O uso cada vez maior de concreto estrutural como um material de construção arquitetônica catapultou qualidade na aparência da superfície a uma posição de destaque na indústria de construção de concreto. Uma das principais influências que afetam a estética de superfície de concreto são os bugholes. Os Bugholes são vazios superficiais que resultam da migração de ar aprisionado (e, em menor extensão de água) para a interface de forma do concreto fresco. Estes defeitos manifestam-se na maior parte da superfície em superfícies verticais.
Durante a consolidação, a densificação e o volume subsequente encolhimento das forças do concreto fresco aprisionando vazios de ar e de água em excesso para fora da matriz de cimento.
A água tende a migrar para cima devido a um diferencial de densidade e tornar-se sangrar água. As bolhas de ar, no entanto, procurar a rota mais próxima para alcançar o equilíbrio de pressão. Quando sob uma forma vertical, a distância mais próxima para a migração das bolhas de ar "é a forma a superfície interior. Se estas bolhas não são dirigidas verticalmente para a superfície livre do concreto a configuração do concreto, após a remoção das formas (moldes) os bugholes estarão presentes em abundancia ou não.
Os Bugholes são encontradas mais frequentemente na porção superior da estrutura do concreto ou em superfícies inclinadas formam como resultado da acumulação de aditivo de escapar os vazios do ar ao longo da altura da estrutura.Estes vazios de superfície são principalmente um problema estético para concreto estrutural exposto. No entanto, os problemas surgem se a superfície de concreto está a ser pintada ou se os vazios atingirem um diâmetro maior (tipicamente maior do que 1 polegada).
Causas
Talvez a causa mais influente do bugholes é uma vibração imprópria. Consolidação, geralmente através de vibração, define as bolhas de ar e de água em movimento. A quantidade adequada de vibração envia tanto ar aprisionado e excesso de água para a superfície livre do concreto - tanto vertical sinuosa através da matriz ou lateralmente em uma rota direta para a parede do formulário.
A Vibração imprópria será ou insuficientemente libertar os espaços vazios ou excesso de consolidar o concreto, resultando em segregação e sangramento. (Veja ACI 309 para uma descrição completa da consolidação usando vibração.) Outro fator que promove a formação bughole é o próprio material das formas (moldes) . Formas não permeáveis (isto é, a madeira impregnada de polímero e aço) e o uso de agentes de libertação de forma pode restringir o movimento das bolhas de ar entre o interface de forma ao concreto que é necessário para uma redução dos bughole. É imperativo que quando são usados agentes de libertação de forma (desmoldantes), eles são utilizados de acordo com as recomendações do fabricante e utilizado apenas com material em forma especificado.
O projeto de mistura (dosagem) também pode ser considerado um contributo significativo para a formação de bughole. Misturas com designs que variam muito em sua utilização de tipo de agregado, tamanho e classificação e seu uso de aditivos e ar-arrastamento. Uma mistura pegajosa ou rígida que não responde a consolidação pode ser diretamente ligado à formação de vazios que aumentam na superfície.
Cura
(1) consolidação adequada . Vibração deve ser completado com cada levantamento do concreto colocado. Como camadas sucessivas são colocados, o vibrador deve penetrar na camada anterior, trabalhando o ar retido para as formas e, em seguida, verticalmente até os lados.
(2) Formas permeáveis . Quando são utilizadas formas impermeáveis, mais vibração é necessária para mover os vazios de ar para a superfície livre do concreto. O uso de formas permeáveis tem sido demonstrado por meio de pesquisa para reduzir significativamente bugholes, permitindo escapar o ar se mova através das formas para o ar ambiente. Escolhendo a forma libertando agente adequado na quantidade adequada pode também melhorar a qualidade da superfície.
(3) projeto de mistura . Viáveis, misturas fluidas são mais fáceis de colocar e consolidar e, portanto, reduzir o risco de formação de bughole. Concreto com um agregado de forma otimizada graduada que evite quantidades excessivas de agregados finos, teor de cimento corretamente proporcionado, e qualquer mistura que proporciona o aumento do fluxo, trabalhabilidade, ou a facilidade de consolidação contribui para a redução bughole.
Auto-consolidação de concreto (concreto autoadensavel) está se tornando cada vez mais popular para as indústrias (pré-moldado especialmente) para melhorar a qualidade da superfície. Bugholes como defeitos superficiais não são prejudiciais para concreto estrutural do ponto de vista durabilidade. No entanto, com o aumento do uso de concreto estrutural na construção acabado, a qualidade da superfície é cada vez mais importante. Através de uma cuidadosa seleção de materiais, acabamento de qualidade e supervisão obediente, vazios de superfície pode ser minimizado.
0 Comments:
Postar um comentário