Sempre é bom dizer as diferenças entre Dimensão Máxima Característica -DMC e Dimensão Máxima Teórica - DMT.
Adotei o nome de Dimensão Máxima Teórica - DMT por ser de mais fixação e tenho procurado sempre explanar algo sobre o assunto e ai vamos com mais explicações ...
Diferenças DMC e DMT
-Dimensão máxima teórica - DMT é o valor EXATO no qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada exatamente igual a 5% em massa ou de outro valor a que se venha adotar.
-A dimensão máxima caraterística - DMC de um agregado, corresponde à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa ou outro valor a que se venha adotar.
Logo a diferença é que para o DMT é a medida exata da dimensão no valor retido e o DMC é o valor imediatamente igual ou inferior a abertura nominal.
Pode ser difícil a compreensão para alguns. Se for adotado em uma dosagem para o concreto o DMT como é feito usualmente a muitos anos (mais de um século..rsrsrs) tem-se misturas mais dispersas em relação a curva de Fuller, logo a dispersão torna-se bem maior o que conduz a misturas bem mais ásperas ou seja com maior teor de grossos.
Quando se ajusta a curva de Fuller com o DMT, (que sempre digo ser a curva mãe de todas as curvas) temos uma solução REAL e não uma solução EMPÍRICA em que se adota um valor de uma peneira . Tenho visto varias pessoas que estão usando as planilhas que divulgo sem fazer esse ajuste, querendo facilitar o trabalho mas isso conduz a erros que por certamente tornam-se erros grosseiros. Sei que o Solver facilita a apuração dos percentuais para cada agregado mas temos de dizer ao Solver o que queremos e deve-se dizer um valor apurado, um valor matemático.
Veja o exemplo de uma mistura que foi resolvida pelo solver com o DMT= DMC, pode conduzir a erros muito grandes com a mudança dos % resolvidos. Este erro é mais acentuado quando o DMT tem uma diferença maior:
Veja o exemplo de uma mistura que foi resolvida pelo solver com o DMT= DMC, pode conduzir a erros muito grandes com a mudança dos % resolvidos. Este erro é mais acentuado quando o DMT tem uma diferença maior:
Existe casos em que tem-se de utilizar britas lamelares, isso é possível sim no DPCON , mas tem-se de fazer um ajuste de finos, a literatura de concretos bombeados se recomenda utilizar até 10% a mais de finos. Não é simplesmente aumentar até 10% de areia e sim aumentar os finos que são uma parte das areias (agregado miúdo).
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra.
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra.
0 Comments:
Postar um comentário