Nigerianos usam estrutura à base de garrafa pet que é 20 vezes mais resistente que tijolos nas suas casas
Vida na África tem muitos desafios: da doença à pobreza e guerra. O continente também tem uma reputação de dificuldades extremas que são solucionáveis, mas a falta de recursos, muitas vezes impede que os problemas sejam resolvidos. E é aí que a desenvoltura entra em jogo: “se você não tem o que você precisa fazer com o que você já tem”. Um excesso de garrafas de plástico vazias é algo que afeta não somente a África, mas todo o planeta.
Em uma pequena aldeia na Nigéria, a solução tem sido aplicada não só para servir de abrigo em um país indigente, mas encontrar um uso para o lixo. Colocar areia em garrafas de plástico é uma técnica que começou há nove anos, na Índia, América do Sul e Central. Chamada de tecnologia “tijolo-garrafa”, a areia que fica compactada no interior das garrafas é quase 20 vezes mais forte do que tijolos. A melhor parte é que, em uma região que não tem muito dinheiro para gastar em materiais de construção, as casas estão orçadas em 1/3 de uma casa feita de concreto e tijolos.
Somando-se o apelo da tecnologia simples, as casas são ideais para o clima quente da Nigéria, porque os tijolos de garrafas amenizam a casa do calor intenso. Além disso, em um lugar conhecido pela violência, as casas são totalmente à prova de bala. As garrafas são na sua maioria provenientes de hotéis, restaurantes, residências e embaixadas estrangeiras. As casas circulares também nos proporcionam um espetáculo visual e uma grande lição para os que acham que ficar parado e reclamar é a única maneira de levar a vida.
0 Comments:
Postar um comentário