1-IMPLANTAÇÃO
DA FÁBRICA:
Investimentos para a Produção de Pré-Moldados Protendidos
Com os dados a seguir dependem do
objetivo de cada fábrica, da produção de pré-moldados em média ou grande escala
e instalações, os investimentos dependem dos equipamentos a serem escolhidos.
TERRENO:
Recomenda-se
área plana e retangular, que acompanhe a direção da produção. Para seis pistas,
necessitamos uma área de ± 20 x 210m + área para estoque, O ideal é que seja no
mínimo duas vezes a área de produção + área para a Central de Concreto, com
acesso e para manobra de caminhões para a descarga de acordo com o layout.
CENTRAL DE CONCRETO:
Para
acompanhar o ritmo de produção da Moldadora
ou da Extruder, recomenda-se uma central de concreto automatizada, com
dosadora para três ou mais agregados, silo de cimento, sistema de controle de
umidade e misturador com capacidade mínima de 1500 litros de concreto
misturado, a cada 3 minutos, para suprir o consumo da Moldadora ou Extruder.
A
central de Concreto WCH possui
diferenciais que garantem agilidade, praticidade, alto desempenho e qualidade
em todo o processo produtivo com máxima eficiência. Além de modelos de linha
disponíveis, atendemos às necessidades específicas de nossos clientes,
desenvolvendo projetos sob medida para cada indústria em versões adequadas às
particularidades e objetivos de produção.
INSTALAÇÕES NECESSÁRIAS:
Para
produção com a Moldadora ou Extruder
WCH, necessitamos de:
PISTAS DE PRODUÇÃO:
Recomenda-se
comprimentos entre 120 a 180 metros, com inclinação para o escoamento de água,
em número que permita a produção desejada para atender a demanda de venda, em
função do tempo de cura para o corte (16 a 48 horas para cura natural e 8 a 10
horas para cura térmica). As pistas podem ser metálicas, ou de concreto com
revestimento metálico, pois, a produção de lajes/painéis alveolares, pré-lajes,
exigem um melhor acabamento na parte inferior.
LINHA DE ABASTECIMENTO:
A
pista de abastecimento de concreto, (ou pista sobressalente), serve para
transporte de concreto da central à máquina, através do carro transportador de
caçambas, evitando o deslocamento do pórtico/ponte rolante, que permanece no
ponto de consumo junto à Moldadora/Extruder.
Também pode-se optar
pelo transporte aéreo (Fly) para o abastecimento da Moldadora com concreto.
LINHA ESCOAMENTO:
A
linha de escoamento (ou pista sobressalente), serve para transporte e retirada
das vigotas. O transporte pode ser através de plataforma transportadora ou
“vagonetes”, liberando o pórtico/ponte rolante para outros trabalhos.
PISTAS PARA PRODUÇÃO
Existem
três tipos de pistas para a produção de lajes alveolares com a Moldadora ou a Extruder WCH:
A-Pista
Monolítica:
A
pista de concreto monolítica é composta de blocos de fundação para as
cabeceiras, laje de compressão, que juntas suportam a carga de compressão e
momento da protensão e revestimento de chapa metálica para o acabamento da face
inferior da laje.
B-Pista
Metálica Sobreposta:
Fornecemos
os módulos metálicos, com ou sem tubulação para cura térmica, trilhos para
máquinas e perfis biso-te para acabamento do canto inferior das lajes. Requer
blocos de fundação para as cabeceiras, laje de compressão, que juntas suportam
a carga de compressão e momento da Protensão, tal qual a pista monolítica.
C-Pista Metálica Autoportante:
Fornecemos
os módulos metálicos, com ou sem tubulação para cura térmica, trilhos para
máquinas e perfis bisotê para acabamento do canto inferior das lajes. Requer
mínima fundação para os módulos das cabeceiras, com montagem simplificada sobre
piso industrial para fábricas fixas. E para fábricas itinerantes montadas sobre
blocos tipo sapatas e cascalhos entre pistas, ou com pisos pré-fabricados,
permitindo ambos o reaproveitamento.
Vale
ressaltar que as pistas se definem por dois esforços: o primeiro por sua força
de compressão de Protensão e o segundo pelo Momento de Protensão resistente.
2-LAYOUT
DE FÁBRICA
Observe
a imagem abaixo o layout de produção de lajes alveolares:
PÓRTICOS E PONTES ROLANTES:
Geralmente
utiliza-se como equipamento de transporte uma ou duas Pontes Rolantes ou
Pórticos, com capacidade suficiente para transportar as peças produzidas pela
Moldadora/Extruder. Recomenda-se duas Pontes ou Pórticos com capacidade mínima
para 7,5 toneladas para sacar laje da pista, abastecimento de concreto direto
na máquina.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE
LAJES ALVEOLARES
O
processo de produção de Lajes Alveolares executado com Moldadoras WCH ou por
Extruder WCH, moldam a laje continuamente na pista de produção, que após a cura
serão cortadas nas medidas desejadas para estoque ou conforme pedido do
cliente, sem perdas. A quantidade de Lajes Alveolares a ser produzidas é
definida conforme quantidade de pistas à disposição ou sistema de cura térmica.
PREPARAÇÃO DAS PISTAS:
CARRO DE SERVIÇOS:
Para
um novo ciclo de produção, a pista deverá ser limpa de todos os resíduos, o
Carro de Serviços varre, aspira, unta com desmoldante e distribui os fios.
CARRO TRANSPORTADOR DE
CONTAINER DESBOBINADOR:
Permite
o alojamento de diversos contêineres desbobinadores, o deslocamento de uma
pista para a outra, facilitando o trabalho da distribuição das cordoalhas nas
pistas de produção.
CONTAINER DESBOBINADOR:
Para
acondicionar um rolo de cordoalha, com saída pelo centro para evitar que a
cordoalha enrosque, à medida que é desenrolada, evitando assim acidentes com os
operadores.
DISTRBUIÇÃO DE FIOS:
Para
a distribuição dos aços (fios ou cordoalhas) de protensão nas pistas de
produção, temos duas opções:
-Com
o Carro Distribuidor De Fios que executa o trabalho de distribuição dos aços.
-Com o Carro De Serviços para
distribuição dos aços e outros serviços (mostrado no primeiro item).
Se lembre que você pode tirar as suas dúvidas diretamente na WCH com Wagner: wagner.soares@wch.com.br ou mesmo nos comentários ou até mesmo diretamente comigo com Ruy Guerra: clubedoconcreto@gmail.com
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1 Comments:
Este assunto de conceitos sobre Pré-moldados e como se desenvolvem a industrialização das peças pré-moldadas são de extrema relevância para vida profissional. Moises Alex Moises, Mozza Incorporações e Imoveis Ltda. Santa Catarina, Joinville.
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