-Vigas de coberta
-Vigas para apoio de lajes
-Vigas de contraventamento
-Vigas secundárias
-Vigas secundárias
-Vigas terças
-Vigas baldrame
-Vigas baldrame
-Vigas calhas
-Vigas gerber
Estas vigas podem ser produzidas em concreto armado ou em concreto protendido. Para grandes vãos se utiliza o concreto protendido chegando até a 40 m ou mais.
Normalmente existe a necessidade na maioria das construções se utilizar cada vez mais grandes vãos livres e também aumentar cada vez mais as modulações dos pórticos. As vigas protendidas nesses casos veem a realizar este objetivo.
Vale lembrar que sempre é interessante conseguir padronização e repetição de soluções no
sentido de se conseguir uma maior economia na construção tornando o projeto exequível.
As maiores vantagens em soluções pré-moldadas são somente obtidas quando no estágio da concepção do projeto e portanto é regra básica: Modular e Padronizar sempre.
As maiores vantagens em soluções pré-moldadas são somente obtidas quando no estágio da concepção do projeto e portanto é regra básica: Modular e Padronizar sempre.
1- Vigas de Coberta
Vigas Tesouras com duas águas, vigas tipo Shed, vigas tesouras treliçadas, vigas tesouras em arco, vigas planas ....
2- Vigas para apoio de Lajes
Estas vigas que chamaremos de vigas de piso podem ter várias formas, vigas I, vigas retangulares, vigas vaso, vigas T, vigas T invertidas, são as mais comumente utilizadas em obras de pré-fabricados de concreto.
Abaixo a geometria de vigas do Manual Munte de Pré-fabricados:
3- Vigas de contraventamento
Contraventamento é um termo utilizado em construção civil para se referir a um sistema de proteção contra a ação do vento em edificações de grande porte.
Nas construções em concreto, os próprios elementos estruturais, pilares,vigas, lajes e paredes agem como estruturas de contraventamento.
As seções destas vigas são normalmente de seção retangular.
Estas vigas de contraventamento são utilizadas para travar os pilares quando da montagem das vigas de coberta e das vigas terças, evitando no sentido longitudinal carregamentos nos topos dos pilares.
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