Esta é uma tradução com pequenos ajustes de um comentário de Rod Edwards feita em concretepumping, se você trabalha com bombeamento releia várias vezes até compreender realmente o que ocorre ao se aumentar a pressão de bombeamento...
Aqui está a prova que você precisa para ver por que é uma boa ideia para bombear tão lento como você pode em cada trabalho.
Na semana passada eu estava criando outro nomograma. Não era nada novo, eu fiz centenas deles.
Eu tenho escrito artigos sobre a sua utilização para o dimensionamento bombas para situações de trabalho, e eu achava que sabia tudo sobre este normograma. Desta vez, por qualquer razão, uma verdade saltou para mim era que eu nunca tinha considerado antes:
A relação entre o quão rápido você operar a bomba, e o custo de funcionamento da bomba. No nomograma, aumento da velocidade aparece como aumento da pressão. Para o proprietário da bomba de concreto e da frota, no entanto, o aumento da velocidade mostra-se como o aumento dos custos de manutenção, aumento do consumo de combustível e diminuição da vida útil da bomba.
No final dos anos 1970 eu era um operador da bomba. Durante esse tempo, eu aprendi que havia duas maneiras de lidar com a entrega do concreto no que diz respeito a velocidade.
Num dia quente:
quando estava a ser entregue concreto esporadicamente, eu bombeava lentamente, mantendo a taxa de fornecimento da bomba combinada com a taxa de entrega do concreto. Era uma operação fácil;
Em dias mais frios:
você tem mais de um período de tempo para a carência do concreto, e você pode adotar um estilo diferente de operar.
Sempre eu bombeava os caminhões o mais rápido que podia, e depois ficava esperando o outro caminhão de concreto chegar. Durante esse tempo, eu poderia comer o meu almoço, lubrificar a máquina, etc.
O que eu não sabia era que o estilo de "correr e esperar" na operação do bombeamento seria o aumento da desgaste nas tubulações, mangueiras, bomba e desgaste das peças em até 300%.
Quando o caminhão betoneira estava pronto para despejar, eu empurrava o acelerador no máximo. Eu poderia muito dizer que apertava o botão que dizia "gastar muito dinheiro."
O aumento da velocidade também provoca um aumento da pressão. Para visualizar o efeito, lembre-se que o concreto quando passa pela tubulação fica muito parecido com uma lixa sob pressão. Pegue um pedaço de lixa e esfregue-o suavemente sobre um pedaço de madeira. Algum material é removido, mas que seria necessário um longo tempo para desgastar a madeira. Aumentar a velocidade que você está esfregando a madeira, e vai demorar menos tempo para desgastar a madeira. Agora esfregue rapidamente e empurrar é realmente difícil como você esfregar. Torna-se mais fácil de imaginar agora o desgaste nos tubos que transportam o concreto, não é?
A Figura abaixo mostra um nomograma de um trabalho de bombagem exemplo, com três exemplos de bombeamento diferente. O exemplo pressupõe os seguintes critérios:
• A bomba tem uma configuração de bomba hidráulica de 200 Kw, e uma taxa máxima de 180 jardas cúbicas / hora de bombeamento.
• A bomba está equipada com 125 mm (5 polegadas) de tubo, com um comprimento de 200 pés de valor proporcional (uma unidade de 32 metros).
• 4 polegadas de concreto queda, 0 pés diferença de nível entre a bomba e o ponto de descarga.
• O concreto está sendo entregue ao trabalho a 60 cúbico jardas / hora.
A linha azul escura representa uma bomba rodando a uma taxa de fluxo que corresponde exatamente ao ser concreto entregue ao trabalho.Este é um pouco de terra de sonhos, eu sei. O concreto nunca chega em intervalos igualmente espaçados, como seria o necessário. Ainda assim, o mais perto que você poderia vir a utilizar essa velocidade com menos os custos de manutenção. Você pode ver que a pressão necessária para colocar o concreto a esta velocidade é de apenas cerca de 171 PSI.
A linha vermelha representa o que acontece se a bomba é executado ao dobro da velocidade do concreto que chegam, que prevê pausas entre as cargas. Como você pode ver, agora requer cerca de 341 PSI para mover o concreto através do oleoduto.
A linha verde representa o que acontece se o operador simplesmente coloca tudo à velocidade máxima e liga a bomba. Velocidade através da tubulação é de três vezes do que precisaria ser, e leva cerca de 514 PSI para mover o concreto através do tubo. O desgaste é muito acelerado nos componentes de tubulação, válvula de concreto, e do sistema hidráulico. Além disso, o consumo de combustível está no seu máximo. O trabalho não será terminado mais cedo ... o concreto ainda está chegando ao trabalho em 60 jardas cúbicas por hora.Apenas os custos de manutenção e operacionais aumentaram. (meu comnetário: EITA!!! OLHEM ISSO!!!)
Na realidade, mesmo o operador com melhor custo não poderia realizar a taxa de fluxo representado pela linha azul. Haverá lacunas na prestação de concreto, e o operador precisará ir ao banheiro, pausas para o almoço, e tempo para lubrificar os componentes.Ainda assim, em algum lugar entre a linha azul e a linha vermelha é o que é possível para um trabalho normal e sua operação mais econômica.
Como você pode começar a perceber essas economias de custo? Talvez um plano de bônus para os operadores vinculados a custos de manutenção. O conhecimento é o primeiro passo. Quando eu era um operador da bomba, eu não tinha conhecimento destes fatos, e teria poupado o meu patrão um pouco de dinheiro, se eu tivesse esse conhecimento!!!
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