Margem de contribuição

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Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).
Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura/suporte.
Representada da seguinte forma:
MC = PV - ( CV + DV )
Onde:
MC = Margem de contribuição;
PV = Preço de Venda ou Receita Op. Bruta Total;
CV = Custo variável ou Custo das Mercadorias Vendidas(CMV);
DV = Despesa variável.

Indice de Margem de Contribuição (Imc) é a relação entre a Margem de Contribuição e o preço de venda:
Imc = MC / PV 
Como seria um exemplo de DRE - Demonstração do Resultado do Exercício:
Receita Op. Bruta Total = R$ 4000,0
:Receita Op. Bruta à Vista = R$ 2500,0
:Receita Op. Bruta à Prazo = R$ 1500,0
Custos dos produtos vendidos / custos variáveis = R$ 1100,0
Despesas variáveis = R$ 505,0
:Comissões = R$ 150,0
:Fretes = R$ 90,0
:Material de embalagem = R$ 95,0ebrae
:Despesas gerais dep. de vendas = R$ 170,0
Margem de Contribuição = 2395,0
Ou seja:
Receita OperacionalR$4000,0
(-) Custo dos produtosR$1100,0
(-) Despesas VariáveisR$505,0
(=) Margem de ContribuiçãoR$2395,0
Indice da Margem de Contribuição59%

Cartilha explicativa do Sebrae Rio de Janeiro:
http://www.sebraerj.com.br/docs/margem_contribuicao.pdf

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