Soube recentemente do falecimento no ano passado, do grande mestre dos mestres KEN DAY o que muito me entristeceu e principalmente na forma que isso ocorreu, leia o artigo abaixo e veja a sua história
Sei que Ken Day foi e sempre será um grande percursor sobre dosagem de concretos, sua obra jamais será esquecida por mim e por muitos que estudam a tecnologia do concreto.
Sempre citarei seu nome, que era o seu desejo, conforme as entrelinhas do prefácio da edição de seu terceiro livro
Meu muito obrigado
Valeu mesmo Ken Day
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
Sei que Ken Day foi e sempre será um grande percursor sobre dosagem de concretos, sua obra jamais será esquecida por mim e por muitos que estudam a tecnologia do concreto.
Sempre citarei seu nome, que era o seu desejo, conforme as entrelinhas do prefácio da edição de seu terceiro livro
Meu muito obrigado
Valeu mesmo Ken Day
Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra
Vale Ken Day 2 Jun 2016
Ken nasceu em Yorkshire, no Reino Unido em 30 de novembro de 1930. Ele era o único filho de um moulder de ferro e sua mãe era uma costureira. Ele foi cuidada por sua avó que em anos mais tarde o levou para a escola. Ken era um bom erudito e qualificado para uma bolsa de estudos do governo à universidade onde estudou para um grau da engenharia civil. Ken e Constance (Connie) eram amigos da escola e ambos frequentou a Universidade de Manchester, onde Connie recebeu um 1 st Hons. Licenciatura em francês. Para o trabalho de férias Ken conseguiu um emprego com Freyssinet, uma empresa de concreto pré-esforçado francês e para chegar lá ele montou sua bicicleta para o Dover ferry do Norte da Inglaterra para chegar a Paris.
Na qualificação, ele trabalhou por um ano com a Unit Construction Ltd, em Londres, como assistente do Diretor Técnico John Harris, irmão de Alan Harris (mais tarde Sir Alan Harris. Ken estava principalmente envolvido no desenvolvimento de um avançado sistema estatístico de Controle de Qualidade (Com gráficos de controle Shewhart multivariável) e um sistema específico de design de mistura de superfície para concreto pré-esforçado desenvolvendo 67 MPa em 18 horas.John Harris foi contratado pela Humes Ltd. para estabelecer uma facilidade de pré-esforço e sugeriu que Ken Junte- em novembro de 1953.
.
Antes de partir para a Austrália, Ken decidiu fazer uma viagem de moto pela Europa, e como ele foi contratado para Connie, sentiu que deveria pedir-lhe para se juntar a ele, mesmo que ele teria preferido para ir sozinho. Connie por outro lado, realmente não quer ir, mas como ele lhe pedira, sentiu que deveria.
No Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Humes Ltd. em Melbourne Ken estava envolvido no projeto de mistura e controle de qualidade em projetos de concreto protendido pré-moldado e, em Vários outros Estados da Austrália. Foi lá que ele conheceu Vin Wallis, que era para ser um amigo de toda a vida e sparring parceiro, tanto pessoal e tecnicamente.
Uma vez estabelecido em Melbourne, Ken pediu Connie para se juntar a ele. No dia de sua chegada em barco, eles se casaram e tiveram uma breve lua de mel em Frankston. Connie começou a trabalhar como professora de francês na Melbourne Methodist College. Não muito tempo depois que eles compraram um bloco de terra em Croydon, Victoria e começou a construir uma casa sozinhos. Tiveram três filhos Peter em 1959, Helen em 1960 e John que nasceu em 1963 na Inglaterra.
Em 1957, tornou-se engenheiro de P & D e vice-gerente técnico do Projeto de Casa de Concreto semi-governamental, produzindo 5 casas totalmente pré-fabricadas e apartamentos por dia em uma fábrica. A principal tarefa de Ken era desenvolver um processo altamente mecanizado e aumentar a produtividade. Ele também introduziu uma cama de pré-esforço grande e inovadora para unidades de pontes pré-moldadas para outros departamentos governamentais a um custo muito abaixo do preço de mercado atual.
Em 1960 ele assumiu uma posição como professor de Tecnologia de Concreto na Universidade de NSW em Sydney, Ele se matriculou para um PhD, mas não completou. Em seguida, ele teve um breve período em 1962 como gerente técnico da Marley Reliance em Sydney. Marley tinha duas fábricas de mistura pronta e várias fábricas de concreto pré-fabricado, tubos de fiação, blocos de alvenaria e telhas. A empresa tinha uma reputação de má qualidade e Ken deixou devido a ser incapaz de obter apoio de gestão suficiente para corrigir isso.
Então retornou ao Reino Unido no convite de John Harris e gastou 5 anos como um coordenador consultando estrutural, levantando-se ao sócio associado de Harris e de Sutherland. Como designer estrutural, ele estava envolvido em pré-fabricados de baterias in situ, e in-situ não-multas industrializados habitação de concreto, mas seu maior projeto único foi uma importante siderurgia concluída em tempo recorde.
Ele retornou à Austrália no final de 1967 como gerente geral da empresa de pré-fundição de Melbourne High Strength Concrete Pty Ltd. No entanto, a empresa já estava irremediavelmente insolvente. Assim, na sua chegada, formou uma nova empresa, a Applied Research and Development Pty Ltd, da qual era parte proprietária, para realizar testes comerciais de concretos e projectos concretos de I & D, utilizando as instalações desocupadas pela empresa insolvente.
Este empreendimento não foi um sucesso assim no início de 1970 Ken tentou várias novas carreiras, entre eles estavam vendedor de seguros de vida, e uma loja de chocolate em Boronia. Dos contatos do seguro descobriu o lago Glenmaggie, em Gippsland, Victoria oriental onde construiu uma casa do feriado em seis semanas com suas próprias mãos em Coongulla no lado do leste do lago. Isso levou a sua aventura em velejar off-the-beach iates.
Em 1973 um Ken revigorado retornou ao seu primeiro amor de concreto e ele começou sua própria empresa, Concrete Advice Pty Ltd. Inicialmente era uma consultoria geral em qualquer aspecto da tecnologia de concreto, mas logo veio a especializar-se em QC e trabalhou em grandes edifícios da cidade de Melbourne Incluindo Collins Place, World Trade Center, Arts Center, Concert Hall, Rialto e muitos outros.
O negócio cresceu e em 1980, aos 50 anos, ele expandiu o negócio em Cingapura, partindo do zero. De Cingapura ele operou laboratórios de controle em vários projetos importantes em Cingapura, a Malásia também prestou assessoria em Hong Kong, Indonésia e Filipinas. O negócio de Cingapura foi mais tarde comprado pela CEBTP, uma importante organização laboratorial francesa.
Em 1985, devido a uma virada para baixo no negócio na Austrália, a empresa foi deixada inactiva enquanto Ken passou dois anos trabalhando com o Australian Government Airfield Construction Branch e tornou-se um cidadão australiano. Foi principalmente durante este período que o sistema Conad foi finalizado. Originalmente, desenvolvido por Ken como uma planilha Lotus continha muitas das características do atual sistema ConAd de controle de qualidade. Com o advento do computador pessoal, ele primeiro informatizou seus conceitos de controle de qualidade em planilhas do Lotus. Durante seu tempo em Canberra Ken aperfeiçoou suas teorias sobre controle de qualidade de projeto de mistura de concreto eo sistema ConAd nasceu.
A Cusum (análise de soma cumulativa) foi aplicada pela primeira vez ao concreto pela RMC (a empresa, distinta da indústria) na Inglaterra no início da década de 1970, mas os gráficos não foram multigrades nem multivariáveis. Ken estava desenhando cartas de controle de qualidade multivariáveis não-cusum em 1953 e já estava olhando para cusum quando o desenvolvimento mais avançado de RMC chamou sua atenção.
Cusum ainda não é multivariável, mas agora usa um tipo de multigradação. O projeto específico da mistura da superfície tinha sido concebido décadas mais cedo ea base original foi promovida pesadamente em 1954 por Newman e por Teychenne mas não trabalhou corretamente até que Ken modificou a base do cálculo da superfície específica nos 1950s atrasados. Ken será lembrado melhor para está sendo o líder em todo o campo de controle de qualidade estatística para o concreto e no desenvolvimento do sistema ConAd computadorização mix design e controle de qualidade em seu programa ConAd.
Enquanto em Canberra ele começou um rascunho de um livro sobre suas teorias em tecnologia de concreto, depois de ter impresso algumas brochuras breves iniciais. Em 1988, Spon Publishing ofereceu a Ken a possibilidade de imprimir um livro sobre Concrete Technology. Ele alcançou grande satisfação em publicar 4 edições de seu livro, com a assistência de James Aldred.
Na idade de 70, Ken decidiu se aposentar de seu negócio, e ele inicialmente apareceu ele deixaria para sua equipe para executar, mas então um fabricante de planta de lote americano comprou a empresa. Eles venderam sua casa em Croydon e se mudaram para Nunawading.
Na aposentadoria, Ken e Connie estavam ativamente envolvidos em cursos e atividades através da Universidade da Terceira Idade, embora Ken estivesse sempre trabalhando em um projeto, um discurso, uma apresentação técnica ou uma conferência no exterior. Ken e Connie viajaram para o exterior. Ken também era apaixonado por seu jardim, que foi em grande escala durante os anos em Croydon. Renovou a seu interesse na ponte, e nunca perdeu seu amor da dança de salão de baile, tênis de tabela era também uma atividade afiada sobre muitos anos como era seu interesse em carros novos.
Com o novo Mercedes na idade de 70, Ken de repente decidiu que ele precisava para rodar Austrália depois da Conferência da CIA, em Brisbane 2003, mas ele estava em casa em 21 dias. Quando perguntado como ele tinha encontrado o Nullarbor ele respondeu: "Não havia nada para ver, então eu só colocar o meu pé para baixo".
Connie morreu em 2012 e depois disso Ken mudou-se para uma vila de aposentadoria em Nunawading, onde sua saúde gradualmente se deteriorou. De sua condição médica, Ken sofreu a perda de memória avançando nos últimos anos, que fêz a tarefa da sua filha que controla o difícil às vezes. Ken caiu em uma noite de sábado e não foi encontrado até tarde na manhã seguinte por sua filha Helen. Ken foi levado para o Hospital Maroondah, onde morreu quatro dias depois, em 17 de abril de 2016, sem recuperar a consciência.
Ken Day foi membro de muitos grupos profissionais, incluindo:
Membro, Inst Engenheiros Civis, Reino Unido 1956
Membro, Inst Engineers Austrália 1956 Companheiro
, Inst Engenharia Austrália 1978 Companheiro
, Inst Técnicos de Concreto, Reino Unido, 1990
Companheiro, American Concrete Institute 1990
Membro do Comitê Fundador, Concrete Inst of Australia 1970
Membro Fundador, Singapore Concrete Institute 1980
Membro Honorário, Concrete Institute of Australia 2003
0 Comments:
Postar um comentário