Introdução
O plano de concretagem é um conjunto de medidas a serem tomadas antes e durante o lançamento do concreto para assegurar a qualidade da peça a ser concretada. É necessário elaborar um planejamento detalhado considerando diversos condicionantes e prevendo os seus comportamentos nas atividades; O qual consiste em programar desde os movimentos do caminhão até as ações de cada operário. Portanto o objetivo desse trabalho é elaborar um plano de concretagem, obtendo dessa forma conhecimentos que irão nos familiarizar com um processo bastante comum e importante na nossa profissão.
Procedimento Preliminar
Na concretagem primeiramente deve-se ter alguns cuidados:
1. Reservar um espaço nas bandejas de proteção para que o caminhão, ao estacionar, chegue mais próximo da edificação e se conecte com a girafa que bombeia o concreto para os pavimentos superiores;
2. Os pilares tem que ser concretados após a colocação prévia das armaduras e fôrmas;
3. As escadas devem ser concretadas juntamente com os pilares para possibilitar a sua utilização para transporte dos materiais até os pavimentos superiores;
4. Garantir a existência de fontes de água e de tomadas de energia para ligação dos adensadores, réguas e iluminação;
5. Garantir que os moldes estejam limpos e preparados;
6.Requisitar a presença de equipes de carpinteiros, armadores e eletricistas para estarem de prontidão durante a concretagem para eventuais serviços de reparos e reforços nas fôrmas, armaduras e instalações;
7. Acercar-se das condições de segurança interna e externamente à obra, verificando as proteções de taludes, valas, trânsito de veículos próximos;
8. Planejar e acompanhar a sequência de concretagem anotando o local onde foram lançados o material de cada caminhão e terminar a concretagem sempre no ponto de saída da laje.
Solicitação de concreto usinado
Para a escolha do fornecedor de concreto dosado em central, além dos critérios comerciais para a seleção (preço, prazo de pagamento, entrega, credibilidade etc.) deve-se verificar se o fornecedor está atendendo às prescrições das normas técnicas pertinentes e se recolhem junto ao CREA as devidas anotações de responsabilidade técnica pelo serviço executado.
Definidos os lotes de concreto, em função do tipo de estrutura, solicitação (compressão ou flexão) e quantidade, o contratante deve exigir que na nota fiscal que venham registradas as seguintes informações:
1. Especificação do concreto (tipo de cimento, traço. teor de argamassa etc.);
2. Resistências características (no mínimo aos 28 dias);
3. Módulo de elasticidade;
4. Consistência;
5. Dimensão máxima do agregado graúdo;
6. Consumo mínimo de cimento;
7. Fator água-cimento;
8. Aditivos;
9. Volume;
10. Preço unitário e total;
11. Horário da saída do caminhão da central.
Transporte:
O transporte do concreto é um item importante da concretagem, pois interfere diretamente nas definições das características do concreto, trabalhabilidade desejada, na produtividade do serviço e na elaboração de um projeto para produção.
O sistema de transporte deve ser tal que permita o lançamento direto nas fôrmas, evitando-se depósitos intermediários ou transferência de equipamentos.
O tempo de duração do transporte deve ser o menor possível, para minimizar os efeitos relativos à redução da trabalhabilidade com o passar do tempo. Sistema de transportes:
1. Carrinho de mão: A sua capacidade é menos de 80 litros, seu uso é improdutivo, pois há a dificuldade de equilíbrio em apenas uma roda.
2. Bombas de concreto: Capacidade de 35 a 45 m3/hora, Permite a continuidade no fluxo do material. Reduz a quantidade de mão de obra.
3. Grua e caçamba:Capacidade de 15 m³/h, Realiza a movimentação horizontal e vertical com um único equipamento. Apresenta um abastecimento do concreto descontinuado. Libera o elevador de cargas.
Para a escolha e o dimensionamento do sistema de transporte do concreto, consideramos O volume a ser concretado, a velocidade de aplicação, a distância - horizontal e vertical - entre o recebimento e a utilização e o arranjo físico do canteiro.
Para a concretagem do Planta Tower usaremos o concreto usinado pelas vantagens que ele possui perante os outros.O concreto usinado é obtido em centrais dosadoras, geralmente chamadas de concreteiras. São instalações preparadas para a produção em escala, constituídas de silos armazenadores, balanças, correias transportadoras e equipamentos de controle.
Na maioria dos casos, para as obras urbanas, a mistura é feita no próprio caminhão, durante o trajeto entre a central de concreto e a obra. Nas obras de grande porte, como barragens e estradas, as centrais podem fazer a mistura e o material é transportado por gruas e caçambas. Dentre as vantagens do uso de concreto pronto (usinado) pode-se destacar:
1. Economia de materiais, menor perda de areia, brita e cimento;
2. Maior controle tecnológico dos materiais, dosagem, resistência e consistência, com melhoria da qualidade;
3. Racionalização do número de ajudantes na obra, com a consequente redução dos encargos trabalhistas;
4. Melhor produtividade da equipe;
5. Redução no controle de suprimentos e eliminação de áreas de estoque no canteiro;
6. Redução do custo da obra.
Lançamento: Antes
1. O acesso para o caminhão-betoneira deve permitir manobras do caminhão seguinte, de forma que a continuidade não seja prejudicada. Prever local próximo do canteiro para estacionar o caminhão que estará esperando para descarregar. É necessário sinalizar as manobras dos caminhões com a colocação de cones refletivos, fitas e luzes de sinalização, quando for o caso. Quando utilizar concreto bombeado, prever os acessos e local de estacionamento para os caminhões e a bomba. O estacionamento para dois caminhões-betoneira, próximo à bomba, a fim de manter o fluxo contínuo de bombeamento.
O prédio no qual irá ser realizado a concretagem apresenta fácil acesso,no entanto apresenta um tráfego bastante movimentado, portanto de preferência a concretagem deverá ser realizada de noite e /ou madrugada para que não ocorra atrasos ou imprevistos tanto para a obra , quanto para os moradores das proximidades , com relação ao espaço , não possui problemas para a movimentação dos caminhões-betoneiras.
2. Antes da descarga do caminhão é necessário fazer uma avaliação da quantidade de água do concreto, verificando se a consistência está de acordo com o que foi especificado na nota fiscal (pedido). A falta de água torna o concreto menos trabalhável, podendo criar ninhos de concretagem (bicheiras) e água em excesso reduz a resistência do concreto. A consistência é avaliada pelo ensaio slump test, que tem como objetivos de determinar da trabalhabilidade e controlar a quantidade de água adicionada no concreto fresco.
Lançamento: Durante
1. Fazer com que o concreto seja lançado logo após o batimento, limitando em 2 horas e meia o tempo entre a saída do caminhão da concreteira e a aplicação na obra;
2. Limitar em 1 hora o tempo de fim da mistura no caminhão e o lançamento, o mesmo valendo para concretagem sobre camada já adensada e se for o caso, utilizar retardadores de pega, nas obras com maior dificuldade no lançamento;
3. Lançar o mais próximo da sua posição final;
4. Evitar o acúmulo de concreto em determinados pontos da fôrma, distribuindo a massa sobre a fôrma;
5. Lançar em camadas horizontais de 15 a 30 cm, a partir das extremidades para o centro das fôrmas;
6.Lançar nova camada antes do início de pega da camada inferior;
7. Tomar cuidados especiais quando da concretagem com temperatura ambiente inferior a 10ºC e superior a 35ºC;
8. A altura de lançamento não deve ultrapassar 2,5 metros e, se for o caso, utilizar trombas, calhas, funis etc. para alturas de lançamento superiores a 2,5 metros;
9. Limitar o transporte interno do concreto com carrinhos a 60 metros para evitar a segregação e perda de consistência (utilizar carrinhos ou jericas com pneus);
10. Preparar rampas e caminhos de acesso às fôrmas (prever antiderrapantes);
11. Iniciar a concretagem pela parte mais distante do local de recebimento do concreto;
12. Molhar abundantemente as fôrmas antes de iniciar o lançamento do concreto;
13. Eliminar e/ou isolar pontos de contaminação por barro, entulho e outros materiais indesejados;
14. Manter uma equipe de carpinteiros, armadores e eletricistas, sendo que um carpinteiro fique sob as fôrmas verificando o preenchimento com um martelo de borracha;
15. Lançar nos pés dos pilares, antes do concreto, uma camada de argamassa com traço 1:3 (cimento e areia média);
16. Interromper a concretagem no caso de chuva, protegendo o trecho já concretado com lonas plásticas;
17. Dar especial atenção às armaduras negativas, verificando sua integridade;
18. Providenciar pontos de iluminação no caso da concretagem se estender para a noite.
Adensamento
O objetivo do adensamento do concreto lançado é torná-lo mais compacto, retirando o ar do material, incorporado nas fases de mistura, transporte e lançamento. O adensamento exige certa energia mecânica. Para a concretagem do Planta Tower , por se tratar de uma obra que exige uma maior qualidade e responsabilidade é necessário promover o adensamento por meio de equipamentos de vibração.
O concreto deve ser adensado imediatamente após seu lançamento nas fôrmas, levando em conta que tanto a falta de vibração como o excesso pode causar sérios problemas para o concreto. Os seguintes cuidados são importantes nesta fase da execução do concreto:
1. Providenciar os equipamentos necessários: vibradores de imersão (agulha), vibradores de superfície (réguas ou placas vibratórias, acabadoras de superfície), vibradores externos (vibradores de fôrma, mesas vibratórias e rolos compactadores vibratórios);
2. Determinar a altura das camadas em função do equipamento utilizado, o vibrador de imersão deve penetrar cerca de 5 cm na camada inferior;
3. Iniciar o adensamento logo após o lançamento; evite o adensamento a menos de 10 cm da parede da fôrma devido ao aparecimento de bolhas de ar e perda de argamassa;
4. Prever reforço das fôrmas e escoramento, em função de adensamento enérgico;
5. Evitar o transporte do concreto com o equipamento de adensamento.
Cura
A cura do concreto é uma etapa importante da concretagem, pois evita a evaporação prematura da água e fissuras no concreto. Após o início do endurecimento, o concreto continua a ganhar resistência,mas para que isso ocorra de forma satisfatória, devem-se tomar alguns cuidados:
1. Iniciar a cura tão logo a superfície concretada tenha resistência à ação da água (algumas horas) e estenda por, no mínimo, 7 dias;
2. Manter o concreto saturado até que os espaços ocupados pela água sejam então ocupados; pelos produtos da hidratação do cimento.
3. Deixar o concreto nas fôrmas, mantendo-as molhadas;
4. Mantenha um procedimento contínuo de cura.
Os principais processos são:
* Molhagem das fôrmas (pequenas superfícies);
* Aspersão;
* Recobrimento (areia, serragem, terra, sacos de aniagem, mantidos úmidos etc.);
* Impermeabilização superficial (conhecida como membranas de cura);
* Submersão;
* Cura a vapor.
Podemos concluir que, quanto mais perfeita e demorada for à cura do concreto, tanto melhores serão suas características finais.
Conclusão
A obtenção de um concreto com qualidade requer uma série de cuidados. Esses cuidados englobam desde a escolha de seus materiais, a determinação de um traço que garanta a resistência e a durabilidade desejada, passando pela homogeneização da mistura, sua correta aplicação e adensamento, até a “cura” adequada – que garantirá a perfeita hidratação do cimento.
A concretagem é a fase final de um processo de elaboração de elementos de infraestrutura e superestrutura, e em geral a mais importante. Somente pode ser liberada para execução depois de verificado se as fôrmas estão consolidadas e limpas, se as armaduras estão corretamente dispostas e se as instalações embutidas estãodevidamente posicionadas.
Os erros cometidos na concretagem geralmente acarretam grandes prejuízos futuros. A necessidade de correção das patologias ocorridas nas estruturas provocadas por falta de cuidados na fase de concretagem implicará em perda da reputação e de dinheiro para o profissional e construtora responsáveis, por isso é de extrema importância o seu estudo e cuidado.
Referências:
*http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/sistemasconstrutivos/3/concretagem-praticas/execucao/60/concretagem-praticas.html
* Manual de concretagem Engemix
* http://www.ufrgs.br/eso/content/?p=1034
* http://construcaociviltips.blogspot.com.br/2012/04/o-que-devemos-verificar-antes-da.html
* http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/41/artigo239495-1.asp
UEMA – Universidade Estadual do Maranhão
CCT – Centro de Ciências Tecnológicas
CURSO – Engenharia Civil
PROFª – Adriana Carvalho
PLANO DE CONCRETAGEM DO PLANTA TOWER
São Luis 2012, Luize Leão Lima, Léticia Silva Lima
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