Rádio-peão estraga clima das empresas; veja como frear as fofocas
- Fofoca na empresa pode mostrar que comunicação interna é falha, dizem especialistas
Um cochicho aqui, outro ali e em pouco tempo uma fofoca toma conta da empresa. É a famosa rádio-peão em ação. O problema é comum em negócios de todos os portes. Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, a circulação de boatos pode desmotivar a equipe, baixar a produtividade, prejudicar a retenção de talentos e até mesmo ultrapassar as paredes da empresa e manchar sua imagem no mercado.
De acordo com o consultor de recursos humanos do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Fabiano Nagamatsu, a rádio-peão é fruto da curiosidade humana. Há duas formas para os boatos nascerem em uma empresa: má fé de um colaborador ou falha na comunicação interna.
A primeira, na maioria das vezes, pode ser resolvida com facilidade. A segunda, no entanto, mostra ao empreendedor que é preciso melhorar a estratégia de comunicação com seus funcionários.
Estabelecer um diálogo claro e objetivo com os colaboradores é um passo importante. Deixar evidente o que se espera deles, para onde a empresa vai e reconhecer acertos é uma forma de fortalecer a comunicação.
Para isso, é preciso ter atenção também à linguagem para que não haja ruídos. Um exemplo é evitar o uso de termos técnicos. A mensagem fica mais clara e compreensível para todos. "As pessoas podem não conhecer tais termos e, na ânsia de entender, interpretam e transmitem o recado de outra maneira", diz.
Rádio-peão tem líder informal
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Segundo o consultor do Sebrae-SP, a rádio-peão normalmente tem um líder informal, alguém que, por ser mais antigo na empresa ou ter mais contato com a diretoria, dispõe de certa credibilidade. Ao identificar essa pessoa, o empreendedor pode utilizá-la a seu favor, fazendo com que ela participe de reuniões sobre melhorias no ambiente de trabalho como um representante da equipe.
DICAS PARA LIDAR COM A RÁDIO-PEÃO NA EMPRESA
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Evitar termos técnicos
A mensagem fica mais clara e compreensivel para todos. Alguns funcionários podem desconhecer tais termos e interpretá-los de forma equivocada.2
Identificar líder informal
Normalmente, é alguém que, por ser mais antigo na empresa ou ter mais contato com a diretoria, dispõe de certa credibilidade.3
Criar mural informativo
É uma maneira de comunicar a todos ao mesmo tempo sobre o que acontece na empresa.4
Fazer reuniões periódicas
O objetivo é abrir espaço para que os funcionários tirem dúvidas sobre boatos que ouviram nos bastidores. Podem ser encontros mensais ou semanais.5
Perguntar indiretamente
Uma pergunta direta feita pelo chefe pode causar constrangimento. Perguntar para um colaborador o que as pessoas andam comentando nos corredores costuma trazer respostas melhores.
"O líder informal pode ser levado para perto da diretoria e incluído em reuniões nas quais possa opinar em nome dos funcionários. A ideia é torná-lo um líder formal", afirma Nagamatsu.
A medida pode fazer com que o líder informal, antes desmotivado, sinta-se valorizado e passe a influenciar o restante da equipe. Por outro lado, não é recomendável tratar de assuntos estratégicos na presença dele, pois há possibilidade de vazamento de informação.
Mural e reuniões periódicas reduzem ruídos na comunicação
Embora para evitar fofocas seja importante ser transparente, negociações em andamento ou mudanças estruturais, por exemplo, não devem ser informadas imediatamente. Para a coordenadora de transição de carreiras da consultoria Right Management, Telma Guido, é preciso que as decisões sejam estudadas e tenham respaldo para que possam ser transmitidas aos colaboradores sem gerar insegurança.
No entanto, se o empreendedor não for rápido e claro ao transmitir informações para seus funcionários, eles começarão a elaborar as próprias teorias nos bastidores.
"Cada situação deve ser analisada pontualmente. Se a empresa muda de fornecedor porque ele aumentou o preço do seu produto, não há problema em informar os funcionários. Mas, se a troca foi motivada por questões pessoais, é melhor manter em sigilo para não virar fofoca", diz.
A especialista recomenda que mensagens mais complexas devem ser transmitidas diretamente à equipe. Já algumas informações de rotina podem ser expostas por outros canais.
Criar um mural informativo, por exemplo, é uma maneira de comunicar a todos sobre o que acontece na empresa. O espaço é melhor aproveitado com informações corriqueiras, como ações ou programas realizados pela empresa.
Outra forma de reduzir ruídos na comunicação interna é realizar reuniões periódicas com os colaboradores para falar sobre a empresa. Podem ser encontros semanais ou mensais. O objetivo é abrir espaço para que os funcionários tirem dúvidas. "O empresário também pode responder na reunião perguntas enviadas anteriormente por e-mail", declara Guido.
Perguntas diretas podem causar constrangimento
Segundo o diretor de operações da consultoria de recursos humanos Human Brasil, Fernando Montero, perguntar indiretamente aos colaboradores sobre o que pensam da empresa, como no caso das dúvidas por e-mail, deixa o funcionário mais à vontade para se expressar.
Montero diz que uma pergunta feita diretamente pelo chefe pode causar constrangimento ou receio de dizer a verdade. Perguntar para um colaborador o que as pessoas andam comentando nos corredores da empresa costuma trazer respostas melhores. "O empreendedor pode questionar também o que andam dizendo sobre setores específicos do negócio."
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