1-Materiais a serem utilizados nas alvenarias (gesso, bloco cerâmico, bloco de concreto..)
2-Tipo de laje a ser utilizada (alveolar protendida, maciça, treliçada, volterrana...)
3-Dimensões preliminares de todos elementos estruturais tais como vigas, pilares,escadas, etc
4-Locação preliminar de pilares
5-Vãos de vigas e lajes
6-Tipo de obra para a definição de sobrecargas
7-Tipo de material a ser utilizado nos elementos estruturais.
8-Carregamento da estrutura pelas definições dos itens anteriores.
A escolha destes itens normalmente é feita pela experiencia do calculista ou pode até ser exigida pelo arquiteto em seu projeto básico. As dimensões para os elementos estruturais, o calculista normalmente se baseia em projetos similares anteriores, mas tudo pode ser revisto durante o processo de cálculo para que se defina a elaboração do Projeto Estrutural.
As soluções para definição das dimensões dos elementos estruturais são muitas e com isso se procura uma solução que forneça um Custo Otimizado a qual deveria ser a solução mais econômica para o projeto estrutural como um todo.
Embora as ferramentas computacionais para analise e dimensionamento de estruturas tenham evoluído, não é usual por estes programas existirem módulos para a busca de soluções que otimizem o custo de cada elemento estrutural. Refinar um projeto, ou seja procurar soluções que otimizem cada elemento se torna praticamente inviável porque sempre os prazos são muito curtos para a elaboração do Projeto Estrutural e no finalmente.... se adota usualmente a solução que atenda a todos os requisitos exigidos por instruções normativas.
Na segunda publicação tratarei de ideias para se otimizar o custo em vigas, e aguardo sugestões para o assunto que serão muito bem vindas,
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
0 Comments:
Postar um comentário