Na produção de concreto pré - fabricado e mais exatamente em blocos estruturais, não é suficiente ter a melhor infra-estrutura ou matéria-prima: se você não possui o conhecimento adequado, os resultados podem ser fatais para uma empresa que está apenas começando.
Todos os dias na Colômbia, os pré - fabricados de concreto ganham mais seguidores porque são uma maneira de aumentar a produtividade e reduzir os tempos de execução de um trabalho. No entanto, produzir não é uma tarefa fácil: há uma série de variáveis que, se não consideradas, podem causar falhas em qualquer negócio. Mais tarde, vou me deter sobre essas variáveis.
O bloco de concreto pré-fabricado tem sua ciência
Se não possuímos conhecimento e experiência na produção de blocos de concreto, é inútil ter as melhores máquinas. É verdade que a mecânica da produção é fácil de implementar, mas não os procedimentos de controle que devem ser realizados antes, durante e depois.
A informação disponível sobre o assunto é escassa e a maneira mais comum de produzir ainda é a antiga e ainda está em vigor, mas nada recomendável, o método de "tentativa e erro" , isto é, tentar várias doses até que os resultados desejados sejam obtidos e quando Acreditamos que temos a dosagem correta, depois alteramos a granulometria dos agregados e devemos começar de novo. Espera-se que muitas empresas falhem antes de fazer sua primeira venda.
Uma vez que não é o mesmo produzir em Bogotá como em Caracas, Lima ou Buenos Aires, uma vez que as condições climáticas , agregados, cimento e água são diferentes em cada cidade, antes de comprar maquinaria é importante fazer um estudo de pré-viabilidade que lançam luzes sobre a melhor localização da planta, aspectos técnicos de produção, localização dos melhores agregados, custos de produção, entre outros.
Muitas vezes, os clientes só se interessam pela força e aparência do bloco de concreto ; mas por trás dessas características estão escondidos outros que o fabricante deve controlar, conhecer, analisar, quantificar e sempre acompanhar . Refiro-me a densidade , dimensões, absorção , segregação , uniformidade de cor, homogeneidade da mistura, encolhimento linear por secagem , eflorescência e outros.
Infelizmente, nem sempre temos o equipamento para realizar esses testes em nossas plantas, pelo que devemos recorrer freqüentemente a laboratórios especializados que desenvolvam análises com base nos procedimentos descritos nas respectivas normas técnicas.
Os blocos de concreto são testados sob o padrão colombiano NTC 4024 e NTC 4026 ou seu equivalente internacional ASTM C140 / 99 e ASTM C90 / 96 . Qualquer empresa que mostre interesse na qualidade de seus produtos e na satisfação de seus clientes, não só deve adquirir os respectivos padrões técnicos, mas compreendê-los, interpretá-los e aplicá-los a todos os processos de produção.
Isso pode ser um pouco frustrante, em princípio, pois, de acordo com a norma, você deve esperar pelo menos 28 dias para obter resultados confiáveis; mas não há outro: os ensaios devem ser elaborados aos 7, 14, 21 e 28 dias. Dado que o concreto é um elemento vivo à medida que sua resistência aumenta com cada dia de vida, é aconselhável acompanhar, mesmo depois de completar 4 semanas, ou seja, 56, 112, 168 e 336 dias.
Variáveis no processo de produção
Tomando como referência o processo de produção de uma planta modelo, semelhante à de 95% dos produtores na Colômbia: em pequena escala, com máquinas vibrocompressoras manuais, curadas ao meio ambiente e uma produção de 1600 unidades a cada 8 horas, estas são as variáveis mais importantes que afetam a qualidade final de um bloco de concreto :
1. Agregados
É importante conhecer sua origem e suas propriedades químicas e físicas, pois podem reagir negativamente com o cimento e encurtar sua vida útil. Quanto mais difícil eles tiverem, melhor será o seu comportamento de compressão. Os melhores resultados foram obtidos com materiais de pedra, de preferência esmagados e lavados (de minas) ou rio ( seixos ). Os materiais contaminados com argila , alongados ou achatados, devem ser excluídos . O acabamento e a textura do bloco dependem da sua granulometria . É importante analisar sua densidade , granulometria , força , tenacidade ,absorção e saúde. NTC 174, ASTM C33.
2. Qualidade da água
Se for adequado para o consumo humano, ele pode ser considerado aceitável para o concreto . Se essa qualidade não estiver disponível, será necessário realizar testes químicos de acidez, alcalinidade, dureza, cloro, pH, sedimentos, sólidos dissolvidos , turbidez e partículas em suspensão . NTC 3459, ASTM BS 3148.
3. Cimento
Cada cimento tem qualidades específicas para cada aplicação. O uso que o elemento receberá e o ambiente a que será submetido devem ser considerados. NTC 121, NTC 321, ASTM C150 / 80.
4. O desenho da mistura
Esta é talvez a variável que mais afeta a qualidade do produto final, depende da densidade , absorção e resistência do elemento. Deve ser formulado por pessoal profissional altamente qualificado. Seu sucesso depende da qualidade do produto e do preço no mercado, por isso tem a distinção de tornar a empresa mais competitiva e financeiramente viável . Uma boa dosagem relaciona em peso a quantidade de agregados finos, grosseiros, cimento , água , aditivos e pigmentos. Cada produto deve ter sua própria dosagem.
5. O processo de mistura
A ordem na qual agregados, cimento , água , aditivos e pigmento entra no misturador é importante e tem uma seqüência específica. Cada um merece atenção especial e seu próprio tempo de mistura .
6. Bandejas ou paletes
Devem ser planas e de material resistente à água , sem defeitos de convexidade ou concavidade . De preferência feita em uma peça, em materiais como madeira, metal ou polímeros.
7. Curado
Processo durante o qual o concreto ganha resistência . À temperatura ambiente pode durar até 7 dias em que o bloco recebe até 70% de sua resistência total. A temperatura e a umidade são de especial importância. É inútil monitorar as variáveis anteriores se não atendemos este processo corretamente . Começa aproximadamente 12 horas após a incorporação da água na mistura e seu efeito produz a evaporação da água dentro do bloco, por isso devemos garantir que seja lento e progressivo, mantendo a temperatura ambienteentre 30 e 35 ° C e a umidade relativamais de 90% Os produtos devem ser protegidos do vento e do sol, de preferência em câmaras isoladas. NTC 4026, ASTM C90 / 96.
8. Manipulação
Quanto menos os blocos são manipulados durante a cura e armazenagem, mais nós estaremos protegendo sua qualidade. O mau manejo pode causar microfissuras, chips ou rachaduras com resultados indesejáveis no acabamento ou em um teste de compressão.
9. Aditivos
A adição de aditivos à mistura de concreto é um valor agregado que pode nos ajudar a controlar a eflorescência e otimizar a mistura, reduzindo a quantidade de cimento . Os benefícios são substanciais se nós sabemos como escolher. Normalmente, os superplastificantes aumentam a capacidade de gerenciamento, permitem uma melhor densidade e melhoram o acabamento, o que se traduz em melhor aparência estética e ótimos resultados laboratoriais. NTC 4023, ASTM C157.
10. Pigmentos
Os pigmentos inorgânicos feitos de óxidos de ferro como amarelo, vermelho, preto e marrom são os mais estáveis . Por outro lado, a cor verde e azul corresponde ao uso de óxidos de cromo e cobalto, respectivamente. Sua aplicação depende do uso e do ambiente em que o elemento será . Na produção de pré-fabricados, os pigmentos devem ser usados com grande cuidado para não alterar o tom final do produto que pode variar de acordo com a quantidade e cor do cimento , as quantidades de água e pigmentoe a cor dos agregados. Mas não há dúvida: a cor no concreto está aqui para ficar. NTC 3760, ASTM C192.
11. Relação água / cimento
Um dos indicadores mais importantes em todos os projetos de mix. Os pré-fabricados são produzidos com misturas secas, portanto, esta proporção é muito baixa (entre 0,30 e 0,37). A quantidade de água que é incorporada na mistura deve ser cuidadosamente determinada e considerar a umidade que os agregados têm , por isso é necessário fazer ajustes para umidade no projeto de mistura proposto.
12. Controle de qualidade
A melhor maneira de obter um produto de má qualidade não é exercer nenhum tipo de controle durante seu processo de elaboração. O controle de qualidade deve ser entendida como inerente ao processo de produção que ocorre antes, durante e depois. O treinamento adequado para todos os envolvidos nesta operação garante grande parte do sucesso e poupa muito dinheiro em perdas evitáveis.
Se considerarmos que os custos diretos de fabricação atingem quase 64% do valor de cada bloco e que apenas 23% pertencem aos custos de fabricação indiretos , é importante concentrar nossa atenção no primeiro. Daquele 64%, 56% pertence ao custo da matéria-prima, nesta ordem a primeira a controlar é o cimento , depois os agregados e, finalmente, a água . Portanto, uma das chaves para alcançar um preço competitivo sem afetar a resistência é desenvolver o design de mistura correto.
Todas e cada uma dessas variáveis afetam a qualidade de um bloco em maior ou menor grau; O sucesso é contemplá-los todos no devido tempo; Os detalhes que parecem insignificantes acabarão fazendo a diferença . Para produzir um bom bloco de concreto, você precisa de conhecimento, experiência e um rigoroso controle de qualidade . Quanto mais automatizada for nossa planta, menos variáveis teremos de controlar e menos riscos de cometer erros.
Portanto, é fácil fazer um bloco de concreto ? Minha resposta é: NÃO
Jorge Yances arquitectoCidade: BogotáPaís: Colômbia
0 Comments:
Postar um comentário