo de eixo neutro é ajustado para que a força de reação e momentos estão em equilíbrio com as cargas aplicadas, clicando no botão "Adjust NA Angle".
A seção de concreto é definido por coordenadas XY de cada canto, listados no sentido horário, eo reforço é definido em camadas, digitando as coordenadas do início e fim de cada camada: Para cada camada o número de bares e diâmetro da barra são definido, em conjunto com as propriedades do aço para a primeira camada, e qualquer subsequente camada com propriedades diferentes. Também é possível especificar uma força de pré-esforço para qualquer camada.
A secção hexagonal abaixo demonstra que, para uma secção simétrica do ângulo do eixo do momento resultante é paralelo ao ângulo de eixo neutro, como seria de esperar:
É possível definir qualquer forma complexa, tal como a viga de ponte prefabricados de Super-T mostrados abaixo:
É também possível definir formas com vazios internos, como mostrado abaixo, listando os cantos do vazio no sentido anti-horário. Neste caso, a linha tem de ser contínua do início ao fim, e a ligação entre a linha exterior e o vácuo deve ser feita com duas linhas separadas, com uma muito pequena separação, de modo que as linhas separadas ou não sobrepor-se a qualquer ponto de cruzamento. Veja o exemplo no arquivo de download para mais detalhes.
Dados de saída mais detalhada é fornecida na folha "UMom Out", em um formato semelhante à versão anterior.
A análise é realizada por duas funções definidas pelo usuário (UDF), UMom e UMomA.UMom fornece a saída detalhada mostrada acima para obter um único conjunto de cargas aplicadas. UMomA retorna qualquer um dos valores de saída disponíveis para uma variedade de cargas axiais aplicadas, e um único valor ou gama de direcções eixo neutro.Ambas as funções retornam uma matriz de valores, e deve ser inserida como uma função de matriz, conforme descrito em Usando funções de Array e UDFs .
Utilização da função de UMomA permite a rápida geração de diagramas de interacção, tal como mostrado nas figuras abaixo:
0 Comments:
Postar um comentário