A remoção do concreto deteriorado, danificado, poroso ou com defeito é uma obrigação para qualquer trabalho de reparação, mas a extensão dessa mudança de residência não pode normalmente ser determinado na fase de planejamento. A decisão sobre quanto concreto danificado está a ser removido e qual o nível de envelhecimento para betão existente for autorizado a permanecer no lugar é muito tedioso. Esta decisão torna-se particularmente difícil, porque a mudança de propriedades do concreto ocorre gradualmente ao longo da profundidade de concreto e não há nenhuma linha de fronteira dura e rápida. Uma orientação para a extensão da remoção de betões de força média e alta é para continuar a remoção de material até que as partículas agregadas estão a ser quebrado, em vez de simplesmente removido da matriz de cimento. Não é uma boa prática para remover material somente até ao plano de reforço e ter uma junção entre os materiais novos e velhos direito no mesmo local. Mesmo naqueles casos em que é decidido não para envolver completamente as barras, é melhor para expor cerca de três quartos do diâmetro e barras para expor as barras de canto totalmente.
Jateamento de concreto danificado pode gerar problemas no concreto circundante e, portanto, seu uso deve ser cuidadosamente planejado. O uso de ferramentas de impacto pode também produzir em pequena escala de cracking para a superfície do betão deixado no lugar. A remoção de detritos por alguns meios primários é geralmente seguido por um método utilizando secundária tais como lascas, jacto de areia (impacto de areia com uma pressão de ar de alta) ou de jacto de água de alta pressão para limpar a superfície. Para a remoção mais precisa de concreto danificado em pequenas áreas, via de corte pode ser utilizado, mas as superfícies obtidas devem ser tratados com finas camadas de materiais para melhorar a superfície da aresta de difusão.
Ao expor áreas estreitas, mas profundas para reparação ao longo rachaduras, a cavidade é melhor ser rebaixada para travar o material de reparação, ver Fig.1 por dois métodos alternativos. Para grandes áreas, as bordas da área são cortados drasticamente perpendicular à face do concreto existente, sem qualquer corte inferior. Para grandes cavidades a serem preenchidas, a superfície superior é feita de preferência derramante para o interior para facilitar a colocação e compactação do material de reparação.
As técnicas de remoção de concreto usados deve ser eficaz, segura e econômica, e deve produzir dano mínimo ao concreto deixado no local. Algumas técnicas de remoção demorar muito mais tempo do que os outros, mas são ambiente amigável. Algumas técnicas de permitir que uma parte do trabalho a ser realizado sem remover a estrutura de serviço. A única técnica de remoção pode não ser a melhor solução para todas as partes de uma dada estrutura. As propriedades do concreto a ser removido fornecer informações importantes necessária a determinação do método e custo de remoção de concreto e esta informação deve ser disponibilizada aos empreiteiros para licitação.
Após a remoção, a superfície de concreto é verificada por inspecção visual e por soar na superfície, exame ou teste de ligação microscópico por danos perto da superfície e tomando núcleos, testes de velocidade de pulso e pulso testes de eco para a condição subsolo de permanecer concreto. Todos concreto danificado ou deteriorado é para ser removida e as quantidades deve ser estimada como a maior precisão possível no início.
As grandes categorias de métodos de remoção de concreto são jateamento, corte, impactante, fresagem, pré-splitting, e abrasão. Os detalhes de vários métodos são apresentados abaixo:
1. Métodos de jateamento
Métodos de areação usar materiais que produzem rápida expansão do gás confinado dentro de uma série de orifícios para produzir fratura controlada do concreto. Explosivo de detonação é considerada a maneira mais eficaz e rápida de deslocar grandes quantidades de betão danificado. Uma quantidade concebido de explosivo é colocado em furos de perfuração que é, simultaneamente, ou em sequência predefinida detonadas.
Uma técnica de decapagem com almofada de detonação é controlada, em que uma linha de menor ou igual a 75 mm de diâmetro furos são perfurados paralela à face de remoção, cada furo é carregado com cargas leves de explosivo, as cargas são amortecidos pela areia molhada, e os explosivos denotado. Este método produz uma superfície relativamente limpo, com menos sobrequebra. Todas as fases das operações de detonação deve ser realizada por pessoal qualificado com experiência comprovada e competência neste domínio e devida permissão dos departamentos governamentais devem ser tomadas com antecedência.
2. Métodos de corte
Seguindo métodos pode ser usada para cortar o concreto danificado e a selecção do método depende, basicamente, manuseamento e transporte dos pedaços cortados.
a) por jacto de água de alta pressão (sem abrasivos) : Um pequeno jacto de água a alta pressão é usada produzindo pressões de 69-310 MPa e acima, para cortar a superfície do betão.
b) Saw : diamante ou metal duro serras estão disponíveis em tamanhos que variam de muito pequenas serras portáteis para muito grandes serras capazes de profundidades de corte de até 1,3 m.
c) de corte do fio de diamante : Um fio contínuo tendo módulos impregnados com diamantes é enrolado em torno da massa de betão a ser cortado e está ligado a um motor de modo a formar um laço rotativo. Os limites da fonte de alimentação de determinar o tamanho da estrutura de betão que pode ser cortada.
d) corte mecânico: O corte mecânico é conseguido através mandíbulas accionados hidraulicamente para cortar aço concreto e reforçando para fazer cortes através de placas, plataformas, e outros membros de concreto finas. Os cortes devem ser iniciados a partir de bordas livres ou de buracos feitos por disjuntores e cuidados de mão devem ser tomadas para evitar o corte em outros membros.
e) o ponto de perfuração: Neste método, furos que se sobrepõem são perfurados ao longo do perímetro de remoção para cortar secções desejadas do betão. Este método é especialmente útil para fazer recortes através de elementos de betão em que o acesso a somente uma face é possível e a profundidade do corte é maior.
f) corte térmica: A tocha pó, lança térmica, e pó de lança pode ser usado para corte térmico que usam calor intenso gerado pela reacção entre o oxigénio e metais em pó para fundir uma parte do betão. Estes métodos são geralmente lentas e o progresso depende da taxa à qual a escória resultante pode fluir para fora da ranhura. Estes dispositivos são melhores para cortar concreto armado.
3. Métodos impactando
Nestes métodos, marcante repetida da superfície de betão é feito com uma ferramenta de alta energia ou de uma grande massa de material desprendido para fracturar e o concreto.Este método pode causar microfissuração no betão adjacente particularmente se a remoção de profundidade parcial for necessária. Seguindo equipamentos são utilizados para este método:
a) martelos manuais
b) disjuntores montados-boom
c) desbastadoras
4. Métodos de fresagem
Métodos de fresagem são utilizadas para remover uma quantidade especificada de betão de grandes áreas de superfícies horizontais ou verticais; Tendo a profundidade de remoção varia de 3 mm a cerca de 100 mm. Esses métodos geralmente produzem uma superfície de som livre de micro-fissuras.
Scarifier : Um escarificador é uma ferramenta de corte de concreto que emprega a ação rotativa e seus bits cortador corta superfícies de concreto. Este equipamento pode remover concreto deteriorado e de som no qual alguns dos concreto contém laços de formulário e telas metálicas, concreto solto de superfícies recentemente jateadas e concreto que é rachado e enfraquecidos por um agente expansivo. Escarificadores estão disponíveis numa larga gama de tamanhos.
5. Hydro-demolição
Jacto de água de alta pressão é utilizado como um meio primário para remoção de concreto, quando se deseja preservar e limpar o reforço de aço para reutilização e para minimizar os danos ao concreto restante no lugar. Este método tem uma alta eficiência e desintegra concreto mudá-lo de volta à areia e pedaços do tamanho de cascalho-.
6. Métodos de pré-divisão
Métodos de pré-divisão de usar divisores hidráulicos, pulsos de pressão de água, ou expansivas produtos químicos colocados em poços perfurados ao longo de uma linha para induzir um avião de crack para a remoção de concreto. A direção ea extensão dos planos de crack que se propagam dependem padrão, o espaçamento ea profundidade dos furos.
a) divisor hidráulico : Este método é usado como um meio primário para a remoção de grandes volumes de material a partir de estruturas de betão de massa e o aparelho é constituído por um dispositivo de cunha de que é usado em furos previamente abertos para dividir concreto. Meio secundário de separação e manuseamento do betão é necessária para limpar o aço de reforço.
b) Água-pulso divisor : Neste método furos são perfurados e são enchidos com água e um dispositivo contendo uma muito pequena carga explosiva é detonada em um ou mais furos.Isto cria um impulso de alta pressão através da transferência de água para a estrutura de impacto e fazendo com que a fissuração do betão. Este método não funciona se o concreto é severamente rachado ou deteriorado, porque não pode reter a água nos furos.
c) os agentes do produto Expansivo : Ao colocar agentes expansivos de cimento (por exemplo, os produtos que contêm pó de alumínio) em poços localizados em um padrão decidido no âmbito da estrutura de concreto, o concreto pode ser dividida em pedaços para remoção. Este método é menos violenta e provoca uma perturbação mínima para o betão adjacente.
7. Equipamento abrasivo de jateamento
Equipamento abrasivo de jateamento remove concreto propelindo um meio abrasivo a alta velocidade contra a superfície de concreto para abradar-lo. A projecção de abrasivo é tipicamente usado para remover contaminantes da superfície e como uma preparação de superfície final. Métodos comumente usados incluem jateamento, shot-blasting, e jateamento de água de alta pressão.
Rebentamento : Este método é a técnica mais utilizada para limpar betão e aço para betão armado, onde comuns areias, areias de sílica, ou areias metálico é utilizado como a ferramenta de abrasão primário. Há três seguintes métodos de implementação deste método.
a) jacto de areia a seco : A superfície de concreto é bombardeado com areia com a ajuda de ar de alta pressão na atmosfera aberta. As partículas de areia são normalmente angular e pode variar em tamanho de uma passagem para uma peneira 2,12 4,75 milímetros, as partículas de maior tamanho são utilizados para mais áspera condição da superfície necessária. O ar comprimido a uma pressão mínima de 860 kPa é usado neste método.Areias mais finas são usados para a remoção de materiais soltos e graxa do concreto e aço de reforço, enquanto areias grossas são comumente usados para expor os agregados finos e grossos no concreto ou firmemente ligado produtos de corrosão do aço de reforço. A profundidade econômico até que jateamento de areia é eficaz é cerca de 6 mm a partir da superfície de concreto.
b) jateamento molhado : Este método é o mesmo que areação seca, mas as partículas livres saltar para trás a partir da superfície são coletados em um círculo de água para reduzir a poluição do ar.
c) de alta pressão de gotejamento húmido de jacto de areia : areia é projectada na superfície do betão ou o aço de reforço com a ajuda da corrente de água a altas pressões que variam de 10 a 20 MPa. Este método não é tão eficaz como a jacto de areia seca.
8. A granalhagem
Este método também é semelhante ao de jacto de areia, mas aqui são peças de metal projectado na superfície de betão a uma alta velocidade. O tiro corrói o betão a partir da superfície e o material removido é recolhido por uma câmara de vácuo na máquina. O processo de jateamento é altamente eficiente e ambiente método amigável. Uma operação de limpeza de superfícies é feito por meio de um pequeno porte tiro e definindo a máquina para uma velocidade máxima de viagens. Remoção de tanto quanto 6 mm de uma única passagem é possível e até 20 mm de espessura pode ser facilmente removido.
9. de alta pressão com jacto de água (com abrasivos)
Com jacto de água de alta pressão com abrasivos usa um fluxo de água de alta pressão de 10 a 35 MPa com um abrasivo, tal como a areia, o óxido de alumínio. Este equipamento pode remover a sujeira, graxa ou outras partículas pequenas expondo o agregado fino. O abrasivo é removida a água, antes de ser disposta num sistema de água da chuva ou de resíduos.
0 Comments:
Postar um comentário