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Marcador Faça o CERTO

Estou iniciando um novo marcador "Faça o Certo" onde tentarei explicar como se fazer projetos corretamente dentro das Normas Brasileiras da ABNT ou com critérios se não houver normas para o que se está projetando. Se alguém se dispuser a me ajudar e me enviar artigos com o assunto, eu prontamente os publicarei com o mérito.

Estou colocando neste marcador alguns itens que já foram publicados que estão sendo revisados.

Não acredito que sabendo o que  É CERTO se faça o que NÃO É CERTO. Mas em diversos casos tenho observado que o fator financeiro está sendo colocado em primeiro lugar e depois, muito depois os fatores técnicos.

Tenho visto muitos pré-fabricados em obras que não atendem a qualquer tipo de norma. veja alguns destes itens:

Pilares com seções reduzidas, 
lajes treliçadas sem aço adicional em qualquer vão, 
cálices com espessuras de parede fora do mínimo,
sapatas com placas sub-dimensionadas, 
concreto sendo produzidos com a brita errada, 
marquises com posicionamento de aço em posições erradas, 
vigas que não cabem as armaduras de projeto, 
concreto pré-misturado produzidos com água adicionada pelo motorista, 
fábricas de pré-fabricados sem saber o que é um CP (corpo de prova), 
peças pré-fabricadas sem espaçadores, 
bem se for dizer o que vejo a lista não terá fim.

Não tenho a intenção, de forma alguma, a vir a me engrandecer com este feito, só quero que a Engenharia com seus princípios técnicos sejam colocados numa posição acima do fator financeiro, com lógica. 

Faça sempre o CERTO sem subterfúgios, e procure reduzir os custos com Layout e nas operações produtivas desnecessárias que não agreguem valor ao produto.      
  
Não é um desabafo mas, se cada um procurar fazer o CERTO e mostrar o que está ERRADO não ofendendo a Pessoas ou a Empresas iremos para a estrada da TRANQUILIDADE e poderemos dormir em paz.

Fuja da NECESSIDADE  (ouvi isto no Domingo numa Igreja em Moreno-PE) procure a forma correta de agir e fazer e VIVA e não SOBREVIVA.


Eng. Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Vale aqui mostrar  famosa lei de Gérson:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_G%C3%A9rson

Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa ou empresa deve obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais (princípio seguido por uma parcela de agências e publicitários, que recebem pagamento por anúncios ou premiações pelo trabalho realizado mas não querem se responsabilizar caso o efeito da divulgação cause transtornos ou danos, eximindo-se de culpa e a transferindo para o anunciante ou para o público, como ocorreu nesse caso com a agência responsável, o que não acontece no caso de premiações, caracterizando como dissimulados praticantes da Lei da Vantagem). A "Lei de Gérson" acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter midiático nacional que passa a ser interpretado como caráter da população, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens.

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Cobrimento Certo - Prof. Watanabe

Publicação do Professor WATANABE 

Cobrimento é a camada de proteção da armadura, é a camada de concreto que fica no meio da armadura e a face externa do componente estrutural. É o cobrimento que impede a penetração da água ou da umidade do meio externo para dentro da laje, viga ou pilar evitando, assim, a oxidação da armadura.


Em uma estrutura de concreto armado, quem resiste aos esforços de tração não é o concreto mas sim a armadura. Quanto maior o esforço de tração mais ferro é colocado na estrutura. Mas o ferro enferruja com facilidade na presença de umidade. Então a armadura precisa ser protegida contra a penetração da umidade.

Veja o que pode acontecer com um cobrimento deficiente:

Em um pilar, a deficiência no cobrimento da armadura permitiu a fácil penetração de água da chuva.

A umidade permitiu a oxidação da armadura longitudinal que, expandindo, causou o destacamento do cobrimento.

O mesmo problema ocorreu nas vigas causando a oxidação foi total nos estribos.


Tabela de cobrimento mínimo conforme a norma NBR-6118:

Classe de agressividade ambientalAgressividadeClassificação geral do tipo de ambiente para efeito de projetoRisco de deterioração da estruturaCOBRIMENTO [mm]
Laje 4)VigaPilar
IFracaRuralInsignificante202525
Submersa
IIModeradaUrbana 1), 2)Pequeno253030
IIIForteMarinha 1)Grande354040
Industrial 1), 2)
IV 5)Muito ForteIndustrial 1), 3)Elevado455050
Respingos de maré


NOTAS:

1) Pode-se admitir um microclima com uma classe de agressividade mais branda (um nível acima) para ambientes internos secos (salas, dormitórios, banheiros, cozinhas e áreas de serviço de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura).

2) Pode-se admitir uma classe de agressividade mais branda (um nível acima) em: obras em regiões de clima seco, com umidade relativa do ar menor ou igual a 65%, partes da estrutura protegidas de chuva em ambientes predominantemente secos, ou regiões onde chove raramente.

3) Ambientes quimicamente agressivos, tanques industriais, galvanoplastia, branqueamento em indústrias de celulose e papel, armazéns de fertilizantes, indústrias químicas.

4) Para a face superior de lajes e vigas que serão revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos finais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento tais como pisos de elevado desempenho, pisos cerâmicos, pisos asfálticos e outros tantos, as exigências desta tabela podem ser substituídas por 7.4.7.5, respeitado um cobrimento nominal ≥ 15 mm.

5) Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal ≥ 45 mm.



NOTA IMPORTANTE: A execução de toda e qualquer obra de concreto, por envolver questões de segurança e de responsabilidade civil, deve ser acompanhada por um técnico resposável com registro na Prefeitura Municipal. As dicas acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas e distribuídas.


CURIOSIDADES: Veja 

1 - Como era: Antes da NBR-6118, a norma que regulava a questão do cobrimento era a NB-1:

PEÇACOBRIMENTO [cm]
Em lajes e paredes no interior de edifícios1
Em lajes e paredes ao ar livre1,5
Em vigas, pilares e arcos no interior de edifícios1,5
Em vigas, pilares  e arcos ao ar livre2
Em peças em contato com o solo2


Todas as barras da armadura, principal ou não, devem ter cobrimento de concreto nunca menor que:

PEÇA COBRIMENTO [cm]
Em lajes e paredes no interior de edifícios 1
Em lajes e paredes ao ar livre 1,5
Em vigas, pilares e arcos no interior de edifícios 1,5
Em vigas, pilares e arcos ao ar livre 2
Em peças em contato com o solo 2


Neste último caso exige-se, junto à armadura calculada para resistir a esforços de tração, se o solo não fôr rochoso, a intrerposição de uma camada de concreto simples, não computada no cálculo, com espessura mínima de 5 cm.

Em lajes no interior de edifícios, se premite que 0,5 cm do cobrimento exigido seja feito com embôço.

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Impacto Protensão




Vá em seu site e veja seu conteúdo:

SOFTWARE - CÁLCULO DE L AJES PROTENDIDAS - Versão 2 09/11/2012 Baixar

MANUAL DO SOFTWARE - CÁLCULO DE LAJES PROTENDIDAS30/11/2012 Baixar

SOFTWARE - CÁLCULO DE LAJES TRELIÇADAS PROTENDIDAS UNIDIRECIONAIS09/11/2012 Baixar 

SOFTWARE - CÁLCULO DE LAJES DE CONCRETO UTILIZANDO ECONOMIZADOR COMPACTO09/11/2012 Baixar 

MANUAL DO SOFTWARE - CÁLCULO DE LAJES DE CONCRETO UTILIZANDO ECONOMIZADOR COMPACTO09/11/2012 Baixar

DICAS - PRODUTO CAIXAS PLÁSTICAS18/12/2012 Baixar



















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RELÓGIO DE MESA





ivanka concreto
A mistura perfeita de design retro e sob o pretexto de este relógio de mesa feitas com exclusividade por concreto poroso.
Material - fibra de alto desempenho reforçado de concreto 
Tamanhos: 13 centímetros de diâmetro - profundidade: 9 cm 
Peso: 0,76 kg

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Concreto pronto

Prestação de Acesso

A rota (s) a partir da entrada do local até o ponto (s) de descarga precisa ser planejada com antecedência. A plena carga betoneira seis rodas pesa 26 toneladas e oito rodas pesam 32 toneladas, por isso as estradas de acesso deve ser forte o suficiente para suportar a carga, mesmo em condições molhadas. Em muitos casos, caminhões-betoneiras têm de reverter para a posição de descarga, pode ser necessário um espaço de viragem adequado em terra firme perto do ponto de descarga; num círculo de cerca de 18m é necessário para um caminhão típico. Para evitar a contaminação do local, uma área deve ser designado para mangueira para baixo calhas e limpeza de rodas.

Entrega

Antes de descarregar qualquer lote de concreto o bilhete de entrega deve ser verificado para confirmar se o concreto é da classe correta e está de acordo com o que foi solicitado. Esta verificação é o melhor feito por representante autorizado e indicado do contratante, que também é responsável pela ordenação. Se todos os dados estão corretos o motorista deve ser instruído para remixar a carga para assegurar a uniformidade - por pelo menos três minutos, quando o concreto foi-misturado planta, ou, pelo menos, 4 - 5 minutos (40-60 revoluções bateria) quando qualquer água é adicionada no local.
Trânsito Mixer
Trânsito Mixer

Concreto misturado em um depósito, em um misturador central ou em uma betoneira, deve chegar no local com a consistência ordenada, e sem água extra deve precisam ser adicionados.Alguns fornecedores que utilizam centrais de concreto seco adicionar uma quantidade de água quando o caminhão chega no local. Portanto, é responsabilidade do motorista para adicionar apenas a quantidade de água conforme as instruções, para atingir a consistência especificada como mostra o bilhete de entrega.

Quando o site pede água adicional para tornar o concreto mais funcional, este terá de ser assinado para a cópia do motorista do bilhete de entrega e, em tal caso, o fornecedor não pode ser responsabilizada pelo concreto não cumprir o especificado força. A queda de concreto entregue em um caminhão pode ser medida usando uma amostra obtida a partir do local de descarga inicial, mas note que tal amostra não é representativa para a tomada de cubo. Depois de permitir que uma descarga de cerca de 0,3 m3, seis scoopsful padrão devem ser coletadas a partir do fluxo de movimento para fornecer uma amostra de cerca de 20 kg, o scoopsful sendo tomadas o mais rápido possível e de preferência a partir da próxima 0,2 cum da descarga. A descarga deve ser então parado, a queda medido e, se estiver dentro da classe consistência especificada, a parte restante da carga pode, em seguida, ser descarregados.

Se o concreto não está em conformidade com os requisitos, seja por queda, detalhes do bilhete ou inspeção visual, deve ser recusado, e pode ser devolvido ao depósito. As razões para o retorno deve ser escrito no bilhete de entrega e o número de caminhões e tempo de rejeição ser gravado. No entanto, sob certas circunstâncias, pode ser permitido que a água a ser adicionado a uma carga de concreto pronto rígida, a fim de alcançar a consistência de classe de destino especificado. Isto está de acordo com BS 5328 e BS 8500 e aplica-se quando:
  • A depressão é menos do que o limite inferior da classe consistência
  • A quantidade de água adicionada é controlada por ser medido com precisão e registada
  • A rigidez não é devido a um atraso excessivo uma vez que o processamento em lotes.
Descarga

O caminhão-mixer pode descarregar a uma taxa de cerca de 0,5 por cum minute.While pode não ser sempre possível para lidar com o concreto tão rápido como este, devido a limitações de colocação e as taxas de compactação, é a vantagem do local ea fornecedor para o concreto a ser descarregados o mais rápido possível - os atrasos superiores a 30 minutos da chegada no local até a conclusão da descarga pode ser cobrado.

Para a construção em ou abaixo do nível do solo, a maneira mais rápida e eficiente para descarregar concreto é diretamente do caminhão. A máxima altura de descarga para a rampa é de cerca de 1,5 m acima do solo e, com extensões, chutes podem cobrir um raio de cerca de 3 m na parte de trás do caminhão. Se descarregam em trincheiras ou poços, é essencial que os lados de escavação são adequadamente escorada para impedir o colapso do peso do veículo. Se o concreto deve ser colocada por um guindaste e saltos, muito tempo pode ser salvo através de dois saltos; a um vazio pode ser preenchido, enquanto a outra está em uso.

Amostras de concreto para os testes de resistência à compressão deve ser representativa de toda a carga, com incrementos sendo tomadas a partir de diferentes partes da descarga. Cubos deve ser feita a partir de amostras elementares, não a partir de amostras de fuligem.

Referências / Leitura adicional

. 1 O ingrediente essencial - Qualidade. 1992, a British Cement Association, Coroados. Ref. 97,323. 23 pp

. 2 O ingrediente essencial - Produção e transporte . 1993, a British Cement Association, Coroados. Ref.97,326. 20 pp
3. Dewar, JD e Anderson, R. Manual of concreto pronto. (2 ª edição). 1992, Londres, Blackie. 245 pp

http://www.engineersdaily.com/2014/03/ready-mixed-concrete.html
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Canivete suíço _ Android (18)

Baixe aqui:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.digital_and_dreams.android.swiss_army_knife




Descrição
Este aplicativo contém um conjunto de pequenas ferramentas: lanterna, régua, contador [timer], cronômetro, bússola, nível de bolha, calculadora, lupa (Android 2.2+ necessário) e espelho (Android 2.3+ e câmera frontal necessários).
Cada ferramenta faz o que é proposto. Não há espaço para efeitos especiais como bússola 3D, reconhecimento de fala, lanterna psicodélica... O objetivo é ter um leve, rápido e fácil de usar, conjunto de ferramentas; uma mãozinha para seu dia a dia.
Este aplicativo é a metade do tamanho de uma ferramenta autônoma comum como uma bússola, lanterna ou lupa. Desta forma, você vai economizar muito espaço em disco. Vai economizar o tráfego de rede também, não só para o primeiro download, mas para cada atualização também.
Ele não requer acesso à rede, permissão para escrever na memória flash ou para ler seus contatos.
Sugestões, como novos recursos para implementar, novas ferramentas, etc, são bem-vindos. Se você quiser contribuir com uma tradução, por favor deixe-nos saber enviando-nos um e-mail ;)
Se encontrar um bug, por favor nos contate através do "Relatório de bug" no menu principal.
Nota: se você escrever um comentário no Android Market sem nos enviar um e-mail dificilta a correção do erro, pois geralmente precisamos de algumas informações (como tipo de smartphone e versão, forma de replicar o problema, etc).
Nota:
- Dependendo dos recursos de hardware do seu smartphone, algumas ferramentas pode não estar disponíveis
- A permissão para usar a câmera é exigida para ligar o flash LED. Alguns smartphones (por exemplo, o Google Nexus S) não acendem o flash LED se a câmera não estiver sendo executada. Se você verificar os aplicativos mais populares com lanterna, descobrirá que todos eles requerem essa permissão.
Canivete suíço não tira fotos, não guarda informação multimídia no cartão flash e não envia nada para a internet: não requer a permissão de rede em tudo.
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Telêmetro - Smart Measure - Android (17

Cover art

Baixe aqui:
https://play.google.com/store/apps/details?id=kr.sira.measure






Descrição
Smart Measure é o 2º da coleção do Smart Tools (distância, altura).
Este telémetro mede a Distância, Altura, Largura e Área de um alvo com o seu telemóvel por trigonometria.
O seu uso é simples: apenas levante-se e clique no disparador. O importante é alinha a câmera com o CHÃO, NÃO com o objeto. (ex. Para medir a distância a uma pessoa, aponte para os seus sapatos.)
Se ele é impreciso, por favor leia as instruções contidas neste aplicativo ou ver o diagrama de lista no blog. Os sensores em seu telefone pode ser alterado por versão do sistema operacional, firmware e estado da bateria.
Pode calibrá-los com o menu de calibração e configurações para si mesmo.
* Agora, três ferramentas para a distância foram concluídas.
1) Smart Ruler (curto, através do toque) : 1-50cm
2) Smart Measure (médio, trigonometria) : 1-50m
3) Smart Distance (longo, perspectivas) : 10m-1km

* Recursos adicionais da versão Pro
- Sem anúncios
- Largura e área pode ser medida
- Habilitar modo retrato
- Zoom da câmera
- Horizonte virtual
* Quer mais ferramentas?
Descarregue o [Smart Measure Pro] e o pacote [Smart Tools].
Para mais informação veja o manual, o vídeo do Youtube e o blog. Obrigado.


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Misturador turbo com eixo vertical


Misturador Turbo eixo Liebherr verticais
Os  misturadores turbo eixo vertical  são máquinas que permitem a produção de concreto, sendo um típico plantas betoneira.

A cuba consiste de palhetas suspensos elasticamente fixas e para dentro de um rotor que gira com braços e terminados, de modo que há uma velocidade periférica constante, da ordem de 3 a 4 m / s.

A velocidade de agitação pode ser ajustada infinitamente, sendo capaz de mudar o sentido de rotação. Durante o processo de carregamento, o agitador não está agindo.As capacidades destes misturadores são entre 250 e 4500 litros.
Os principais elementos são:
  • Um aço cilíndrico blindado Cuba, cujas paredes e inferior são revestidas com anti desgate laminados de aço, aparafusado para fácil substituição.
  • Um rotor central que traz uma série de braços articulados de forma resiliente para absorver os esforços de startups carregados ou quando se trabalha com grandes agregados. Estes braços levantam nas suas extremidades palhetas ou pás que descrevem círculos de diâmetros escalonados de modo que os golpes que cobre toda a superfície do anel. A altura das lâminas está ajustado a partir do interior do rotor, para o ajuste de altura uma vez que estes desgasta Vallan assegurar uma evacuação completa da mistura.
  • Um motor elétrico com um eixo horizontal e colocado sob ataque para Cuba cardan um eixo de saída vertical, sem fim redutor que leva um pinhão. Uma engrenagem em anel fixada sobre o eixo do rotor principal.
  • Um portão de sector accionado por um moto-redutor de fundo através do qual o esvaziamento, o que pode ser produzida total ou parcialmente.
  • Um circuito de abastecimento de água.

Concreto-turbo






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