Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Markup ou Mark Up é um termo usado em Economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda1 Pode ser expressado como uma quantia fixada ou como percentual..1 O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda.2
Um markup é adicionado ao custo total incorrido pelo produtor de um bem ou serviço com propósito de gerar um lucro.
A contabilidade define o Markup, de maneira semelhante. Mas para entender corretamente é preciso considerar alguns fatores que o influenciam. Como custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis. O markup terá percentuais diferentes, de acordo com os custos e despesas.
São três tipos de Markup:
- Total: Todos os custos de fabricação de um produto mais as despesas de vendas e administrativas são incluídas no custo total. A composição do custo total é obtida somando os custos e despesas fixas mais os custo e despesas variáveis. O markup iguala-se ao lucro desejado.
- Produto: Somente custos de fabricação de um produto são incluídas no custo. As despesas de vendas e administrativas mais os lucros.
- Variável: Somente custos fixos e despesas fixas mais o lucros são incluídas no markup. Os custo variáveis e despesas variáveis, estão incluídas no montante do custo.
Exemplo
Assim, tomamos um exemplo de um Produto ou Serviço que foi Vendido por R$500,00. Com impostos sobre a Venda representando 18%, Comissão 10%, Encargos Financeiros 4,5% e o Lucro 12%.
A Soma destes percentuais representa o valor do Markup de Venda. Aqui Markup de Venda é 44,5% do Preço de Venda.
Como o Produto ou Serviço foi Vendido por R$500,00, então R$222,50 serão destinados para pagamento das contas do Markup de Venda (R$90,00 para Impostos sobre a Venda, R$50,00 para Comissão, R$22,50 para Encargos Financeiros e R$60,00 para o Lucro).
Os outros 55,5% que é igual a R$277,50 (serão destinados para o pagamento do Custo de Produção).
Podemos dizer também que os 55,5% representa o Markup Divisor, ou Coeficiente Divisor.
O Markup Divisor é o percentual que se obtém tomando (1) um inteiro (100%) e deste subtraindo o percentual do Markup de Venda.
Porque Markup Divisor ?
Tomando-se o Custo de Produção e dividindo pelo percentual do Markup Divisor se obtém o Preço de Venda.
No exemplo acima o Custo de Produção é de R$277,50. Se tomarmos, este valor, e dividi-lo por 0,5550 (55,5%) teremos como resultado R$ 500,00, que é o Preço com que foi Vendido o Produto ou Serviço.
Referências
- ↑a b Ingels, Jack. Ornamental Horticulture: Science, Operations, & Management. [S.l.]: Cengage Learning, 2009. 601 pp. ISBN 978-1-4354-9816-7.
Informações para calcular
- Tenha em mãos o demonstrativo de resultados de sua empresa
- Estabelecer o custo do produto;
- Estabelecer o percentual de lucro que o formador de preço deseja auferir;
- Somar todos os custos, impostos e margem de contribuições totais;
- Calcular o índice do Mark Up;
- Pelo índice do Mark Up formar o preço final.
0 Comments:
Postar um comentário