Para se verificar o teor de finos de uma mistura devemos calcular a Superfície Específica SS.
Cada peneira é relacionada com pesos.
Cada peneira é relacionada com pesos.
A soma desta multiplicação de pesos versus %retidos fornecem o valor da Superfície Específica SS.
Os pesos relacionados abaixo foram baseados na experiência de Ken Day que utilizou os pesos como sendo a típica relação para esferas perfeitas.
Veja o exemplo de cálculo do SS:
Esta verificação é necessária para que o teor de finos não concorram com o cimento, para não haver aumento na utilização da água de amassamento, aumentando os vazios, dando origem a resistências mais baixas do que as previstas.
Se o valor do SS da mistura alcançar o valor maior que o SS de Fuller é sinal que está existindo um aumento do teor de finos nesta mistura.
Uma das soluções para se corrigir pode ser com a utilização de um aditivo com melhor qualidade e/ou com percentuais máximos de adição recomendados pelo fabricante do aditivo.
Outra solução é se utilizar aditivo incorporador de ar para diminuir o teor de areia, tendo-se neste caso o cuidado de não se alterar o valor dispersão de Fuller para valores acima de três (calculo com o comando SOLVER do Excel)
E a última alternativa seria trocar este agregado miúdo que está fora de especificação para os aditivos de mercado.
Para o exemplo acima temos os SS :
Mistura = 25.29
Então existiu neste exemplo, um aumento da finura em 1.51%, portanto não existe necessidade de troca de agregado miúdo basta ser utilizado um maior percentual de aditivo.
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
0 Comments:
Postar um comentário