O que significa CA na denominação CA50? O termo CA é uma abreviatura de Concreto Armado.
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A
dureza Shore (Durômetro) é uma medida da resistência que um material tem à
indentação.
Nomeada em
homenagem ao seu inventor, Albert Ferdinand Shore , a dureza
Shore oferece diferentes escalas para medir a solidez de diferentes
materiais. (Shore nasceu em 1876 e viveu até 1936, criando a escala
'Shore' na década de 1920.)
Existem diferentes escalas de
dureza Shore para medir a dureza de diferentes materiais, como borrachas
macias, plásticos rígidos e géis supermacios. Estas escalas de dureza
foram criadas para que todos possam discutir estes materiais e ter um ponto de
referência comum para eles.
A dureza Shore, usando a escala
Shore A ou Shore D, é o método preferido para borrachas e elastômeros
termoplásticos – e também é comumente usada para plásticos “mais macios”, como
poliolefinas, fluoropolímeros e vinílicos.
A escala Shore A é usada para
borrachas “mais macias”, enquanto a escala Shore D é comumente usada para
borrachas “mais duras”. Existem outras escalas de dureza Shore, como Shore
OO, O, B, C e H, mas são raras na indústria de plásticos e borracha. Por exemplo: 30 Shore A é muito mais macio que 80 Shore A. Quando
um material atinge Shore 95 A, ele se assemelhará a um plástico sobre um
material flexível em relação à sensação. Neste caso, as escalas Shore A e
Shore D irão sobrepor-se brevemente. Este último refere-se a materiais
rígidos, enquanto a escala A refere-se a borrachas dobráveis.
A dureza Shore é medida com um
dispositivo conhecido como Durômetro, daí o termo 'dureza Durômetro'. O
valor da dureza é determinado pela penetração do pé penetrador Durometer na
amostra que está sendo testada.
A resiliência das borrachas e
dos plásticos significa que a leitura da indentação pode mudar ao longo do
tempo, por isso o tempo de indentação é por vezes indicado juntamente com o
número de dureza.
Os resultados obtidos a partir
de um teste de dureza Shore Durometer são uma medida útil da resistência
relativa à indentação de vários graus de polímeros. No entanto, o teste
não serve bem para prever outras propriedades, tais como resistência ou resistência
a arranhões, abrasão ou desgaste e, portanto, não deve ser considerado apenas
para especificações de projeto de produto.
Existem
outros métodos para medir a dureza da borracha?
Embora estejamos nos
especializando aqui na escala Shore, vale a pena mencionar também o outro
método principal chamado IRHD – o Grau Internacional de Dureza da Borracha.
Existem vários tipos de
instrumentos para ambos, mas as escalas Shore A e IRHD Micro/Dead Load são as
mais comumente usadas para borracha. As normas internacionais descrevem
ambos os métodos, sendo estes a ISO 48:1994, Teste Físico de Borracha, Métodos
para a Determinação da Dureza e ASTM 1415-88 (1994), Método de Teste para
Propriedade da Borracha – Dureza Internacional.
Uma comparação dos dois métodos
pode se tornar muito longa e detalhada, mas para os interessados, dê uma olhada
neste documento de apresentação 'Compreendendo os métodos IRHD
e Shore usados em testes de dureza de borracha' .
25 - 35 Costa A | Elásticos |
50 Costa A | Selos de borracha |
55 Costa A | Vedações de portas e borrachas de lápis |
60 Costa A | Escovas limpa pára-brisas |
65 Costa A | Pneus de carro |
70 - 80 Costa A | Sola e salto de sapato, cintos de couro |
75 - 80 Costa A | Rodas macias de patins e skates |
75 Costa A | Almofadas de manuseio abrasivo |
70 - 90 Costa A | O-rings hidráulicos |
80 Costa A | Cinto de couro |
85 Costa A | Arruelas de torneira |
90 Costa A | Cabo telefônico |
95 Costa A | Pneus sólidos para empilhadeiras |
98 Costa A | Rodas duras de patins e skates |
100 Costa A | Borracha de ebonite |
50 Costa D | Pneus sólidos para caminhões |
75 Costa D | Capacete (normalmente HDPE) |
80 Costa D | Plástico de uretano fundido |
60 Costa D | Bolas de golf |
80 Costa D | Invólucro da torre de computador |
"Concreto tixotrópico é uma forma avançada de concreto que possui propriedades auto-estruturantes, o que significa que sua consistência pode ser ajustada para adaptar-se a diferentes tipos de aplicações e condições. Isso é conseguido através da adição de agentes tixotrópicos, como bentonita, à mistura de concreto.
Esse tipo de concreto é ideal para aplicações em ambientes com difíceis condições de trabalho, como em áreas de difícil acesso ou em projetos de engenharia complexos. Ele também é utilizado em projetos de construção submarina, pois mantém sua consistência mesmo quando exposto à água.
Além disso, o concreto tixotrópico também é resistente a choques térmicos e é capaz de preencher espaços irregulares sem vazamentos. Devido à sua capacidade de se adaptar às condições do ambiente, ele é considerado uma opção mais flexível e eficiente do que o concreto convencional.
Em resumo, o concreto tixotrópico é uma opção avançada e versátil para projetos de construção que exigem adaptabilidade e resistência em condições desafiadoras."
1.- “O seguro cobre tudo, menos o que aconteceu."(Lei de Nonti Pagam).Quando algo começa a dar errado, é comum ouvirmos: “Isso é lei de Murphy!” As livrarias estão cheias de livros que falam dessas leis para cada área da vida.Leis de Murphy na empresa, no colégio, no futebol… Há um monte delas.De modo geral, as leis de Murphy são a certeza do fracasso.
Tudo começou com uma brincadeira feita por Edward Murphy, um engenheiro da Força Aérea Americana. Após a falha de um experimento em 1949, ele havia dito que “se uma coisa pode dar errado, certamente dará, pois o pão do pobre só cai com a manteiga para baixo”.Todos riram com a piadinha, e o major John Stapp resolveu citar esse episódio numa palestra que deu depois do ocorrido. Dentro de poucos meses, a “lei de Murphy” já havia se espalhado por todos os setores aeroespaciais e chegou a fazer parte do dicionário Webster em 1958. Hoje ela é famosa no mundo inteiro.Tragicamente ou tipicamente, o próprio Edward Murphy não lucrou nem um centavo com a febre de publicações baseadas na sua lei. Seria isso a “lei de Murphy” aplicada a Murphy?
Tenho visto em diversas fabricas e obras, a utilização de carros de mão, conforme figura abaixo, para medir o volume de agregados na confe...