Móveis com GFRC - Por Jeffrey Girard

móveis de concretoMóveis de concreto tem sido tentados a fazer. Naqueles primeiros dias, móveis de concreto foram feitos principalmente em concreto pré-moldado. Desde que precisava ser reforçado com aço, o concreto tende a ser grosso, volumoso e pesado. Isso fez com que peças grandes, finas e delicadas fossem impraticáveis ou impossíveis de se fazer.
A atual tendência para a utilização de fibra de vidro reforçado de concreto (GFRC) mudou isso. GFRC é uma forma de concreto que tem inerentemente alta resistência à flexão. Ele pode ser facilmente moldado em formas complexas tridimensionais, que não precisam de ser espessa para ser forte.
Móveis em si podem ser um desafio, uma vez que o objeto que está sendo feito, muitas vezes tem que ser funcional, ergonômico, durável, leve e portátil. Além disso, ele tem de ser esteticamente agradável. Estes desafios podem ser assustador quando se trata de usar concreto como material de escolha. Mesmo GFRC, com a sua maior resistência à flexão e à facilidade de moldagem, tem limitações.
GFRC tem uma densidade de cerca de quatro vezes maior do que a madeira, mas a resistência à flexão da madeira é aproximadamente quatro vezes maior do que de GFRC. Isso significa que seu projeto deve acomodar desvantagem resistência-peso de GFRC. Isso não significa GFRC é inadequado. Significa simplesmente que ele pode não ser possível replicar as linhas finas e delicadas de um projeto particular com base em madeira.
Ainda assim, com um pouco de cuidado, a compreensão e adaptação, concreto mais conhecido por placas bidimensionais planas pode ser trabalhada em peças tridimensionais deslumbrantes.  
GFRC é o material certo
GFRC é concreto, mas é o reforço de fibra que cria a alta resistência à flexão necessária para formas finas e leves.
A resistência à flexão é também chamado de resistência à flexão, e é esta característica que é o mais importante quando se trata de fazer um material durável, de alta resistência.
No passado eu discuti princípios de aço de reforço em grande detalhe. Mas, para apreciar os benefícios de GFRC Eu acho que vale a pena resumir as diferenças significativas (e vantagens) que GFRC tem sobre o concreto reforçado com aço.
Concreto reforçado com aço convencional tem dois componentes importantes e muito diferentes: o concreto e o material de aço de reforço. O concreto é frequentemente uma mistura à base de agregados, mas também pode ser uma argamassa ou areia em toda  a mistura.
De qualquer maneira, o componente de concreto não armado pode ser descrito como um material altamente quebradiço com elevada resistência à compressão e resistência à flexão baixo. Isso significa que as porções de concreto sem reforço da peça são muito forte em compressão, mas vai rachar facilmente se eles são dobrados ou flexionados na direção errada. O aço de reforço é de aço estrutural muito elevada da resistência à tração. Seu trabalho é para resistir a todas as forças de tensão que são desenvolvidos no concreto quando o objeto concreto é flexionado.
Com a concepção e construção do aço que resiste completamente as forças de tensão e não esticar até o ponto onde as rachaduras de concreto e aquelas rachaduras se tornem visíveis. As boas práticas da indústria (e as leis da física) ditam que aço de reforço no presente deve ser colocado perto da área com máxima desenvolvida tensão. Em todas as vigas, que a área está perto da face que se estende a mais quando é flexionado.
Maior resistência à flexão é obtida quando a distância entre a face de compressão e a face tensão é grande. Esta é a principal razão vigas de piso são orientados para que elas sejam altas, não largas e curto.
Porque o aço deve ser incorporado dentro do concreto e da peça de concreto ainda tem de ser facilmente construídos, forte, vigas de concreto reforçado com aço tendem a ser relativamente espessa e, portanto, pesado.
Para complicar ainda mais as coisas, os móveis tendem a ser movidas de lugar e tratadas com muito mais freqüência do que as lajes da bancada, para que o concreto fica flexionado muito mais frequentemente e é freqüentemente flexionado em diferentes direções. Para resistir à flexão, o aço de reforço deve ser colocado em todos os lugares tensão é antecipado, que é por vezes difícil de prever e muitas vezes muito difícil de alcançar. Esses dois fatores tornam concreto reforçado com aço menos do que ideal para a maioria das aplicações em móveis.
Em contraste, GFRC é, essencialmente, um único material que engloba o concreto e o seu reforço. Sim, há um decorativo, revestimento rosto magro, não estrutural que esconde as fibras, mas o principal elemento de força é o revestimento apoiador GFRC, a maior parte do seu material. Porque as fibras de vidro são misturados no concreto, a resistência é mais ou menos o mesmo em toda a parte. Não só é o material mais fácil de lançar, mas ele se comporta de maneira mais uniforme, um grande benefício para mobiliário que é empurrado e puxado e se mudou muitas vezes de lugar.
Dito isto, GFRC deve ser feito corretamente. O direito tipos de fibras deve ser usado nas quantidades certas e o concreto deve ser estendido no caminho correto. Demasiadas vezes GFRC é feito incorretamente, e o resultado é uma decepção e fracasso.
Use as fibras certas
GFRC recebe a sua força a partir de um alto volume de fibras (AR) de vidro alcalino-resistente. O vidro é tratada com dióxido de zircônio ´para resistir ao ambiente altamente alcalino dentro de concreto. Alcalinidade irá enfraquecer as fibras de vidro comuns (aqueles usados ​​em aplicações de fibra de vidro, como barcos e outros, então a primeira chave para o sucesso é usar o tipo certo de fibra.
Use a quantidade certa de fibras
Porque as fibras de vidro AR representam cerca de um terço do custo do material de GFRC, há uma tendência a usar menos fibras, a fim de economizar dinheiro. Esta não é uma boa ideia, porque usar menos fibra cria GFRC que é mais fraco e mais frágil.
GFRC recebe a sua força a partir das fibras, e menor teor de fibra de reduzir drasticamente a resistência à flexão. Geralmente uma dose mínima de 3 por cento de fibra fornece resistências à flexão úteis. Reduzir este a 2 por cento ou menos pode cair a resistência à flexão tanto que o resultado é um pouco melhor do que o concreto sem reforço. Em contraste, o aumento do teor de fibra a 4 por cento, ou mesmo 5 por cento pode aumentar significativamente a resistência à flexão, desde que seja fundido adequadamente.
Lançar no lugar certo
Outra tendência preocupante é fazer coat apoiador GFRC "auto-consolidação". A ideia é que  GFRC é mais fácil e mais rápido para lançar. Isto também cria GFRC que é mais fraco e mais frágil.
GFRC que é feito para ser altamente fluido e, em seguida, simplesmente vertida num molde tem as suas fibras orientadas aleatoriamente, de modo que apenas cerca de 5 por cento a 10 por cento das fibras são capazes de fornecer qualquer resistência significativa. todo o propósito de GFRC é ter elevada resistência à flexão, e que só pode ser alcançado através da aplicação da GFRC em camadas finas e, em seguida, cada camada de compactação com rolos especiais. Este processo de compactação as fibras se orientam para uma configuração mais bidimensional, aumentando dramaticamente a eficácia das fibras, porque 30 por cento a 50 por cento das fibras estão orientadas de forma otimizada. Além disso, a AR malha de vidro, também chamado de tecido forte, pode ser laminada para o GFRC para aumentar a resistência à flexão ainda mais.
O cimento usado para fazer peças finas, leves e funcionais de mobiliário exige um material com uma elevada resistência à flexão. Corretamente feita GFRC é formulada para fornecer esses pontos fortes,  de modo a garantir o seu mobiliário é forte e durável, você deve fazer o GFRC corretamente.
Jeffrey Girard é fundador e presidente da The Concrete bancada Institute e um dos pioneiros da bancada concretas de engenharia. Ele pode ser alcançado em 
info@concretecountertopinstitute.com.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010