É uma aplicação de cimento revolucionária, que cria uma nova gama de concretos com uma vasta gama de usos no futuro. A resistência à compressão do material varia de 200 a 800 MPa, a sua resistência à tração de 25 MPa a 150 MPa, as quantidades de energia que esmagam a 30.000 J / m2 e a densidade varia entre 2500 e 3,000 kg / m3.
Ele baseia-se na criação de uma mistura muito homogênea com a utilização de materiais muito finos e gradação não contínua de mistura apropriada de modo a alcançar a mais alta densidade possível (a razão entre o diâmetro das várias fracções é de aproximadamente 7).
A relação W / C está perto de 0,15 e a viabilidade dessas misturas é controlada com altas porcentagens de super-plastificantes, enquanto a pressão está sendo aplicada durante o endurecimento.
Para aumentar a deformação antes da trituração, fibras de aço ou de carbono estão sendo usados. Devido à pequena proporção de água / cimento, uma percentagem considerável de cimento não é hidratado e está sendo usado como um agregado. Na figura abaixo, as secções deste novo material estão sendo comparadas com as respectivas secções transversais de aço, convencional de concreto armado e concreto protendido pré-esforçado.
Os usos mais conhecidos e espetaculares deste material até o momento são:
- A 6 metros período pré-esforçado ponte pedonal em Sherbrook, Canadá, com uma resistência à compressão de 200 MPa.
- A ponte Sakata-Mirai pedonal no Japão e no passadiço Seonyu em Seul, que mede 120m, com uma resistência à compressão do concreto de 180 MPa (a estrutura de sustentação consiste em pré-moldado e protendido arcos; Arquiteto: Rudy Ricciotti).
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