1-Introdução
Ninguém pode contestar a inventividade de João Filgueiras Lima conhecido por Lelé um arquiteto brasileiro da contemporaneidade, com os seus métodos de construção, a racionalização dos canteiros que o fizeram a desenvolver novos pré-fabricados, não deixando de lado as suas magnificas obras. João Figueiras Lima nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1932.
Estas suas obras e fabricas se espalharam pelo Brasil no final da década de 50 que começou em Brasília e nas décadas de 80 a 90 entraram as suas fabricas.
Saiba que não existiu ninguém até hoje com uma gama tão grande de novos produtos de concreto pré-fabricado e que Lelé pode ser considerado, entre outros, como precursor e desbravador da industrialização da construção no Brasil. .
Ninguém pode contestar a inventividade de João Filgueiras Lima conhecido por Lelé um arquiteto brasileiro da contemporaneidade, com os seus métodos de construção, a racionalização dos canteiros que o fizeram a desenvolver novos pré-fabricados, não deixando de lado as suas magnificas obras. João Figueiras Lima nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1932.
Estas suas obras e fabricas se espalharam pelo Brasil no final da década de 50 que começou em Brasília e nas décadas de 80 a 90 entraram as suas fabricas.
Saiba que não existiu ninguém até hoje com uma gama tão grande de novos produtos de concreto pré-fabricado e que Lelé pode ser considerado, entre outros, como precursor e desbravador da industrialização da construção no Brasil. .
Vale ainda destacar a referencia internacional de Lelé pelo Grande Prêmio da Primeira Bienal de Arquitetura e Engenharia de Madrid pelo projeto da unidade do Sarah em Salvador, em 1998. Ganhou o premio pela PINI pelo seu “Reconhecimento Setorial”.
É um tipo particular de concreto armado, composto por argamassa de cimento e agregado miúdo e armadura difusa, em geral constituída de telas de aço de malhas de pequena abertura, distribuídas em toda a seção transversal da peça. (HANAI, 1992)
Vou mostrar em diversas publicações o seu trabalho de a argamassa armada que ainda hoje tem destaque na sua aplicação em favelas e no saneamento básico, quando Lelé em 1979, trabalhou para a Prefeitura de Salvador,
2-Escadarias Drenantes e Rampas
Começando com as escadarias drenantes em Salvador (Brasil),onde com uma proposta para a infra-estrutura pela OCEPLAN - Órgão Central de Planejamento, se deu inicio a ideia de ser construído com tijolos e por cima destes colocados placas de concreto armado que iriam servir a circulação de pedestres, Com esta proposta inicial Lelé aperfeiçoou a ideia e em 1979 Lelé implanta sua primeira fábrica de edificações, a Companhia de Renovação Urbana de Salvador (Renurb) e em 1982, monta sua segunda fábrica, onde realiza sua primeira obra integralmente construída com componentes em argamassa armada, com montagem inteiramente manual .
-as escadarias e rampas de acesso
-coletar as águas pluviais e servidas
- ter peças para poder se transportar por dois homens devido aos problemas dos taludes íngremes das favelas,
- que os locais são de dificílimo acesso devido ao acesso por ruas estreitas
-os terrenos são de baixa resistência de suporte.
Esta problemas foram assim solucionados por Lelé:
- com peças leves,
- peças fáceis de se fabricar,
- sem exigência de maquinários,
- com encaixes simples
- montagem manual
- com custo baixo em relação a outros sistemas
- com cura do concreto e da argamassa armada
E resolvendo todos os problemas citados, veja como ficou este produto:
Foto da bibliografia de CRISTINA CÂNCIO TRIGO- Módulo drenante e placa de degrau
- com peças leves,
- peças fáceis de se fabricar,
- sem exigência de maquinários,
- com encaixes simples
- montagem manual
- com custo baixo em relação a outros sistemas
- com cura do concreto e da argamassa armada
E resolvendo todos os problemas citados, veja como ficou este produto:
Foto da bibliografia de CRISTINA CÂNCIO TRIGO- Módulo drenante e placa de degrau
Foto do Estudo Técnico 64 - ABCP
Serviços para a montagem das escadarias/rampas drenantes
- Abertura das cavas de fundação para assentamento dos pré-fabricados- Limpeza
- Fazer a base em solo-cimento bem compactada por processos mecânicos
- Carregar/transportar/descarregar e assentar os elementos
- Reaterro das cavas nas laterais com o solo-cimento
- Proteção nas laterais dos elementos com argamassa de comento e areia
- Acabamento em geral
Claro que tem-se um projeto para cada obra a ser executada, com suas medidas e o total de cada elemento.
Veja abaixo as fotos inéditas que digitalizei de meu particular acervo:
Esclareço que a bibliografia será colocada na última publicação, assim como uma ideia de produtividade na implantação de cada produto, e seus volumes e taxas de armaduras utilizados
Então até a próxima,
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
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