Floresceu a partir da década de 1950 até meados da década de 1970, tendo descido do movimento arquitetônico modernista do início do século XX. [1] O termo se origina da palavra francesa para "cru", como Le Corbusier descreveu sua escolha do material béton brut , que significa concreto bruto em francês. Acredita-se que os arquitetos Alison e Peter Smithson cunharam o termo "brutalismo" na década de 1950 e tornou-se mais amplamente usado após o crítico britânico Reyner Banham intitular seu livro The New Brutalism , em 1966 , usando o termo "brutalismo". "para identificar o estilo.
O brutalismo tornou-se popular entre os clientes governamentais e institucionais, com numerosos exemplos em países de língua inglesa (Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália), Europa Ocidental (França, Alemanha, Itália), União Soviética, Bloco Oriental (Eslováquia). , Bulgária), e lugares tão díspares como o Japão, a Índia, o Brasil, as Filipinas e Israel. Os exemplos são tipicamente de caráter massivo (mesmo quando não são grandes), semelhantes a fortalezas , com predominância de construções de concreto aparente ou, no caso dos "brutalistas de tijolos", combinam robustamente tijolos e concreto detalhados . Muitas vezes há uma ênfase em expressar graficamente nas elevações externas e no plano arquitetônico do site inteiro as principais funções e fluxos de pessoas dos edifícios. O brutalismo tornou-se popular para edifícios educacionais (especialmente edifícios universitários), mas era relativamente raro para projetos corporativos, que preferiam o International Style . O brutalismo tornou-se o favorito para muitos projetos governamentais, blocos de torres (residências altas) e centros comerciais .
Em sua robustez e falta de preocupação em parecer confortável ou fácil, o brutalismo pode ser visto como uma reação de uma geração mais jovem à leveza, otimismo e frivolidade de algumas arquiteturas dos anos 1930 e 1940. Em uma avaliação crítica de Banham, o brutalismo foi proposto não como um estilo, mas como a expressão de uma atmosfera entre arquitetos da seriedade moral. O "brutalismo" como termo nem sempre foi usado consistentemente pelos críticos; Arquitetos geralmente evitavam usá-lo completamente.
Construções brutalistas são geralmente formadas com elementos modulares repetidos formando massas representando zonas funcionais específicas, distintamente articuladas e agrupadas em um todo unificado. O concreto é usado por sua honestidade crua e despretensiosa, contrastando dramaticamente com os edifícios altamente refinados e ornamentados construídos no estilo de elite da Beaux-Arts . As superfícies do concreto fundido são feitas para revelar a natureza básica de sua construção, revelando a textura das pranchas de madeira usadas para as formas de fundição in-situ . Materiais de construção brutalistas também incluem tijolo, vidro, aço, pedra bruta e gabiões. Por outro lado, nem todos os edifícios exibindo um exterior de concreto exposto podem ser considerados brutalistas, e podem pertencer a um dos vários estilos arquitetônicos, incluindo Construtivismo , Estilo Internacional , Expressionismo , Pós-modernismo e Desconstrutivismo .
Outro tema comum nos projetos brutalistas é a exposição das funções do edifício - desde sua estrutura e serviços até o uso humano - no exterior do edifício. Na Prefeitura de Boston , projetada em 1962, as porções notavelmente diferentes e projetadas do prédio indicam a natureza especial das salas atrás daquelas paredes, como o gabinete do prefeito ou as câmaras do conselho da cidade. De outra perspectiva, o projeto da Escola Hunstanton incluía a colocação do tanque de água da instalação, normalmente um recurso de serviço oculto, em uma torre proeminente e visível.
O brutalismo como uma filosofia arquitetônica também era freqüentemente associado a uma ideologia socialista utópica , que tendia a ser apoiada por seus criadores, especialmente Alison e Peter Smithson, perto do auge do estilo. Este estilo teve uma posição forte na arquitetura dos países comunistas europeus desde meados da década de 1960 até o final da década de 1980 ( Bulgária , Tchecoslováquia , RDA , URSS , Iugoslávia ). [7] Na Checoslováquia, o brutalismo foi apresentado como uma tentativa de criar um estilo arquitetônico "nacional", mas também "moderno socialista".
Arquitetura brutalista: um conceito feito de concreto
O estilo de construção continua a dividir a opinião, mas precisa ser visto em contexto
A arquitetura brutalista desperta paixão e fúria em igual medida. De todos os estilos de habitação em Londres, nenhum é mais polarizador. Este tipo de arquitetura - caracterizada por formas angulares e materiais ásperos (vidro, tijolo, concreto) - floresceu a partir de meados da década de 1950 a 1970, quando a capital lentamente começou a se reconstruir após a segunda guerra mundial. O concreto era funcional e acessível, o que o tornava ideal para prédios do governo, shopping centers e, principalmente, novos imóveis. Os arquitetos por trás do movimento acreditavam que estavam criando uma nova utopia. E, no entanto, cerca de 50 anos depois, o príncipe Charles aparentemente falou por muitos quando disse em um jantar do Comitê de Planejamento e Comunicação de Londres em 1987: “Você tem que dar tanto para a Luftwaffe.
Quando derrubou nossos prédios, não os substituiu por nada mais ofensivo que cascalho. E, no entanto, o brutalismo tem seus fãs, muitos dos quais diriam que, para entender sua beleza, você deve encará-lo no contexto. Jonathan Foyle, executivo-chefe do World Monuments Fund Britain, diz que o brutalismo, que foi colocado na "lista de observação" de 2012 de sites ameaçados, é uma forma de arquitetura cívica - talvez mais do que qualquer outra. "É condenado pelo seu nome que vem do francês, béton brut , ou concreto bruto, mas usamos a mesma palavra [Brut] para descrever Champagne e isso talvez sintetize a dicotomia no coração deste estilo".
A arquitetura brutalista pode ser encontrada em todo o espectro social, desde as propriedades de imersão marcadas com grafites do East End de Londres até o Teatro Nacional em sua margem sul. “A maioria desses edifícios tem pelo menos 50 anos agora, é claro que eles precisam de manutenção; o concreto não envelhece bem no tempo úmido. Mas muitos prédios vitorianos foram derrubados nas décadas de 1920 e 1930 para dar lugar a novos prédios, em vez de consertar os prédios existentes, e é uma questão semelhante aqui ”, diz Foyle.
“Brutalism deve ser tomado no contexto; depois da guerra, muitas habitações eram necessárias às pressas, mas foram projetadas com a melhor das intenções. É um estilo muito otimista ”. Uma das principais características do bairro habitacional brutalista são as passarelas elevadas ou “ruas no céu”, conectando blocos de apartamentos: em teoria, um lugar onde os vizinhos poderiam se reunir enquanto seus filhos brincavam com segurança longe do tráfego. Na prática, a terra de ninguém mal iluminada, que muitas vezes levava a um sentimento de medo entre os moradores.
Embora o experimento social nem sempre funcionasse, Foyle é cheio de elogios pela forma como os edifícios foram projetados. “Eles são muito musculosos e tudo é talvez maior do que precisa ser, e por essa razão eu sinto que o brutalismo é uma visão moderna da arquitetura gótica. Ambos foram projetados de dentro para fora - o propósito do edifício e o que acontece dentro dele é a parte importante - o lado de fora é meramente o envelope que o envolve.
A arquitetura brutalista desperta paixão e fúria em igual medida. De todos os estilos de habitação em Londres, nenhum é mais polarizador. Este tipo de arquitetura - caracterizada por formas angulares e materiais ásperos (vidro, tijolo, concreto) - floresceu a partir de meados da década de 1950 a 1970, quando a capital lentamente começou a se reconstruir após a segunda guerra mundial. O concreto era funcional e acessível, o que o tornava ideal para prédios do governo, shopping centers e, principalmente, novos imóveis. Os arquitetos por trás do movimento acreditavam que estavam criando uma nova utopia. E, no entanto, cerca de 50 anos depois, o príncipe Charles aparentemente falou por muitos quando disse em um jantar do Comitê de Planejamento e Comunicação de Londres em 1987: “Você tem que dar tanto para a Luftwaffe.
Quando derrubou nossos prédios, não os substituiu por nada mais ofensivo que cascalho. E, no entanto, o brutalismo tem seus fãs, muitos dos quais diriam que, para entender sua beleza, você deve encará-lo no contexto. Jonathan Foyle, executivo-chefe do World Monuments Fund Britain, diz que o brutalismo, que foi colocado na "lista de observação" de 2012 de sites ameaçados, é uma forma de arquitetura cívica - talvez mais do que qualquer outra. "É condenado pelo seu nome que vem do francês, béton brut , ou concreto bruto, mas usamos a mesma palavra [Brut] para descrever Champagne e isso talvez sintetize a dicotomia no coração deste estilo".
A arquitetura brutalista pode ser encontrada em todo o espectro social, desde as propriedades de imersão marcadas com grafites do East End de Londres até o Teatro Nacional em sua margem sul. “A maioria desses edifícios tem pelo menos 50 anos agora, é claro que eles precisam de manutenção; o concreto não envelhece bem no tempo úmido. Mas muitos prédios vitorianos foram derrubados nas décadas de 1920 e 1930 para dar lugar a novos prédios, em vez de consertar os prédios existentes, e é uma questão semelhante aqui ”, diz Foyle.
“Brutalism deve ser tomado no contexto; depois da guerra, muitas habitações eram necessárias às pressas, mas foram projetadas com a melhor das intenções. É um estilo muito otimista ”. Uma das principais características do bairro habitacional brutalista são as passarelas elevadas ou “ruas no céu”, conectando blocos de apartamentos: em teoria, um lugar onde os vizinhos poderiam se reunir enquanto seus filhos brincavam com segurança longe do tráfego. Na prática, a terra de ninguém mal iluminada, que muitas vezes levava a um sentimento de medo entre os moradores.
Embora o experimento social nem sempre funcionasse, Foyle é cheio de elogios pela forma como os edifícios foram projetados. “Eles são muito musculosos e tudo é talvez maior do que precisa ser, e por essa razão eu sinto que o brutalismo é uma visão moderna da arquitetura gótica. Ambos foram projetados de dentro para fora - o propósito do edifício e o que acontece dentro dele é a parte importante - o lado de fora é meramente o envelope que o envolve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome