Posso colocar mais um ferro que tudo fica resolvido.... medidas como essa podem tornar "bombas" as peças fletidas tais como vigas ou lajes só por causa deste ferrinho a mais.
Quando calculamos peças fletidas existe uma combinação de características entre o concreto e o aço. O aço resiste as solicitações de tração onde se alonga até o permitido pela norma Nbr6118/2014, já o concreto tem um excelente desempenho nas solicitações de compressão onde nestas solicitações o concreto se encurta.
Em vigas e em lajes que são elementos estruturais fletidos, existem os esforços de tração e de compressão, vejamos a figura abaixo:
Então vemos que os elementos estruturais fletidos desenvolvem, simultaneamente, esforços de tração e de compressão conforme visto na figura.
Logo temos aço onde existem as solicitações de tração, na figura acima o aço seria distribuído na região inferior da viga.
Se o concreto for levado a grandes sobrecargas para que se atinja seu limite no que seja capaz de resistir irá haver uma ruptura dita frágil ocorrendo instantaneamente trincas e fissuras que se antecedem de pequenas deformações. Já no aço irá apresentar uma ruptura dita dúctil que significa, antes de atingir o nível máximo de tração que é capaz de resistir, o material sofre uma extensa deformação plástica durante a propagação lenta de trincas.
O engenheiro de estruturas especifica uma quantidade ótima de aço capaz de avisar aos usuários da estrutura que o nível máximo de compressão do concreto está perto de ser alcançado, avisando previamente sobre a possibilidade de colapso do elemento posto que, durante o estágio de deformação plástica do aço, o elemento estrutural desenvolve trincas na região tracionada que funcionam como um alerta sobre a possibilidade de colapso do elemento.
É por este motivo que o excesso de aço em vigas e lajes, ao contrário do que pensa o autoconstrutor, atenta contra a segurança dos usuários da edificação auto construída, por funcionar como uma “bomba-relógio”, podendo romper sem nenhum aviso prévio de que o carregamento máximo que a peça pode resistir foi ultrapassado.
A quantidade de barras de aço, bem como o seu diâmetro e também a sua posição dentro de cada elemento de concreto devem ser definidas por um engenheiro de estruturas, um profissional habilitado para avaliar o consumo de aço dos diferentes elementos de concreto.
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